Essa é a pergunta que mais respondo para os novos pacientes, que nunca fizeram acupuntura. Os principiais medos são (principais perguntas que respondo):
1. "Vou sentir dor quando o senhor inserir as agulhas?"
2. "Quando tirar as agulhas vai sangrar?"
3. "Posso tomar banho depois da sessão de acupuntura?"
4. "Devo ficar em jejum antes da sessão de acupuntura?"
5. "Posso comer após a sessão de acupuntura?
Olha, minha gente, realmente são perguntas importantes, pois as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa não são conhecidas de um modo geral pelas pessoas, fazendo com que dúvidas, mitos, crendices, apareçam. Com certeza, a mais frequente dúvida é quanto à dor.
Quero enfatizar que todos que fazem acupuntura ou qualquer das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, devem primeiramente procurar profissionais que sejam competentes e, a competência é feita não só pelo preparo técnico do profissional , mas por uma série de outros parâmetros: pontualidade, paciência para escutar as queixas do paciente, humildade para encaminhar o paciente à profissionais de outras especialidades visando apenas a saúde do paciente, não ultrapassar limites impostos pela sua profissão, entre tantos.
Em relação às cinco perguntas feitas acima:
A inserção de agulhas deve ser feita com a cautela para não causar nenhum desconforto para o paciente. Desta forma, o paciente não deve sentir dores após a inserção de agulhas, pois elas são extremamente finas e inseridas apenas alguns milímetros na pele. Jamais você terá agulhas inseridas como a "charge" abaixo, que colhi de um blog de um acupunturista e achei muito engraçada.
Quanto às demais perguntas, afirmo que por onde passam os pontos de acupuntura, não temos nenhum vaso sanguíneo importante, que possa sangrar em abundância. Então, se houver algum tipo de sangramento (coisa raríssima de ocorrer), é uma mínima gota que será contida usando um algodão. É claro que o paciente não precisa fazer jejum antes da sessão de acupuntura e também poderá comer após a sessão. O que se pede, é que suas refeições sejam moderadas para que a energia envolvida na sessão sejam todas afuniladas para o problema trazido ao consultório, seja o tratamento de uma dor, de uma ansiedade, de uma depressão, etc. Quanto ao banho, algumas escolas diziam que após a retirada das agulhas, teríamos uma porta aberta para o "escape" de energia e que o banho e a água corrente aceleraria esse processo. Não existem estudos científicos em relação à esse assunto. Eu, particularmente não vejo nada demais no banho após a sessão, principalmente pela sensação de bem-estar, refrescância e relaxamento conseguidos pelo banho. Porém, sabemos que após a sessão de acupuntura, o corpo está buscando um equilíbrio energético e, desta forma, quanto menos energia gastarmos por um período de aproximadamente 2 horas após a sessão, mais rápido o corpo atinge o equilíbrio procurado. Então, evite ginástica, natação, atividade física e atividades de desgastes, neste período.
Um grande abraço à todos e procurem-nos para tirar dúvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor: tenho prazer em ler seus comentários e publicá-los, bem como enviar um e-mail pessoal para agradecer seu comentário. Então, peço a gentileza de enviar seu comentário para o meu e-mail e deixar seu nome e e-mail para que eu possa entrar em contato com você. Um abraço e muito obrigado.
acupunturatavares@gmail.com