Este texto é para você que tem sofrido com dores lombares.
As pessoas com queixas de dores lombares tem aparecido ao meu consultório com certa frequência. Muitos aparecem por indicação de amigos e conhecidos que já conhecem o meu trabalho e indicam e outros chegam ao consultório após procurar pela lista telefônica ou internet, ligam e informam-se sobre como a acupuntura poderia ajudá-los.
Entendo que são muitos os profissionais acupunturistas, massagistas, massoterapeutas e tantos outros que atendem à essa queixa: LOMBALGIA (Dores lombares). Não sou e nem posso ser preconceituoso, porém não se brinca com esse tipo de dor e, desta forma, não devemos começar nenhum tratamento para dores lombares sem antes procurarmos orientação médica para diagnóstico preciso. Exames como Raio X e Ressonância Magnética irão descartar patologias como hérnia de discos, discos protrusos (fora do lugar de origem), degeneração de vértebras, osteófitos (famoso Bico de Papagaio), entre tantos. Será o diagnóstico preciso que nos levará ao tratamento mais adequado.
De posse do diagnóstico e da orientação do médico, você e somente você poderá optar pelo que fazer. Muitas vezes temos simples torções que com más posturas (ver televisão deitado no sofá mal posicionado) que resolverá com um simples anti-inflamatório e analgésico e massagem ou algumas sessões de fisioterapia. Mas muitas vezes existe a necessidade de intervenção cirúrgica.
Então, o diagnóstico e a orientação do médico é importantíssima. Vários profissionais avaliando o caso, indicam fisioterapia com aparelhos, cinesioterapia, RPG e acupuntura.
Como biomédico acupunturista, declaro que nunca atendo ninguém com queixa de dores lombares sem antes ver um exame de Raio X ou Ressonância Magnética, pois muitas vezes o paciente acha que é uma simples torção e que resolverá com agulhas, mas o caso é mais sério e precisa de cirurgia. Mas, infelizmente temos (por falta de legislação específica) acupunturistas que não possuem formação na área médica e já se propõem a fazer acupuntura para aliviar as dores daquela pessoa.
Ora, não tenho nada contra os acupunturistas que não tem formação na área médica, mas tenho sim contra aqueles que fazem propaganda dizendo resolver problemas sérios que só alguém com formação mais específica poderia atuar.
Então, oriento a quem possa interessar este texto, que de posse de seu diagnóstico e orientação médica, se for da sua vontade procurar um acupunturista para dar continuidade ao seu tratamento, não deixe de procurar profissionais idôneos, que tenham conhecimento e condições de entender os exames que você está levando à eles, bem como experiência no tratamento de lombalgia. Por esse motivo é importante que o profissional seja indicado por alguém que já fez o tratamento e obteve êxito.
Garanto à todos que para a grande maioria das lombalgias, a associação de atividade física adequada, com acupuntura e as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa adaptadas para a modernidade que vivemos em termos de aparelhos e técnicas, o resultado é fantástico.
Hoje, temos um verdadeiro arsenal de técnicas para auxiliar nestes casos: inserção de agulhas (acupuntura), moxabustão (aquecimento da região dolorosa com um bastão contendo artemísia, que é uma erva anti-inflamatória), LASERterapia (uso de LASER vermelho e infra-vermelho em potências previamente selecionadas para cada caso), magnetoterapia (uso de magnetos para aliviar as dores), fitoterapia (uso de plantas com poderes analgésicos e anti-inflamatórios), eletro-acupuntura (processo onde estimulamos as agulhas de acupuntura com corrente elétrica de baixa intensidade e controlada ), entre outros.
Estamos à disposição para atender você e tirar suas dúvidas. Um abraço.
Dr. José Roberto Tavares Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor: tenho prazer em ler seus comentários e publicá-los, bem como enviar um e-mail pessoal para agradecer seu comentário. Então, peço a gentileza de enviar seu comentário para o meu e-mail e deixar seu nome e e-mail para que eu possa entrar em contato com você. Um abraço e muito obrigado.
acupunturatavares@gmail.com