Caros Leitores . . .
Na Medicina Tradicional Chinesa temos o conhecimento de que o estômago é o órgão ligado às preocupações, à ansiedade. Desta forma, com o mundo conturbado que vivemos atualmente, cada dia adicionando mais afazeres aos muitos que já temos, com uma quantidade de compromissos cada vez maior, é raro encontrarmos alguém com mais de 20 anos de idade que não sofra de pelo menos algum desconforto no estômago.
O relato que acabo de fazer é uma constatação em meu consultório. Atendo pessoas de todas as idades com a mesma queixa e, pasmem vocês, pessoas que atualmente estão com mais de 65 anos não sofrem desse mal. Imagino que essas pessoas vieram de uma época onde não se corria tanto. Não existia tanto conforto tecnológico como temos hoje, mas também não existia a ansiedade e a busca acirrada pelo sucesso, pela conquista.
Não tem como frear o progresso. Não tem como não participar da "roda-viva". Mas, tem como nos defendermos dos excessos, pois na verdade o que prejudica o nosso estômago são os excessos. Procuro sempre orientar meus pacientes para que tenham uma agenda e coloquem nela todos os seus compromissos. Mesmo aquelas pessoas que não trabalham fora e que cuidam de casa e administram a família, com filhos para levar para lá e para cá e organizar todo o cotidiano da casa (o que por si já é bastante), oriento para que faça uma agenda. É nela que você vai encontrar um forte aliado, pois você se programará para evitar excessos. Aquilo que não tem remédio, remediado está! Se existe algo para ser feito e não é prioridade, então marque para o dia seguinte.
Outra dica é não esquecer de beber água e comer corretamente, pois o estômago tem em seu interior um conteúdo ácido, que se ficar sozinho lá dentro por muito tempo, acabará irritando as suas paredes. Procure ter bons hábitos alimentares. Não tem problema algum você se exceder em uma festa e depois se corrigir, pois você não vai à festas todas as semanas. O grande mal está no excesso que acontece com frequência. Comer uma feijoada em um sábado no almoço apenas, não tem problema. O problema está em comer toda a gordura existente na feijoada, no almoço, jantar e repetir na segunda-feira, pois você guardou uma vasilha para "mais tarde".
Tenho feito tratamentos para pessoas com gastrite crônica, úlcera, hérnia de hiato, dentre outras patologias do sistema digestório e percebo que além do tratamento com agulhas de acupuntura, fitoterapia, LASERterapia, homeopatia, a orientação sempre vem somar aos ítens elencados anteriormente.
Estou à disposição para dúvidas e para atender você que se encontra em desarmonia com seu estômago. Um forte abraço.
Dr, José Roberto Tavares Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor: tenho prazer em ler seus comentários e publicá-los, bem como enviar um e-mail pessoal para agradecer seu comentário. Então, peço a gentileza de enviar seu comentário para o meu e-mail e deixar seu nome e e-mail para que eu possa entrar em contato com você. Um abraço e muito obrigado.
acupunturatavares@gmail.com