COMO ME ENCONTRAR
- "Atendo em meu consultório na especialidade de Acupuntura e LASERterapia (tratamento com LASER, usado para crianças e adultos). As consultas são realizadas com hora marcada e todo o material é de uso único e descartável"
- Av. dos Bancários, n. 76 conj.32 - Ponta da Praia - Santos - SP
- O atendimento é sempre diferenciado: as consultas com duração de 1 hora, horários rigorosamente respeitados e a segurança de um profissional experiente, devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Biomedicina em Patologia Clínica e Acupuntura, e também com pós graduação e especialização em Acupuntura.
- Tel.: (13) 3261 6264 - 32612760 - 9714 0735 - e-mail: acupunturatavares@gmail.com
- VOCÊ PODE ME ENCONTRAR TAMBÉM EM: http://www.bancodesaude.com.br/ - Não deixe de acessar, pois o blog tem dicas importantes sobre saúde.
GOSTOU??? ENTÃO DIVULGUE!!!
"A você que tem prestigiado meu consultório, se está satisfeito com o tratamento que fez ou vem fazendo e acredita que encontrou um profissional sério, capaz de atender as necessidades que o(a) trouxeram até mim, DIVULGUE aos seus conhecidos o meu blog.
Será um grande prazer atender àqueles que me procuram, seja através de uma indicação ou dos meios de propaganda convencionais. Um grande abraço e Seja Feliz."
Dr. José Roberto
TRATANDO COM RESPEITO
. FORMAÇÃO PROFISSIONAL: a garantia de você estar se tratando com um profissional graduado na área de saúde, com pós-graduação (especialização) em acupuntura, com pós-graduação (especialização) em fitoterapia, atualizando-se com cursos e estudos sistematicamente.
. PONTUALIDADE: não vejo o atraso com bons olhos. O respeito por aquele que está privilegiando o meu consultório, começa pela pontualidade rigorosa no horário marcado.
. AGULHAS E MATERIAS EM GERAL TOTALMENTE DESCARTÁVEIS: todo o material usado é estéril e de uso único. As agulhas são descartadas e incineradas, uma a uma, na frente do paciente após o uso.
. CONFORTO ADEQUADO: Ambiente apropriado para o tratamento proposto: Aconchegante, sem exageros, música suave, limpeza e asseio dentro dos padrões exigidos pela ANVISA.
Desta forma, convido à todos para que venham nos conhecer e ao nosso trabalho. Atuamos na área de Biomedicina há 25 anos sendo mais de 13 anos em Acupuntura. Venha inteirar-se do grande rol de patologias em que podemos atuar, aumentando o conforto dos nossos pacientes.
Um grande abraço à todos.
Dr. José Roberto Tavares Lima
OBRIGADO PELO CONTATO!
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segunda-feira, 15 de agosto de 2011
EMAGRECER
segunda-feira, 18 de julho de 2011
PERDER PESO NO INVERNO
Sim, é verdade! Mas, podemos aproveitar essa época do ano e perder bastante peso durante esses meses de frio. É até mais simples do que imaginamos e todos podem fazer. O segredo está onde? EM COMER BEM! Comer bem? Mas não é comendo que a gente engorda? Sim, mas comer bem não significa comer gordura e calorias à vontade e sim comer adequadamente alimentos necessários e que no darão mais saúde.
Vamos dar algumas explicações:
No inverno o nosso metabolismo fica mais acelerado quando exposto ao frio. Desta forma, temos avidez por alimentos mais calóricos para aquecer o corpo e se consumirmos tais alimentos, engordaremos.
Porém, existem alimentos e condimentos chamados de termogênicos, que aceleram o nosso metabolismo e são responsáveis por pelo menos 10% do nosso gasto de energia, pois aumentam a temperatura corporal e deixam a digestão mais lenta.
Vamos dar algumas dicas de associações desses elementos no seu dia-a-dia, com algumas receitas básicas.
Em primeiro lugar, quando estiver em casa não coloque excessos de agasalhos. Use apenas roupas que te protejam do frio, sem exagero. E se você ficar com mais frio, movimente seu corpo. Pule corda no lugar, sem precisar da corda. São apenas os movimentos de braços e pernas para pular corda que consumirão energia e te aquecerão. Não precisa fazer até transpirar. Basta sentir o corpo mais quente. Faça isso durante o seu dia. Mesmo no escritório, no trabalho. Ao invés de deitar-se e cobrir-se todas as vezes que estiver com frio, durante o período que está em casa, movimente o corpo. Muitas pessoas ficam em casa, enrolados sob cobertores e casacos, com chocolates quentes e toda sorte de guloseimas calóricas. Desta forma, você só vai engordar.
Em seg

GENGIBRE
Ele tem efeito vasodilatador e, portanto, aumenta a circulação e a temperatura corpórea. Chega aumentar o metabolismo em até 15%. Você pode consumir um pedaço de gengibre de aproximadamente 3 centímetros, até 3 vezes ao dia, das mais variadas formas: misturado aos chás e aos sucos de frutas e vegetais, sempre batido. Em sopas e caldos quentes.
VINAGRE DE MAÇÃ
Tem poder antioxidante e seu efeito ácido funciona como a pimenta. Use-o para temperar saladas ao invés dos tradicionais molhos gordurosos. Procure consumir uma ou duas colheres de sopa deste produto, por dia. Seja temperando saladas ou até 1 colher de sopa dissolvida em um dedo de água, para beber antes da atividade física.
PIMENTA VERMELHA E OUTRAS VARIEDADES
Tem efeito vasodilatador e é um dos mais poderosos termogênicos. Você consegue potencializar os efeitos termogênicos da pimenta, consumindo-a em alimentos mais quentes. Pode usar na forma de molho ou picada na salada. Existem muitas variedades de pimenta: a pimenta do reino deve ser usada moída na hora, para que a piperina não oxide e ela perca a função. A pimenta Cambuci, a pimenta de cheiro e tantas outras, podem ser usadas livremente.
CHÁ VERDE
O efeito termogênico conferido à Camelia sinensis, planta que dá origem aos chás verde, branco e preto, deve-se aos polifenóis, cafeína e catequina encontrados na planta. Este chá, além de aumentar o metabolismo e o gasto energético, aumenta a queima de gordura. Procure tomar uma xícara 15 minutos antes de cada refeição e sempre após as refeições mais pesadas. Use sempre a planta para fazer infusão, ao invés dos produtos industrializados já preparados na forma de pós, devido ao uso de sódio nesses produtos, como conservante.
CANELA
Termogênico com efeito dilatador, é ideal para os dias frios. Consumir pelo menos meia colher de sopa por dia da canela em pó, em chocolates quentes, café, etc. Evite consumir durante a menstruação, pois pode aumentar o fluxo devido ao seu efeito vasodilatador.
LARANJA
Contendo fibras, é um ótimo acelerador do metabolismo e facilitador da digestão, desde que consumida com o bagaço. A casca da laranja tem produtos (principalmente a laranja amarga), conhecidos pelo seu poder queimador de gordura. Portanto, pode ser consumida em bolos, farofas e de acordo com sua criatividade.
Procure respostas no mundo animal! O urso iberna no inverno e, portanto, não engorda!
quinta-feira, 14 de julho de 2011
ATENÇÃO ACUPUNTURISTAS
Tema: Aplicação dos 5 elementos nos distúrbios energéticos, funcionais e lesionais.
- Os movimentos dos 5 elementos e os Zang Fu – A influência nas emoções.
- Como utilizar os pontos Shu antigos integrando as energias climáticas.
- Tipos de estímulos necessários para a viabilização das leis dos 5 elementos.
- Distúrbios energéticos, funcionais e lesionais e a ação dos pontos Shu antigos.
Ministrante: Dra. Eneida Mara Gonçalves - Currículum: http://lattes.cnpq.br/4560363230301770
13 de agosto de 2011
Tema: Laseracupuntura.
- Eletrofisiologia celular e as interações celulares com o laser.
- Laseracupuntura: aplicabilidade.
Ministrantes: Profa. Dra. Regina Siqueira Haddad Carvalho- Curriculum: http://lattes.cnpq.br/1167037684795961
Dra. Eneida Mara Gonçalves - Currículum: http://lattes.cnpq.br/4560363230301770
10 de setembro de 2011
Tema: Aspectos diagnósticos gerais em MTC e os sinais que permitem realizar prevenção em Saúde.
- Aspectos gerais de psicossomática e os 5 elementos.
- A observação que conduz à verificação de condições pré-clínicas.
Ministrante: Dra. Eneida Mara Gonçalves - Currículum: http://lattes.cnpq.br/4560363230301770
Local: Rua Lacerda Franco, 1073 - Cambuci - São Paulo - SP.
Horários: Sábados. Das 8h30 às 17h30.
Modalidade: Presencial e por Videoconferência - Informe a sua preferência na inscrição.
Certificação: Os certificados serão considerados nas avaliações de validação da Comissão de Acupuntura do CRBM-1, assim como na Prova de Título de Especialista.
Investimento: Associados à ABIOMAC: R$ 80,00 cada seminário.
Não associados: R$ 200,00 cada seminário.
Depósito: BANCO BRADESCO - Agência: 2847-9 - Conta Corrente: 7061-0 - Favorecido: Associação Biomédica de Acupuntura
Informações: Fone: (11) 3078.2254 - das 14h30 às 20h30.
E-mail: eneidamara@uol.com.br.
Prestigiem e participem !
quinta-feira, 7 de julho de 2011
STIPERterapia - Uso das Pastilhas de Silício
STIPER - Entenda melhor seu uso e seus benefícios
Dr. José Roberto Tavares Lima
STIPER (Stimulation and Permanency):
STIPER - Pastilhas com silício
Paralisia Facial Periférica - Paralisia de Bell
domingo, 3 de julho de 2011
AS PARASITOSES

SINUSITES, RINITES, OTITES E O INVERNO

Para as pessoas que estão com gripe ou com resfriado, vale sempre a orientação: PROCURE SEU MÉDICO para que ele faça a diferenciação entre gripe e resfriado e os exames clínicos para ver como estão sua garganta, faringe, laringe, pulmões. Além disso, existem homeopatias que com MUITO SUCESSO diminuem os sintomas causados por gripes e resfriados, diminuindo o tempo de prevalência da doença. A acupuntura e o uso do LASER também aumentam a imunidade do indivíduo, contribuindo para diminuir a prevalência da doença. Principalmente para as crianças acometidas com rinites, sinusites, faringites e amigdalites, não deixe de procurar orientação profissional, evitando assim as complicações dessas doenças.
YAKISOBA
INGREDIENTES
- 2 pacotes de legumes para Yakisoba
- 300 gramas de patinho fatiado bem fino
- 1/2 pacote de macarrão de yakisoba
- 1 colher de café de óleo de gergelim
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 1/2 xícara de molho de yakisoba
- 1 colher de sopa rasa de aji sal
- 1/2 litro de caldo de frango conseguido a partir do tablete de caldo de frango dissolvido em 1/2 litro de água quente.
MODO DE PREPARO
Cozinhar o macarrão e escorrer em água fria. Fritar o macarrão em frigideira (usar frigideira revestida com Teflon), usando um pouco de manteiga. Reservar. Fritar a carne e adicionar os legumes. Adicionar o caldo de frango e cozinhar por 5 minutos. Colocar o molho de yakisoba, o amido de milho e por último o óleo de gergelim. Colocar o molho por cima do macarrão e sirva quente.
MISSOSHIRO - SOPA DE PASTA DE SOJA
INGREDIENTES
- 1,5 litros de água
- 3 colheres de sopa de pasta de soja (missô)
- 1 envelope de Hondashi
- cebolinha picada
- 1/2 tofu cortado em cubos
MODO DE PREPARO
Deixe ferver a água e coloque o missô dissolvendo na água junto com o Hondashi. Deixar ferver por mais 5 minutos. Coloque o tofu e a cebolinha e sirva quente.
SHIMEJI
INGREDIENTES
- 1 pacote de shimeji
- 2 a 3 colheres de sopa de shoyu
- 1 colher de chá de saquê
- 1 pitada de aji no moto
- 1 colher de sopa de marteiga ou margarina
MODO DE PREPARO
Derreter a manteiga. Coloque o shimeji (lavado e desfiado). Fritar um pouco. Acrescente o shoyu, o saquê e o aji no moto. Sirva quente com arroz japonês.
Variação:
1 - acrescente depois de pronto tofu em cubos ou
2 - acrescentar antes do shimeji 200 gramas de lula em rodelas
KARÊ - SOPA DE CURRY
HARUSSAME
domingo, 12 de junho de 2011
Cisto de Baker no joelho e Acupuntura

É um cisto cheio de líquido que provoca uma sensação de desconforto na parte posterior do joelho e muitas vezes dores, que pioram com a flexo extensão dos joelhos, atividade física, caminhadas longas e subir e descer escadas.
Cisto de Baker ou cisto poplíteo, geralmente é resultado de uma doença intrarticular no joelho (artroses, artrites, lesões nas cartilagens, lesões de menisco ou de ligamentos. Tais patologias poderão provocar uma maior produção de líquido sinovial (água no joelho), o que levará sequencialmente à formação do cisto de Baker.
Quais os sintomas do cisto de Baker?
Normalmente inchaço na parte posterior do joelho (conforme figura), provocando dor na região, sendo que não raras vezes a dor é causada pela patologia primária que deu origem ao cisto, como por exemplo uma artrite.
O cisto de Baker pode ser considerado como um câncer?
Não, pois não tem absolutamente nenhuma das características celulares clássicas para ser considerado um câncer. Portanto, é apenas uma tumoração benigna cheia de liquido sinovial. A situação onde o cisto de Baker cresce muito e comprime as estruturas na fossa poplítea, causa dor e grande desconforto, mas são efeitos causados pela compressão e não por se tratar de câncer.
Como surge o cisto de Baker?
A cartilagem e os tendões do joelho são constantemente lubrificados com um fluido denominado sinóvia ou líquido sinovial, que serve para ajudar os movimentos da perna, reduzindo o atrito entre os ossos da tíbia, do fêmur e da patela. Existe um sistema de válvula entre o joelho e a bursa na parte posterior do joelho (Bursa poplítea), que permite a entrada e saída de líquido sinovial. É esse sistema de válvula que regula a quantidade de líquido sinovial entrando e saindo da bursa. Se o joelho produzir muito líquido sinovial, causará a sinovite resultando em acúmulo de líquido na bursa, formando o cisto de Baker.
Que exames o médico ortopedista usa para confirmar o cisto de Baker?
O primeiro exame (até por ser mais barato) é o ultrassom. Porém, a ressonância nuclear magnética, mostrará também a causa primária do cisto de BaKer.
Como a acupuntura poderá ajudar o paciente com cisto de Baker?
Na Medicina Tradicional Chinesa existem técnicas como a acupuntura e a moxabustão que servirão para aliviar as dores causadas pelo cisto, porém técnicas da Acupuntura Moderna como o uso de LASER, eletroestímulo, magnetoterapia e ainda fitoterápicos, argilas e homeopatias adequadas, contribuirão para diminuir a produção de líquidos e a drenagem do cisto, fazendo com que o líquido sinovial volte a circular de maneira regular.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
A FITOTERAPIA E AS FERIDAS NOS DIABÉTICOS
ARTROSES E ARGILAS COM ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

domingo, 24 de abril de 2011
DOE PALAVRAS . . .
Vejam que projeto fantástico e eficaz que depende apenas de um minutinho nosso:
O Hospital Mário Penna em Belo Horizonte, que cuida de doentes de câncer, lançou um projeto que se chama "DOE PALAVRAS". Fácil, rápido e todos podem doar um pouquinho.
Primeiro você acessa o site: http://www.doepalavras.com.br/
Não é incrível? Podemos ajudar milhões de pessoas enquanto elas passam pelo tratamento, com nossas mensagens. Faça a sua parte. É apenas um único minuto do seu tempo para ajudar muitas horas de tratamento de alguém, onde todo tipo de ajuda é sempre bem vinda!
sexta-feira, 15 de abril de 2011
USO NÃO AUTORIZADO DO NOME
domingo, 10 de abril de 2011
FITOTERAPIA - SEGUNDA PARTE

FITOTERAPIA - PRIMEIRA PARTE

domingo, 27 de março de 2011
Sociedade Biomédica de Acupuntura
- Os participantes via videoconferência serão também considerados em ata como sócios fundadores.
06 de abril: (II) Videoconferência Fórum de discussão: A atuação do biomédico na Acupuntura - Tire suas duvidas , de sugestões , valorize a troca de experiências ,participe!
16 de abril: (III) Seminário presencial e por videoconferência - Comissão de Ensino e Comissão de Práticas Integrativas e Complementares
Oficina: Fitoterapia e Acupuntura – práticas integrativas e complementares. - Atualização sobre a gestão da Fitoterapia no serviço público de Saúde - O âmbito da formação biomédica em fitoterapia - Fitoterapia e Acupuntura - e a modulação do equilibrio energético-orgânico - Local: Rua Lacerda Franco, 1073 – Cambuci Horário: 08:30hs às 17:00hs
19 de abril: (IV) Videoconferência – Comissão de Pesquisa: Efeitos térmicos da Acupuntura no ponto Taixi (R3) avaliados mediante termografia infravermelha (Dr. Antônio José Ipólito) Horário: 20:00hs às 21:30hs
21 de abril: (V) Videoconferência – Comissão de Práticas Integrativas e Complementares Programa Candeal - A Acupuntura e a Prática Integrativa e Complementar na comunidade. ( Dra. Renata Roseghini - BA) - A integracao multiprofissional na Escola Bahiana de Medicina Saúde Pública - A Acupuntura como ação de promoção e prevenção `a saúde em parceria com o SUS Horário: 20:00hs às 21:30hs
27 de abril: (VI) Videoconferência – Comissão de Ensino A utilização da Acupuntura em processos dermatológico (Dr. Marcelo Milanda) Horário: 20:00hs às 21:30Hs)
O site : www.sbiomac.com.br está em construção, e após o dia 03 de abril você poderá acessá-lo normalmente e verificar o conteúdo da programação.
Inscrição para videoconferência:
Em função da necessidade do envio de senhas de acesso., via site: Profissionais: www.netsalas.com.br/eventos/sbiomac/profissional.htm R$ 98,00 (anuidade) Acadêmicos: www.netsalas.com.br/eventos/sbiomac/academico.htm R$ 53,00 (anuidade) Inscrições - forma presencial: Sócios profissionais ( ) R$ 98,00 (anuidade) ou ( ) 3x de R$ 42,00 (opção válida apenas para os eventos presenciais) Sócios acadêmicos: ( ) R$ 53,00 (anuidade) ou ( ) 3x de R$ 32,66(opção válida apenas para os eventos presenciais)
Depósitos (identificados): Banco: Caixa Econômica Federal Agência: 1349 Conta poupança: 013- 3120-0 Nome: Vera Ligia de Andrade Lemos Enviar o comprovante de depósito identificado para o fax (11) – 30782254,ou scaneado via e-mail: eneidamara@uol.com.br ou veraligialemos@terra.com.br juntamente com os dados abaixo.
terça-feira, 15 de março de 2011
Atendimento ao Cliente na Prestação de Serviços

Li esse artigo no blog do meu irmão, Engenheiro Civil José Rubens Tavares Lima, que trabalha com consultoria de empresas e achei muito interessante, pois como tenho consultório e faço atendimento ao público, também presto serviços. Sugiro que todo profissional liberal como donos de clínicas, consultórios com atendimento para diversos fins, academias, médicos, farmacêuticos donos de farmácias, dentistas, fonoaudiólogos, donos de laboratórios de análises clínicas, protéticos e tantos outros, leia esse artigo, entre no blog dele, pois existem outros artigos muito interessantes e não exite em entrar em contato para uma consultoria. Muitas vezes não crescemos profissionalmente, pois nos falta a visão que o consultor de empresas possui e irá nos fornecer durante o seu trabalho. Aproveitem! Logo abaixo do texto, segue o link para o blog dele.
ATENDIMENTO AO CLIENTE NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Há muito ouvimos falar sobre “atendimento ao cliente”, mas nunca como nos dias atuais vimos tanta preocupação com este assunto. Focaremos neste artigo o atendimento ao cliente, por parte dos fornecedores de serviços. Inclua toda a prestação de serviços: médicos, odontológicos, engenharia, informática, reparos de toda natureza (eletrodomésticos, eletricidade geral, pintura, marcenaria, hidráulicos, construção civil, mecânicos, etc), alimentação, cosmética, estética, pedagógicos, dentre outros.
Com as dificuldades do dia a dia das pessoas (stress, correria, inúmeras atividades a realizar, falta de tempo, etc) , associado à facilidade de acesso à informação (internet, TV, rádio, jornal) e também à quantidade de itens que dispomos para consumir, todas as pessoas hoje estão “querendo mais”. Mais o quê? Mais carinho, mais atenção, mais “ser carregado no colo” pelo fornecedor de serviços (nosso foco neste artigo).
Acontece que hoje temos muitos prestadores de serviços em todas as áreas e portanto, você precisa ser diferente em seu atendimento, em sua atenção para com os clientes. Além, é claro, de prestar um serviço diferenciado (não entrarei nesta questão neste artigo), você precisa atender de forma diferenciada (nosso objetivo neste artigo). Abordarei alguns tópicos importantes, os quais serão utilizados desde a venda de uma simples pizza até uma consulta prévia para uma cirurgia plástica de grande porte.
a-) Nada de “minha querida”, “minha amiga”, “meu amor”, “meu bem”: isto é forçado e aborrece o cliente, principalmente quando usado o tempo todo que se está atendendo. Chame o cliente pelo nome, sem apelidos, sem intimidades desnecessárias, com o carinho necessário e guardando o devido respeito.
b-) Respeite a hierarquia tanto com relação à idade como posicional: doutor, doutora, senhor, senhora. Ao referir-se à alguém para seu cliente, por mais íntimo seu que este alguém seja, mantenha o tratamento doutor, senhor, etc. a menos que a situação seja completamente informal.
c-) Seja pontualíssimo, com ênfase no íssimo. Ninguém tem tempo a perder hoje em dia; tudo funciona com horários normalmente pré-estabelecidos. Qualquer imprevisto, comunique imediatamente ao cliente, dando-lhe previsão do tempo que vai atrasar. Exemplo: Você sai com bastante antecedência de seu escritório, mas o elevador que trará seu carro dá um problema. Os técnicos já foram chamados, estão consertando, em 1 hora estará pronto. Ligue para o cliente e posicione-o. Se você atende com hora marcada e em intervalos, procure direcionar a conversa de forma produtiva, sem prejuízo do assunto a ser tratado, mas procurando respeitar o próximo horário.
d-) Não tente estabelecer um bom relacionamento com seu cliente utilizando-se de assuntos particulares ou falando algo sobre terceiros. Evite sempre assuntos polêmicos: religião, política, dentre outros.
e-) Fale do seu trabalho, cite vantagens, sem pedantismo e sem agressividade desnecessária (eu, eu, eu...). Não prometa o que não pode cumprir. Não fale mal do concorrente e nem do trabalho dele, mesmo que esteja sendo chamado para consertar algo que os 10 anteriores erraram, mesmo que seja algo prá lá de banal: não fale mal do outro profissional. Se você é capaz de fazer, apenas faça: explique o que será feito e faça. O cliente quer ver o problema resolvido, sem discursos inflamados.
f-) Procure no primeiro instante de contato identificar o “padrão” do seu cliente: linguagem, grau de instrução, educação e principalmente o estado emocional em que ele se encontra. Isto facilitará a sua comunicação com o mesmo. Procure falar na “língua” dele. Quando digo para você falar “na língua dele”, não quero dizer para você falar “no vocabulário dele”. Use o seu vocabulário, evite termos técnicos e linguajar difícil se perceber que o cliente não vai acompanhá-lo. Analogamente, se perceber que o cliente tem mais instrução, procure falar mais tecnicamente. Exibicionismos, excesso de exposição técnica, linguajar difícil, são dispensáveis, confundem, aborrecem (pedantismo) e a comunicação não funcionará. A simplicidade aliada à técnica sempre deixam a comunicação fluir melhor.
g-) Não fale gritando e nem baixo demais. Para falar, abra a boca corretamente, articulando as palavras. Tem gente que fala quase sem abrir a boca, dificultando o entendimento de quem ouve. Não fale perto demais e nem longe demais. Se o seu cliente tem problema de audição, fale um pouco mais alto, sem irritá-lo. Olhe nos olhos do cliente. Não toque na pessoa para falar. Concentre-se naquilo que está falando. Não seja repetitivo. Não exagere nas piadas e gracinhas: se não houver clima para um comentário mais descontraído, simplesmente não faça.
h-) Ouça, ouça e ouça. Entenda o que o cliente deseja, ouça a explicação dele. Interrompa-o apenas se você não entendeu algo e deixe-o continuar, mesmo que você “já conheça o final da história”, pode ser que ao final “a história dele” seja diferente da que você conheçe. Entendendo perfeitamente, você aumenta a chance de êxito em seu atendimento. Seja atento ao que o cliente falar, ouça com boa vontade, para depois não ficar pedindo que o cliente repita tudo o que já falou (isto irrita profundamente e denota falta de atenção e de respeito).
i-) Após ouvir, faça as perguntas necessárias e mentalmente crie a solução; exponha para o cliente o que deseja fazer; faça as sugestões que julgar necessário; aguarde a aprovação final e inequívoca do cliente e, finalmente faça o que tiver que ser feito da maneira que foi “contratado” (faça o combinado).
j-) Qualquer problema que houver com relação ao prazo de entrega, valores, qualidade, quantidades, divergência dos padrões, enfim, tudo aquilo que divergir do que foi combinado, deve ser imediatamente comunicado ao cliente e ser pedida a nova aprovação dele. Se a venda estiver regida por um contrato escrito, você deverá providenciar os devidos adicionais por escrito ao contrato e colher o SIM do cliente que aporá sua assinatura também aos adicionais.
k-) A verdade sempre, em todo lugar e acima de tudo. Não tente mentir, pois o ditado diz que a mentira tem pernas curtas. É impossível administrar a mentira, pois ela tem inúmeras versões e a verdade tem apenas uma. Falando sempre a verdade, seu cliente poderá até se aborrecer dentro de alguma situação mais grave, mas jamais irá dizer que você tentou enganá-lo.
l-) Faça sempre o melhor que puder, como se estivesse entregando seu primeiro pedido, atendendo seu primeiro contrato. Não se economize, dê sempre o melhor de si. Se puder entregar antes do prazo sem prejudicar a qualidade, faça-o, pois isto encantará o cliente.
m-) Pós venda: seja qual for sua área de atuação, entre em contato com o cliente para saber se ele está satisfeito, se você pode fazer algo mais e se ele tem alguma sugestão à lhe dar. Algum tempo depois entre em contato novamente, isto criará o vínculo necessário entre você e seu cliente. Evite que ele procure o concorrente, mantenha-se “vivo”.
n-) Cuidados especiais são necessários com sua vestimenta, calçados, perfumes e acessórios: camisas abertas até a metade, bonés que não sejam uniformes, correntes penduradas... Muitas vezes a primeira impressão poderá marcar negativamente. Nunca fume na frente do cliente em hipótese alguma. Se você fumar, cuide do seu hálito ao apresentar-se ao cliente.
o-) Ao menor problema, escute atentamente a reclamação do cliente sem interrompê-lo. Tire suas próprias conclusões depois que entender o ocorrido. Prometa apenas o que pode cumprir. Resolva rapidamente e definitivamente a questão e não dê margens à novos erros. Se for possível, ofereça alguma vantagem ao cliente para redimir-se do erro. Fale sempre do problema e não de pessoas. Não demore para dar uma solução: a raiva do cliente aumenta exponencialmente com o passar do tempo e você aumenta o tamanho do problema inicial se demorar a resolver.
p-) Datas importantes podem e devem ser lembradas (aniversário por exemplo) de forma original e sem exageros.
q-) Desde o primeiro contato, procure conhecer o seu cliente e seus gostos, para poder oferecer-lhe sempre o melhor. Todo contato é uma oportunidade para uma venda. Você pode estar na casa dele para consertar a máquina de lavar e acabar vendendo-lhe aparelhos de ar condicionado para toda a casa. Um conserto avulso de um computador em uma empresa pode render-lhe um contrato fixo mensal para todos os equipamentos. Uma intervenção em uma tomada elétrica poderá render-lhe uma revisão geral em toda a parte elétrica da empresa, se você perceber que há algo de errado e o cliente sentir sua opinião honesta e capaz.
r-) Nunca, mas nunca mesmo, fale mal daquilo que o cliente tem instalado ou que o cliente possui, para poder vender o seu produto/serviço em seguida. O cliente poderá ofender-se com esta depreciação às coisas dele. Excesso de “verdades” neste caso não funcionam: não queira ser mais realista do que o rei. Se algo pode ser melhorado, sugira cuidadosamente, sem falar mal de nada.
s-) Se precisar atender o celular (casos urgentes) ou usar o telefone do cliente, peça licença, fale rapidamente, não fale alto, nunca discuta no celular na frente do cliente e procure não ficar falando ao telefone durante o atendimento ao seu cliente.
t-) Silêncio: quando não tiver nada para falar, fique quieto! A palavra é de prata e o silêncio é de ouro. Existem fornecedores de serviços que simplesmente deixam o cliente atordoado de tanto que falam. Principalmente quando houver um problema com o cliente, saiba fazer o silêncio necessário, no momento certo. A atitude de calar-se no momento certo, trará a luz necessária para a resolução do problema.
Por mais comum que seja o serviço que você presta, por mais concorrentes que você tenha e mesmo não dando para criar tantos diferenciais no serviço em si, observe atentamente aos itens acima e você irá fidelizar o seu cliente por muito tempo.
Ligue-me ou escreva-me caso tenha algum comentário ou dúvida. Este é meu trabalho e certamente teremos muitas soluções para sua empresa. http://tavaresconsultoria.blogspot.com/
domingo, 6 de março de 2011
Biomedicina Estética
É notório que a área de estética cresce a passos largos e nós, profissionais biomédicos que temos a especialização e a habilitação em estética, estaremos somando e engrossando o rol de profissionais da área de saúde que atendem nesta área, porém com o grande diferencial: temos formação desde os bancos da nossa graduação, para enxergarmos o ser humano como um todo e desta forma, a abordagem será diferente. Entendemos de exames; temos a capacidade da interpretação; temos uma formação pluridisciplinar. Quem ganha com isso? A população brasileira, que passará a contar com um profissional de destaque, habilitado e que trará novos conceitos para satisfazer tendências e um mercado exigente.
CONSELHO FEDERAL DE BIOMEDICINA
Dispõe sobre as atribuições do profissional Biomédico no Exercício da Saúde Estética e Atuar como Responsável Técnico de Empresa que Executam Atividades para fins Estéticos.
CONSIDERANDO a necessidade de definir as atribuições do profissional Biomédico quanto ao exercício na área de saúde estética e disciplinar esta atividade;
CONSIDERANDO que para atuar na área de saúde estética exige conhecimento técnico/científico e integrado das profissões para sua realização;
CONSIDERANDO que é atribuição do Conselho Federal de Biomedicina supervisionar a fiscalização do exercício profissional em todo o Território Nacional;
CONSIDERANDO que o país tem inúmeros desafios a enfrentar no sentido de reestruturar o seu modelo de serviço de saúde de forma a prestar assistência adequada a sociedade, especialmente em relação à saúde estética e, ao mesmo tempo, prestar assistência e orientar a população com disfunção dermató-fisiológica mostrando/ identificando as formas de correção e da prevenção inclusive através da anamnese bem como, ao atendimento e cuidado humanizado àqueles com problemas existentes;
CONSIDERANDO que procedimentos invasivos não-cirúrgicos na área de estética são também de competência dos profissionais da área de saúde, dentre eles estando inserido o biomédico;
CONSIDERANDO a RESOLUÇÃO CNE/CES N 2, DE 19/02/02 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina, portanto o profissional biomédico com graduação específica na área de saúde estética, poderá exercer esta atividade respeitando áreas afins;
CONSIDERANDO o DECRETO FEDERAL Nº. 88.439 de 28 de junho de 1983, estabelece normas para execução da Lei nº. 6.684, de 3 de setembro de 1979, que dispõe sobre o exercício da profissão de biomédico e dá outras providências;
CONSIDERANDO que os profissionais Biomédicos atuam e desenvolvem de maneira interdisciplinar e participativa em ações e serviços de saúde, até mesmo as que tratam das disfunções metabólicas, dermatológicas e fisiológicas e que são soluções alternativas aos interesses da população;
CONSIDERANDO o disposto no artigo 5º, inciso XIII, da Constituição Federal do Brasil, que outorga liberdade de exercício, trabalho ou profissão, atendida às qualificações que a lei estabelecer;
CONSIDERANDO que é atribuição do Conselho Federal de Biomedicina expedir resoluções para eficácia da Lei Federal nº. 6.684/79 com a modificação estabelecida na Lei nº. 7.017/82 e ainda,
compete-lhe o múnus de definir/ regulamentar o exercício da competência dos profissionais de biomedicina em seu âmbito, conforme o inciso XVIII do Artigo 12º, do DECRETO Nº.88.439, de 28 de junho de 1983,
CONSIDERANDO a deliberação do Plenário em sua Octogésima Reunião Plenária realizada nos dias 10 e 11 de outubro de 2010, na cidade de Recife-PE, Resolve:
Art. 1º - Habilitar o profissional Biomédico na área de saúde estética, desde que especializado podendo participar individualmente e/ou em equipes.
Art. 2º - O Biomédico, obrigatoriamente zelar-se-à pelo sigilo absoluto destas atividades, respeitando a liberdade e a independência de outros profissionais, como integrante da equipe multiprofissional, executando-se no cumprimento do dever legal. Ainda, deverá estar devidamente inscrito no respectivo Conselho Regional, e observando os preceitos éticos da profissão.
Art. 3º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
SILVIO JOSE CECCHI
Presidente do Conselho
SERGIO ANTONIO MACHADO
Secretário do Conselho