COMO ME ENCONTRAR

  • "Atendo em meu consultório na especialidade de Acupuntura e LASERterapia (tratamento com LASER, usado para crianças e adultos). As consultas são realizadas com hora marcada e todo o material é de uso único e descartável"
  • Av. dos Bancários, n. 76 conj.32 - Ponta da Praia - Santos - SP
  • O atendimento é sempre diferenciado: as consultas com duração de 1 hora, horários rigorosamente respeitados e a segurança de um profissional experiente, devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Biomedicina em Patologia Clínica e Acupuntura, e também com pós graduação e especialização em Acupuntura.
  • Tel.: (13) 3261 6264 - 32612760 - 9714 0735 - e-mail: acupunturatavares@gmail.com
  • VOCÊ PODE ME ENCONTRAR TAMBÉM EM: http://www.bancodesaude.com.br/ - Não deixe de acessar, pois o blog tem dicas importantes sobre saúde.

GOSTOU??? ENTÃO DIVULGUE!!!

"A você que tem prestigiado meu consultório, se está satisfeito com o tratamento que fez ou vem fazendo e acredita que encontrou um profissional sério, capaz de atender as necessidades que o(a) trouxeram até mim, DIVULGUE aos seus conhecidos o meu blog.

Será um grande prazer atender àqueles que me procuram, seja através de uma indicação ou dos meios de propaganda convencionais. Um grande abraço e Seja Feliz."
Dr. José Roberto

TRATANDO COM RESPEITO

Alguns diferenciais que uso em meu consultório, são importantes para a eficácia do tratamento:

. FORMAÇÃO PROFISSIONAL: a garantia de você estar se tratando com um profissional graduado na área de saúde, com pós-graduação (especialização) em acupuntura, com pós-graduação (especialização) em fitoterapia, atualizando-se com cursos e estudos sistematicamente.

. PONTUALIDADE: não vejo o atraso com bons olhos. O respeito por aquele que está privilegiando o meu consultório, começa pela pontualidade rigorosa no horário marcado.

. AGULHAS E MATERIAS EM GERAL TOTALMENTE DESCARTÁVEIS: todo o material usado é estéril e de uso único. As agulhas são descartadas e incineradas, uma a uma, na frente do paciente após o uso.

. CONFORTO ADEQUADO: Ambiente apropriado para o tratamento proposto: Aconchegante, sem exageros, música suave, limpeza e asseio dentro dos padrões exigidos pela ANVISA.

Desta forma, convido à todos para que venham nos conhecer e ao nosso trabalho. Atuamos na área de Biomedicina há 25 anos sendo mais de 13 anos em Acupuntura. Venha inteirar-se do grande rol de patologias em que podemos atuar, aumentando o conforto dos nossos pacientes.

Um grande abraço à todos.

Dr. José Roberto Tavares Lima







OBRIGADO PELO CONTATO!

Obrigado à todos que visitaram esta página. Ela foi criada especialmente para quem gosta da Acupuntura, da Medicina Tradicional Chinesa, da Fitoterapia e de cuidar da saúde, principalmente através de atitudes, sem o uso indiscriminado de medicamentos. Um grande abraço.
Dr. José Roberto Tavares Lima

Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Tentando a Acupuntura para Aliviar Dor de Cabeça e Enxaqueca

Pensando bem, na nossa cultura não é fácil acreditar que uma agulha posicionada num determinado ponto (por exemplo, no pé) pode aliviar uma dor em outro ponto (por exemplo, na cabeça). Existem centenas de pontos de acupuntura na superfície do nosso corpo. Esses pontos foram descritos pelos antigos chineses, e permanecem atuais na sua eficácia.
A acupuntura funciona tão bem no alívio de muitas dores, que cientistas em universidades do mundo inteiro têm pesquisado a sua ação sobre o nosso organismo. E as pesquisas têm mostrado resultados incríveis. A acupuntura atua em vários níveis do cérebro:
. Ativando um circuito denominado sistema supressor da dor (também conhecido como sistema inibitório descendente);
. Promovendo a liberação de endorfinas (substâncias semelhantes à morfina, fabricadas nos neurônios, que promovem sensação de alívio da dor e bem-estar);
. Aumentando os níveis de serotonina no líquor e tronco cerebral inferior;
. Diminuindo a liberação de substâncias cerebrais relacionadas à dor.
O efeito da acupuntura numa crise de enxaqueca pode ser muito rápido, com graus de alívio que podem ser muito grandes. E sem os efeitos colaterais dos medicamentos!
A acupuntura pode, também, ser utilizada periodicamente fora das crises de enxaqueca, com o objetivo de preveni-las!
Claro que, para obter esse grau de eficácia, o acupunturista deve possuir um bom treinamento e domínio da técnica. Infelizmente, existem muitos praticantes de acupuntura que não passaram por treinamento rigoroso o suficiente, e cuja técnica pode não ser tão eficaz, podendo comprometer o seu efeito e eficácia. A acupuntura é uma técnica complexa, na qual importa não apenas a localização dos pontos, mas também uma série de detalhes, como a profundidade, o ângulo de inserção da agulha, o direcionamento da agulha, e a obtenção de certas sensações por parte do paciente durante a inserção da agulha em determinados pontos. Portanto, a acupuntura é muito mais do que “colocar uma agulha”.
Os próprios pontos de acupuntura podem variar de caso a caso. Há pontos de especial eficácia nas dores localizadas na região dos olhos, outros para dores no topo da cabeça, no lado, na nuca, etc. Alguns pontos podem ser utilizados quando há tensão nos músculos dos ombros e do pescoço. Nesses casos, quando o acupunturista palpa a região, pode encontrar nódulos de tensão muscular, os quais devem ser tratados simultaneamente, e também costumam responder muito bem à acupuntura.
Existem dores de cabeça, por exemplo, que são provocadas não por enxaqueca, mas por outras doenças. Ao focalizar apenas o alívio com acupuntura, o paciente sem diagnóstico pode achar que seu problema está resolvido, quando na verdade, ele pode estar retardando a detecção de uma doença, com conseqüências até graves. Muitas doenças podem ser confundidas com enxaqueca ou agravá-la, entre elas, problemas na tireóide, distúrbios na articulação têmporo-mandibular, problemas circulatórios e até tumores (câncer). Queremos aliviar a dor de cabeça, é claro, mas ao mesmo tempo deseja-se diagnosticar e tratar a causa dessa dor de cabeça. Portanto, sempre procure um acupunturista com formação na área de saúde (biomedicina, medicina, fisioterapia, enfermagem, etc), que trate de você a partir de um diagnóstico preciso elaborado por um médico especialista no assunto.
Além disso, não há porque, em pleno século 21, eleger a acupuntura como a única e isolada forma de tratamento para a enxaqueca ou qualquer dor de cabeça que seja. A acupuntura pode ser melhor encarada como mais uma forma de tratamento eficaz dos sintomas.
Ademais, o acupunturista não-médico quase sempre possui um treinamento menor em matéria de anatomia. A acupuntura é um procedimento muito seguro, porém não é isento de acidentes. Há certas estruturas por baixo da pele, em algumas regiões do corpo, cuja perfuração acidental pode causar conseqüências desagradáveis - e até fatais - para o paciente. Médicos, biomédicos, fisioterapeutas, conhecem bem as estruturas anatômicas que passam por baixo da região que está agulhando. Isso diminui a chance de algum acidente, aumentando a segurança do procedimento para você. Já um profissional não-médico pode ter uma falsa segurança, por desconhecimento. Ou então, ele pode evitar/modificar o agulhamento de alguns pontos que deveriam ter sido agulhados adequadamente para que se obtivesse um melhor resultado em determinado caso.
Tenho atendido e observado um grande número de pacientes com enxaqueca, que encontram-se satisfeitos com a acupuntura, pois na pior das hipóteses eles conseguem diminuir drasticamente as repetições dos episódios de enxaqueca.

Um comentário:

  1. Boa tarde Dr.José Roberto,
    Acabei de conhecer seu blog e fiquei satisfeita com o que li, sobre a atuação da acupuntura na enxaqueca, acho que é disso que preciso, quer dizer eu e meu filho sofremos disso, vou procurar um atendimento aqui na minha cidade com um bom profissional na área.
    Espero dar um alívio p/ nossa dor que é quase constante.
    No meu caso tenho todos os sintomas e já fui diagnosticada com enxaqueca pelo meu médico, pois, tenho vômito um atrás do outros ao ponto de ser atendida na emergência vomitando sem parar e tendo que ficar até no oxigênio às vezes não consigo nem andar de tanta fraqueza.
    Mas vou procurar esse tratamento, preciso mudar de vida...ufaaaaaaaaa
    Muito obrigado pelo esclarecimento

    ResponderExcluir

Caro leitor: tenho prazer em ler seus comentários e publicá-los, bem como enviar um e-mail pessoal para agradecer seu comentário. Então, peço a gentileza de enviar seu comentário para o meu e-mail e deixar seu nome e e-mail para que eu possa entrar em contato com você. Um abraço e muito obrigado.
acupunturatavares@gmail.com