COMO ME ENCONTRAR

  • "Atendo em meu consultório na especialidade de Acupuntura e LASERterapia (tratamento com LASER, usado para crianças e adultos). As consultas são realizadas com hora marcada e todo o material é de uso único e descartável"
  • Av. dos Bancários, n. 76 conj.32 - Ponta da Praia - Santos - SP
  • O atendimento é sempre diferenciado: as consultas com duração de 1 hora, horários rigorosamente respeitados e a segurança de um profissional experiente, devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Biomedicina em Patologia Clínica e Acupuntura, e também com pós graduação e especialização em Acupuntura.
  • Tel.: (13) 3261 6264 - 32612760 - 9714 0735 - e-mail: acupunturatavares@gmail.com
  • VOCÊ PODE ME ENCONTRAR TAMBÉM EM: http://www.bancodesaude.com.br/ - Não deixe de acessar, pois o blog tem dicas importantes sobre saúde.

GOSTOU??? ENTÃO DIVULGUE!!!

"A você que tem prestigiado meu consultório, se está satisfeito com o tratamento que fez ou vem fazendo e acredita que encontrou um profissional sério, capaz de atender as necessidades que o(a) trouxeram até mim, DIVULGUE aos seus conhecidos o meu blog.

Será um grande prazer atender àqueles que me procuram, seja através de uma indicação ou dos meios de propaganda convencionais. Um grande abraço e Seja Feliz."
Dr. José Roberto

TRATANDO COM RESPEITO

Alguns diferenciais que uso em meu consultório, são importantes para a eficácia do tratamento:

. FORMAÇÃO PROFISSIONAL: a garantia de você estar se tratando com um profissional graduado na área de saúde, com pós-graduação (especialização) em acupuntura, com pós-graduação (especialização) em fitoterapia, atualizando-se com cursos e estudos sistematicamente.

. PONTUALIDADE: não vejo o atraso com bons olhos. O respeito por aquele que está privilegiando o meu consultório, começa pela pontualidade rigorosa no horário marcado.

. AGULHAS E MATERIAS EM GERAL TOTALMENTE DESCARTÁVEIS: todo o material usado é estéril e de uso único. As agulhas são descartadas e incineradas, uma a uma, na frente do paciente após o uso.

. CONFORTO ADEQUADO: Ambiente apropriado para o tratamento proposto: Aconchegante, sem exageros, música suave, limpeza e asseio dentro dos padrões exigidos pela ANVISA.

Desta forma, convido à todos para que venham nos conhecer e ao nosso trabalho. Atuamos na área de Biomedicina há 25 anos sendo mais de 13 anos em Acupuntura. Venha inteirar-se do grande rol de patologias em que podemos atuar, aumentando o conforto dos nossos pacientes.

Um grande abraço à todos.

Dr. José Roberto Tavares Lima







OBRIGADO PELO CONTATO!

Obrigado à todos que visitaram esta página. Ela foi criada especialmente para quem gosta da Acupuntura, da Medicina Tradicional Chinesa, da Fitoterapia e de cuidar da saúde, principalmente através de atitudes, sem o uso indiscriminado de medicamentos. Um grande abraço.
Dr. José Roberto Tavares Lima

Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de março de 2012

ERVAS MEDICINAIS E OS DEVIDOS CUIDADOS

Caros Leitores . . .

Atualmente um grande número de pessoas utilizam ervas medicinais sem o conhecimento de seu médico assistente ou de um profissional habilitado para a prescrição. Isto acontece porque, como são consideradas "naturais", os usuários imaginam que sejam seguras; no entanto, muitas delas contêm substâncias que podem ser prejudiciais, principalmente quando empregadas concomitantemente com medicamentos alopáticos.


A seguir estão listadas algumas ervas que devem ser evitadas em associação com medicamentos:

GINSENG
Entre outros usos, é utilizado como auxiliar do sistema imune e como energizante. Deve ser evitado em associação com warfarina (anticoagulante) porque há possibilidade de aumentar o risco de sangramentos expontâneos. Com antidepressivos como fenelzina pode causar dor de cabeça, tremores e comportamento maníaco. Com digoxina (medicação para o coração) há interferência na sua ação e dificuldade em ajustar a dosagem certa.
O Ginseng também pode reduzir o nível sanguíneo da glicose em diabétIcos (principalmente tipo II), e seu uso associado com medicamentos hipoglicemiantes requer um acompanhamento mais freqüente da glicemia.
GINKGO BILOBA
Utilizado na doença de Alzheimer e na claudicação intermitente, entre outras. Evitar o uso com aspirina, ticlopidine (antiagregante plaquetário), clopidogrel (antiagregante plaquetário), dipiridamol (vasodilatador), warfarina (anticoagulante), pela sua capacidade de aumentar o efeito anticoagulante destas drogas e poder levar a sangramento expontâneo e/ou excessivo. Pode aumentar o efeito de antidepressivos. Com antipsicóticos pode levar a convulsões. A erva também altera os níveis de insulina e requer acompanhamento mais frequente da glicemia.

ALHO
Usado para vários fins, como na hipertensão, na hiperlipidemia e em problemas cardiovasculares. Evitar seu uso com aspirina, ticlopidina (antiagregante plaquetário), clopidogrel (antiagregante plaquetário), dipiridamol (vasodilatador), warfarina (anticoagulante) porque pode levar a sangramento excessivo. Junto com ciclosporina (imunossupressor) em geral diminui seu efeito, com conseqüências graves como rejeição do transplante. Também diminui o efeito do saquinavir (HIV), com tendência ao aparecimento de resistência do vírus. O alho também pode diminuir o nível da glicemia, as vezes, reduzindo a necessidade de insulina ou de hipoglicemiantes orais em diabéticos.
GENGIBRE
Utilizado para náusea e artrite. Seu uso deve ser evitado com aspirina, ticlopidina (antiagregante plaquetário), clopidogrel (antiagregante plaquetário), dipiridamol (vasodilatador), warfarina (anticoagulante), porque pode levar a sangramento excessivo. Como esta erva aumenta a produção de ácido no estômago, interfere com os antiácidos bloqueadores do H2 e os inibidores da bomba de próton. Pode baixar a pressão sanguínea e o nível da glicemia, o que pode reduzir a necessidade de medicamentos para pressão ou de insulina em diabéticos.
DONG QUAI (Angelica sinensis)
Utilizada no tratamento de sintomas da menopausa. Deve ser evitada com warfarina em razão de aumentar o risco de sangramento. Junto com alguns antibióticos, como sulfas e quinolonas, ou outros produtos naturais como a Erva de São João, aumenta a possibilidade de fototoxicidade
 
 
HIPÉRICO ( Hypericum perforatum )
Empregada no tratamento de depressão. Deve ser evitada com antidepressivos porque pode levar a síndrome do excesso de serotonina. Drogas como as inibidoras da protease (medicamento para HIV/AIDS), as inibidoras da transcriptidase reversa (medicamento para HIV/AIDS), digoxina (coração), teofilina (asma), ciclosporina (medicamento para transplantados), quimioterápicos (tumores), nifedipina (antihipertensivo), diltiazem (para coração), warfarina (anticoagulante) e tamoxifeno (câncer), têm seu efeito reduzido, as vezes, com conseqüências graves como rejeição do transplante e resistência do vírus HIV devido a nível subterapêutico do medicamento. Pode, também, reduzir o efeito de anticoncepcionais orais, com risco de gravidez. Devido a esses efeitos a erva deve ser evitada com qualquer tipo de medicamento.

EFREDA (MA-HUANG)
Utilizada para perder peso e como energizante. Não deve ser associada com cafeína, descongestionantes, estimulantes, teofilina (asma), anticonvulsivantes. A erva por si só já aumenta a possibilidade de ataque cardíaco, infarto e convulsões, e, quando combinada com as drogas citadas, o risco é ainda maior.

KAVA-KAVA
Utilizado como sedativo. Deve ser evitado com pílulas para dormir, antipsicóticos, álcool e ansiolíticos, porque pode levar a sedação profunda. Em pessoas que sofrem de Parkinson pode haver exacerbação dos sintomas. Esta erva é hepatotóxica.

CONCLUSÃO
Ao contrário do freqüentemente alardeado, que produtos "naturais" são seguros, aqui são citadas algumas ervas que podem levar a efeitos tóxicos significativos e a interações perigosas quando associadas a medicamentos. Com relação ao laboratório, podem ser encontrados resultados anormais em alguns testes nos usuários desses produtos.
Um forte abraço e na dúvida, procurem sempre um profissional habilitado.
Dr. José Roberto Tavares Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor: tenho prazer em ler seus comentários e publicá-los, bem como enviar um e-mail pessoal para agradecer seu comentário. Então, peço a gentileza de enviar seu comentário para o meu e-mail e deixar seu nome e e-mail para que eu possa entrar em contato com você. Um abraço e muito obrigado.
acupunturatavares@gmail.com