COMO ME ENCONTRAR

  • "Atendo em meu consultório na especialidade de Acupuntura e LASERterapia (tratamento com LASER, usado para crianças e adultos). As consultas são realizadas com hora marcada e todo o material é de uso único e descartável"
  • Av. dos Bancários, n. 76 conj.32 - Ponta da Praia - Santos - SP
  • O atendimento é sempre diferenciado: as consultas com duração de 1 hora, horários rigorosamente respeitados e a segurança de um profissional experiente, devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Biomedicina em Patologia Clínica e Acupuntura, e também com pós graduação e especialização em Acupuntura.
  • Tel.: (13) 3261 6264 - 32612760 - 9714 0735 - e-mail: acupunturatavares@gmail.com
  • VOCÊ PODE ME ENCONTRAR TAMBÉM EM: http://www.bancodesaude.com.br/ - Não deixe de acessar, pois o blog tem dicas importantes sobre saúde.

GOSTOU??? ENTÃO DIVULGUE!!!

"A você que tem prestigiado meu consultório, se está satisfeito com o tratamento que fez ou vem fazendo e acredita que encontrou um profissional sério, capaz de atender as necessidades que o(a) trouxeram até mim, DIVULGUE aos seus conhecidos o meu blog.

Será um grande prazer atender àqueles que me procuram, seja através de uma indicação ou dos meios de propaganda convencionais. Um grande abraço e Seja Feliz."
Dr. José Roberto

TRATANDO COM RESPEITO

Alguns diferenciais que uso em meu consultório, são importantes para a eficácia do tratamento:

. FORMAÇÃO PROFISSIONAL: a garantia de você estar se tratando com um profissional graduado na área de saúde, com pós-graduação (especialização) em acupuntura, com pós-graduação (especialização) em fitoterapia, atualizando-se com cursos e estudos sistematicamente.

. PONTUALIDADE: não vejo o atraso com bons olhos. O respeito por aquele que está privilegiando o meu consultório, começa pela pontualidade rigorosa no horário marcado.

. AGULHAS E MATERIAS EM GERAL TOTALMENTE DESCARTÁVEIS: todo o material usado é estéril e de uso único. As agulhas são descartadas e incineradas, uma a uma, na frente do paciente após o uso.

. CONFORTO ADEQUADO: Ambiente apropriado para o tratamento proposto: Aconchegante, sem exageros, música suave, limpeza e asseio dentro dos padrões exigidos pela ANVISA.

Desta forma, convido à todos para que venham nos conhecer e ao nosso trabalho. Atuamos na área de Biomedicina há 25 anos sendo mais de 13 anos em Acupuntura. Venha inteirar-se do grande rol de patologias em que podemos atuar, aumentando o conforto dos nossos pacientes.

Um grande abraço à todos.

Dr. José Roberto Tavares Lima







OBRIGADO PELO CONTATO!

Obrigado à todos que visitaram esta página. Ela foi criada especialmente para quem gosta da Acupuntura, da Medicina Tradicional Chinesa, da Fitoterapia e de cuidar da saúde, principalmente através de atitudes, sem o uso indiscriminado de medicamentos. Um grande abraço.
Dr. José Roberto Tavares Lima

Total de visualizações de página

domingo, 8 de março de 2009

A PRÓSTATA E A SUA SAÚDE

O que é a Próstata?
A próstata é um órgão exclusivo do homem. Tem a forma de uma pequena maçã e localiza-se logo abaixo da bexiga envolvendo a porção inicial da uretra. A função da próstata é produzir um líquido que é eliminado junto com os espermatozóides durante o ato sexual. Este líquido é muito importante para a vitalidade dos espermatozóides na fecundação.

Por que devo preocupar-me com a Próstata?
Na maioria dos homens, a próstata começa a aumentar de tamanho depois dos quarenta e cinco anos de idade. Esse aumento chamado Hipertrofia Benigna da Próstata, poderá comprimir a uretra dificultando o escoamento do urina, e provocar sintomas:
- sensação de não esvaziar completamente a bexiga ao terminar de urinar
- necessidade de urinar frequentemente, inclusive a noite
- jato urinário fraco e fino
- jato urinário que pára e recomeça
- dificuldade para conter a urina
- necessidade de fazer força para começar a urinar
Esses sintomas comprometem o bem estar. É curioso o fato de muitas pessoas acharem este tipo de vida normal. Isto é um engano! Não fique constrangido; procure o seu médico; ele poderá ajudá-lo a recuperar a sua qualidade de vida, e inclusive evitar complicações como infecções e danos aos rins.

O que é Câncer de Próstata?
O câncer de próstata é um problema muito sério. Ele é o câncer mais frequente no homem: 10% dos homens tem chance de desenvolver um câncer de próstata aos cinquenta anos de idade. O que é preocupante, é que esse número duplica a cada década, por exemplo, passando a 20% aos sessenta anos de idade e 40% aos setenta anos. Nas fases iniciais o câncer de próstata, geralmente, não causa sintomas. Em fases mais avançadas, os sintomas podem ser:
- sintomas de obstrução ao fluxo da urina, parecidos com os da hipertrofia benigna
- sangue na urina
- dores dos ossos
O que devo fazer para prevenir-me desse câncer?
Se você tem mais de quarenta e cinco anos, ou mesmo quarenta anos para aqueles cuja família tem casos dessa doença, consulte um médico para fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano. As mulheres, inteligentemente, logo cedo aprendem que devem visitar o ginecologista anualmente, o que se constitui num dado positivo para o diagnóstico precoce de enfermidades e até para a cura de muitas delas. Já está mais do que na hora dos homens aprenderem essa lição. Seria proveitoso se as mulheres estimulassem ou mesmo levassem os seus companheiros anualmente ao urologista. Se você tem mais de quarenta e cinco anos e não sente nada, tanto melhor. Este é o momento ideal para fazer exames preventivos, pois o câncer da próstata quando identificado nas fases iniciais tem muito aumentadas as chances de cura.
Quais são os exames preventivos para o Câncer de Próstata?
O seu médico fará um exame clínico com palpação da próstata (exame de toque retal) e poderá solicitar exames especializados, como o ultra-som, a biópsia e exames de laboratório. O papel do laboratório é principalmente na realização do exame PSA (Antígeno Prostático Específico). Esta substância produzida pela próstata está normalmente presente no sangue. Em algumas ocasiões, como na hipertrofia benigna da próstata e no câncer da próstata, o PSA pode encontrar-se em níveis aumentados. A interpretação dos resultados dos exames, feita pelo seu médico, leva em consideração a idade do paciente, o tamanho e a consistência da próstata, a correlação entre o PSA total e o PSA livre, os quais em conjunto com o exame clínico permitem estabelecer um diagnóstico, diferenciando um aumento benigno da próstata de um aumento maligno. Em resumo. O aumento maligno da próstata pode pôr em risco a sua vida. Não deixe de fazer exames preventivos, pelo menos, uma vez ao ano, depois dos quarenta e cinco anos de idade.

É necessário preparo prévio para a coleta do exame de PSA?
Além da hipertrofia benigna da próstata e do câncer da próstata, outras causas também podem produzir elevações do PSA. Inflamação ou infecção da próstata, infecções do trato urinário, instrumentações do trato urinário como sondas, instrumentações do reto como o exame de ultra-som transretal, a colonoscopia, e procedimentos sobre a próstata como a biópsia e o toque retal, podem provocar aumento do PSA. Nestes casos, o exame só deverá ser feito a quatro semanas depois. A relação sexual, até dois dias antes do exame, pode levar a resultados aumentados. A prática do ciclismo, assim como a equitação, a bicicleta ergonométrica e alguns exercícios físicos fortes devem ser evitados, pelo menos, três dias antes do exame.

Outras limitações
Medicamentos usados no tratamento do câncer, terapias com hormônios, o uso de finasterida e algumas ervas medicinais também podem alterar o resultado do PSA. A presença de anticorpos heterófilos no soro de alguns pacientes, os quais podem ocorrer na vigência de alguns processos infecciosos ou por causas não identificadas, levam a resultados alterados em vários exames, aí incluído o de PSA. Apesar de todas essas limitações, o teste de PSA associado ao toque retal, ainda é na atualidade a melhor ferramenta para a triagem do câncer de próstata.

A acupuntura, a eletro-acupuntura, a LASERterapia, a magnetoterapia (magnetos aplicados nos pontos de acupuntura), a fitoterapia poderão auxiliar muito na Hipertrofia Benigna da Próstata. Porém, é importantíssimo que os homens tenham em mente: a consulta ao urologista para que sejam feitos os exames de rotina, é imprescindível. O acupunturista precisa trabalhar em conjunto com o urologista, para ter nos exames clínicos, laboratoriais e diagnóstico por imagem a exata situação do paciente e seu progresso.

Dr. José Roberto Tavares Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor: tenho prazer em ler seus comentários e publicá-los, bem como enviar um e-mail pessoal para agradecer seu comentário. Então, peço a gentileza de enviar seu comentário para o meu e-mail e deixar seu nome e e-mail para que eu possa entrar em contato com você. Um abraço e muito obrigado.
acupunturatavares@gmail.com