Pensando bem, na nossa cultura não é fácil acreditar que uma agulha posicionada num determinado ponto (por exemplo, no pé) pode aliviar uma dor em outro ponto (por exemplo, na cabeça). Existem centenas de pontos de acupuntura na superfície do nosso corpo. Esses pontos foram descritos pelos antigos chineses, e permanecem atuais na sua eficácia.
A acupuntura funciona tão bem no alívio de muitas dores, que cientistas em universidades do mundo inteiro têm pesquisado a sua ação sobre o nosso organismo. E as pesquisas têm mostrado resultados incríveis. A acupuntura atua em vários níveis do cérebro:
. Ativando um circuito denominado sistema supressor da dor (também conhecido como sistema inibitório descendente);
. Promovendo a liberação de endorfinas (substâncias semelhantes à morfina, fabricadas nos neurônios, que promovem sensação de alívio da dor e bem-estar);
. Aumentando os níveis de serotonina no líquor e tronco cerebral inferior;
. Diminuindo a liberação de substâncias cerebrais relacionadas à dor.
O efeito da acupuntura numa crise de enxaqueca pode ser muito rápido, com graus de alívio que podem ser muito grandes. E sem os efeitos colaterais dos medicamentos!
A acupuntura pode, também, ser utilizada periodicamente fora das crises de enxaqueca, com o objetivo de preveni-las!
Claro que, para obter esse grau de eficácia, o acupunturista deve possuir um bom treinamento e domínio da técnica. Infelizmente, existem muitos praticantes de acupuntura que não passaram por treinamento rigoroso o suficiente, e cuja técnica pode não ser tão eficaz, podendo comprometer o seu efeito e eficácia. A acupuntura é uma técnica complexa, na qual importa não apenas a localização dos pontos, mas também uma série de detalhes, como a profundidade, o ângulo de inserção da agulha, o direcionamento da agulha, e a obtenção de certas sensações por parte do paciente durante a inserção da agulha em determinados pontos. Portanto, a acupuntura é muito mais do que “colocar uma agulha”.
Os próprios pontos de acupuntura podem variar de caso a caso. Há pontos de especial eficácia nas dores localizadas na região dos olhos, outros para dores no topo da cabeça, no lado, na nuca, etc. Alguns pontos podem ser utilizados quando há tensão nos músculos dos ombros e do pescoço. Nesses casos, quando o acupunturista palpa a região, pode encontrar nódulos de tensão muscular, os quais devem ser tratados simultaneamente, e também costumam responder muito bem à acupuntura.
Existem dores de cabeça, por exemplo, que são provocadas não por enxaqueca, mas por outras doenças. Ao focalizar apenas o alívio com acupuntura, o paciente sem diagnóstico pode achar que seu problema está resolvido, quando na verdade, ele pode estar retardando a detecção de uma doença, com conseqüências até graves. Muitas doenças podem ser confundidas com enxaqueca ou agravá-la, entre elas, problemas na tireóide, distúrbios na articulação têmporo-mandibular, problemas circulatórios e até tumores (câncer). Queremos aliviar a dor de cabeça, é claro, mas ao mesmo tempo deseja-se diagnosticar e tratar a causa dessa dor de cabeça. Portanto, sempre procure um acupunturista com formação na área de saúde (biomedicina, medicina, fisioterapia, enfermagem, etc), que trate de você a partir de um diagnóstico preciso elaborado por um médico especialista no assunto.
Além disso, não há porque, em pleno século 21, eleger a acupuntura como a única e isolada forma de tratamento para a enxaqueca ou qualquer dor de cabeça que seja. A acupuntura pode ser melhor encarada como mais uma forma de tratamento eficaz dos sintomas.
Ademais, o acupunturista não-médico quase sempre possui um treinamento menor em matéria de anatomia. A acupuntura é um procedimento muito seguro, porém não é isento de acidentes. Há certas estruturas por baixo da pele, em algumas regiões do corpo, cuja perfuração acidental pode causar conseqüências desagradáveis - e até fatais - para o paciente. Médicos, biomédicos, fisioterapeutas, conhecem bem as estruturas anatômicas que passam por baixo da região que está agulhando. Isso diminui a chance de algum acidente, aumentando a segurança do procedimento para você. Já um profissional não-médico pode ter uma falsa segurança, por desconhecimento. Ou então, ele pode evitar/modificar o agulhamento de alguns pontos que deveriam ter sido agulhados adequadamente para que se obtivesse um melhor resultado em determinado caso.
Tenho atendido e observado um grande número de pacientes com enxaqueca, que encontram-se satisfeitos com a acupuntura, pois na pior das hipóteses eles conseguem diminuir drasticamente as repetições dos episódios de enxaqueca.
Boa tarde Dr.José Roberto,
ResponderExcluirAcabei de conhecer seu blog e fiquei satisfeita com o que li, sobre a atuação da acupuntura na enxaqueca, acho que é disso que preciso, quer dizer eu e meu filho sofremos disso, vou procurar um atendimento aqui na minha cidade com um bom profissional na área.
Espero dar um alívio p/ nossa dor que é quase constante.
No meu caso tenho todos os sintomas e já fui diagnosticada com enxaqueca pelo meu médico, pois, tenho vômito um atrás do outros ao ponto de ser atendida na emergência vomitando sem parar e tendo que ficar até no oxigênio às vezes não consigo nem andar de tanta fraqueza.
Mas vou procurar esse tratamento, preciso mudar de vida...ufaaaaaaaaa
Muito obrigado pelo esclarecimento