COMO ME ENCONTRAR

  • "Atendo em meu consultório na especialidade de Acupuntura e LASERterapia (tratamento com LASER, usado para crianças e adultos). As consultas são realizadas com hora marcada e todo o material é de uso único e descartável"
  • Av. dos Bancários, n. 76 conj.32 - Ponta da Praia - Santos - SP
  • O atendimento é sempre diferenciado: as consultas com duração de 1 hora, horários rigorosamente respeitados e a segurança de um profissional experiente, devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Biomedicina em Patologia Clínica e Acupuntura, e também com pós graduação e especialização em Acupuntura.
  • Tel.: (13) 3261 6264 - 32612760 - 9714 0735 - e-mail: acupunturatavares@gmail.com
  • VOCÊ PODE ME ENCONTRAR TAMBÉM EM: http://www.bancodesaude.com.br/ - Não deixe de acessar, pois o blog tem dicas importantes sobre saúde.

GOSTOU??? ENTÃO DIVULGUE!!!

"A você que tem prestigiado meu consultório, se está satisfeito com o tratamento que fez ou vem fazendo e acredita que encontrou um profissional sério, capaz de atender as necessidades que o(a) trouxeram até mim, DIVULGUE aos seus conhecidos o meu blog.

Será um grande prazer atender àqueles que me procuram, seja através de uma indicação ou dos meios de propaganda convencionais. Um grande abraço e Seja Feliz."
Dr. José Roberto

TRATANDO COM RESPEITO

Alguns diferenciais que uso em meu consultório, são importantes para a eficácia do tratamento:

. FORMAÇÃO PROFISSIONAL: a garantia de você estar se tratando com um profissional graduado na área de saúde, com pós-graduação (especialização) em acupuntura, com pós-graduação (especialização) em fitoterapia, atualizando-se com cursos e estudos sistematicamente.

. PONTUALIDADE: não vejo o atraso com bons olhos. O respeito por aquele que está privilegiando o meu consultório, começa pela pontualidade rigorosa no horário marcado.

. AGULHAS E MATERIAS EM GERAL TOTALMENTE DESCARTÁVEIS: todo o material usado é estéril e de uso único. As agulhas são descartadas e incineradas, uma a uma, na frente do paciente após o uso.

. CONFORTO ADEQUADO: Ambiente apropriado para o tratamento proposto: Aconchegante, sem exageros, música suave, limpeza e asseio dentro dos padrões exigidos pela ANVISA.

Desta forma, convido à todos para que venham nos conhecer e ao nosso trabalho. Atuamos na área de Biomedicina há 25 anos sendo mais de 13 anos em Acupuntura. Venha inteirar-se do grande rol de patologias em que podemos atuar, aumentando o conforto dos nossos pacientes.

Um grande abraço à todos.

Dr. José Roberto Tavares Lima







OBRIGADO PELO CONTATO!

Obrigado à todos que visitaram esta página. Ela foi criada especialmente para quem gosta da Acupuntura, da Medicina Tradicional Chinesa, da Fitoterapia e de cuidar da saúde, principalmente através de atitudes, sem o uso indiscriminado de medicamentos. Um grande abraço.
Dr. José Roberto Tavares Lima

Total de visualizações de página

domingo, 30 de maio de 2010

ALGUNS ABSURDOS . . .

Caros leitores . . .
É com satisfação que relato o fato de receber vários comentários sobre os assuntos em meu blog. Graças à Deus, a maioria deles é sempre pedindo uma orientação sobre esse ou aquele assunto, elogiando o blog, pedindo informações sobre os tratamentos propostos, aspectos legais da acupuntura e etc. Normalmente, tais comentários são acompanhados pelo e-mail e a identificação de quem escreve, para que eu possa responder. Interessante que muitas dessas pessoas transformam-se em leitores fiéis do blog e trocamos sempre e-mails.
Não vou fazer do meu blog um ponto de desabafos pessoais e críticas sem fundamento, mas não posso nesta oportunidade deixar passar sem comentário alguns absurdos.
Como nem tudo na vida "são flores", tenho recebido alguns comentários "sempre anônimos", de pessoas inescrupulosas, desatualizadas, desinformadas e com certeza invejosas que, de maneira alguma me tiram do sério, pois tenho segurança no que faço e na minha competência, mas infelizmente os comentários desmerecem a técnica milenar (acupuntura), o que motiva pessoas que nem conhecem o assunto e poderiam usufruir da técnica e não o farão por envolverem-se com comentários impróprios.
Enfatizo aqui que a Acupuntura assim como todas as técnicas propostas pela Medicina Tradicional Chinesa são excelentes e o que faz a diferença é o profissional que as aplica.
Um dos temas abordados em meu blog é sobre o ABSURDO que está sendo pleiteado pela classe médica com o Projeto Ato Médico, já no Senado. Recebi um comentário (é claro que de um anônimo) fazendo a seguinte colocação: "Gostaria de saber do Dr. como realizaria a drenagem de um pneumotórax causado por perfuração da caixa torácica por agulhas de acupuntura? E também como trata um caso de tamponamento cardíaco causado por agulha de acupuntura? Grato". É exatamente esse tipo de comentário que circulando pela internet traz dúvidas ao leitor e gera insegurança na hora de optar pela Acupuntura.
O comentário do "anônimo" em questão mostra mais uma vez alguém preocupado de modo velado, apenas com o corporativismo da classe, sem a preocupação das consequências que tal comentário poderá gerar. Não sei se o comentário é próprio de um médico acupunturista, ou de um médico não acupunturista, mas enfatizo que para qualquer profissional acupunturista que tenha formação adequada, balizada nos princípios da ética, do conhecimento de anatomia e fisiologia, sabe que: a chance de ocorrer um pneumotórax ou tamponamento cardíaco pela inserção de agulhas de acupuntura é MÍNIMA, apesar de grave pelo próprio prognóstico da situação. Casos foram relatados, é verdade. Porém, além de serem raríssimos, são casos cuja responsabilidade técnica do profissional deveria ser apurada, como em outros casos que não envolvem a acupuntura, mas que a mídia enfatiza, descrevendo por exemplo, omissões de socorro em Pronto Socorros, profissionais que aceitam propina para dar laudos falsos e tantos outros abusos e absurdos que são diariamente colocados pela mídia, onde não é a técnica que falha e sim o profissional.
Volto a afirmar que a técnica é muito segura e eficaz. Quem faz a diferença é o profissional que a aplica. Não tenham dúvidas que (até por falta de legislação adequada) ainda é permitido que leigos apliquem acupuntura, sem a exigência de formação adequada e na maioria das vezes por falta de fiscalização da Secretaria de Vigilância Sanitária local, apliquem agulhas de maneira indiscriminada. Repito que, acidentalmente, ou seja, sem dolo, um bom profissional JAMAIS provocará um pneumotórax ou um tamponamento cardíaco. Para quem tem dúvidas a respeito do assunto, procurem na internet em sites com qualidade de informação e encontrarão estudos que relatam com propriedade sobre o tema.
Existem estudos feitos até com inserção de agulhas em cadáveres (feito por profissionais médicos de renome e respeitadíssimos dentro da Acupuntura) que servirão até para acupunturistas se orientarem e, mesmo aqueles sem formação na área de saúde e com pouca instrução em anatomia, tomarem cuidado quando inserirem agulhas nas regiões delimitadas que causariam um pneumotórax ou um tamponamento cardíaco.
Dentro da área de saúde, temos 14 profissões diferentes e uma não é melhor e nem mais importante que a outra. O que precisamos ter em mente é focar única e exclusivamente a nossa eterna formação, buscando o aperfeiçoamento ininterrupto e sistemático, visando com isso apenas o nosso paciente. Desta forma, o tratamento multidisciplinar é a prática que acredito ser a mais favorável àquele que nos procura confiando que temos a capacidade para resolver e diminuir seus sofrimentos.
Do lado direito no meu blog, existe o título: FAÇA SEUS COMENTÁRIOS E PERGUNTAS. No texto, fica claro que os comentários e as perguntas devem ser feitas com identificação. É o que se espera das pessoas educadas, civilizadas, que quando não compartilham da mesma idéia, enfatizam suas opiniões IDENTIFICADAS não se escondendo atrás de um comentário anônimo.
Desta forma, ficam aqui não só a minha indignação mas também o alerta para que as pessoas de bom senso quando procurarem na internet sobre algum assunto, procurem certificar-se se a fonte é fidedigna.
Um grande abraço a todos. Dr. José Roberto Tavares Lima

terça-feira, 11 de maio de 2010

LOMBALGIA E ACUPUNTURA



Este texto é para você que tem sofrido com dores lombares.
As pessoas com queixas de dores lombares tem aparecido ao meu consultório com certa frequência. Muitos aparecem por indicação de amigos e conhecidos que já conhecem o meu trabalho e indicam e outros chegam ao consultório após procurar pela lista telefônica ou internet, ligam e informam-se sobre como a acupuntura poderia ajudá-los.
Entendo que são muitos os profissionais acupunturistas, massagistas, massoterapeutas e tantos outros que atendem à essa queixa: LOMBALGIA (Dores lombares). Não sou e nem posso ser preconceituoso, porém não se brinca com esse tipo de dor e, desta forma, não devemos começar nenhum tratamento para dores lombares sem antes procurarmos orientação médica para diagnóstico preciso. Exames como Raio X e Ressonância Magnética irão descartar patologias como hérnia de discos, discos protrusos (fora do lugar de origem), degeneração de vértebras, osteófitos (famoso Bico de Papagaio), entre tantos. Será o diagnóstico preciso que nos levará ao tratamento mais adequado.
De posse do diagnóstico e da orientação do médico, você e somente você poderá optar pelo que fazer. Muitas vezes temos simples torções que com más posturas (ver televisão deitado no sofá mal posicionado) que resolverá com um simples anti-inflamatório e analgésico e massagem ou algumas sessões de fisioterapia. Mas muitas vezes existe a necessidade de intervenção cirúrgica.
Então, o diagnóstico e a orientação do médico é importantíssima. Vários profissionais avaliando o caso, indicam fisioterapia com aparelhos, cinesioterapia, RPG e acupuntura.
Como biomédico acupunturista, declaro que nunca atendo ninguém com queixa de dores lombares sem antes ver um exame de Raio X ou Ressonância Magnética, pois muitas vezes o paciente acha que é uma simples torção e que resolverá com agulhas, mas o caso é mais sério e precisa de cirurgia. Mas, infelizmente temos (por falta de legislação específica) acupunturistas que não possuem formação na área médica e já se propõem a fazer acupuntura para aliviar as dores daquela pessoa.
Ora, não tenho nada contra os acupunturistas que não tem formação na área médica, mas tenho sim contra aqueles que fazem propaganda dizendo resolver problemas sérios que só alguém com formação mais específica poderia atuar.
Então, oriento a quem possa interessar este texto, que de posse de seu diagnóstico e orientação médica, se for da sua vontade procurar um acupunturista para dar continuidade ao seu tratamento, não deixe de procurar profissionais idôneos, que tenham conhecimento e condições de entender os exames que você está levando à eles, bem como experiência no tratamento de lombalgia. Por esse motivo é importante que o profissional seja indicado por alguém que já fez o tratamento e obteve êxito.
Garanto à todos que para a grande maioria das lombalgias, a associação de atividade física adequada, com acupuntura e as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa adaptadas para a modernidade que vivemos em termos de aparelhos e técnicas, o resultado é fantástico.
Hoje, temos um verdadeiro arsenal de técnicas para auxiliar nestes casos: inserção de agulhas (acupuntura), moxabustão (aquecimento da região dolorosa com um bastão contendo artemísia, que é uma erva anti-inflamatória), LASERterapia (uso de LASER vermelho e infra-vermelho em potências previamente selecionadas para cada caso), magnetoterapia (uso de magnetos para aliviar as dores), fitoterapia (uso de plantas com poderes analgésicos e anti-inflamatórios), eletro-acupuntura (processo onde estimulamos as agulhas de acupuntura com corrente elétrica de baixa intensidade e controlada ), entre outros.
Estamos à disposição para atender você e tirar suas dúvidas. Um abraço.

Dr. José Roberto Tavares Lima

domingo, 9 de maio de 2010

REEMBOLSO DA CONSULTA DE ACUPUNTURA

Caros leitores:

Vários Planos de Saúde prometem reembolsar integral ou parcialmente o valor das sessões de acupuntura, porém relatam que só o farão se o profissional que atender ao seu segurado for médico.
Ora, se não existe Lei Federal que exclua outros profissionais da área de saúde a praticarem a acupuntura ou ainda, Lei Federal que torne a prática de acupuntura uma exclusividade médica, então tais Planos de Saúde estão cometendo duas irregularidades: discriminação profissional e reserva de mercado (para os médicos, é claro).
Alerto que o Conselho Nacional de Saúde já se manifestou a respeito do assunto e coloco aqui na íntegra o que foi decidido na reunião:

RECOMENDAÇÃO CNS Nº 027, DE 15 DE OUTUBRO DE 2009.

O Plenário do Conselho Nacional de Saúde, em sua Ducentésima Segunda Reunião Ordinária, realizada nos dias 14 e 15 de outubro de 2009, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, pela Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990 e pelo Decreto nº 5.839, de 11 de julho de 2006, e
considerando a Portaria MS nº 971 de 3 de maio de 2006 que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde;
considerando o que preconiza a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde e implementada pelo Ministério da Saúde, que prevê a utilização multiprofissional da Medicina Tradicional Chinesa, no que concerne à Acupuntura

RESOLVE:

Recomendar a Agencia Nacional de Saúde Suplementar para que as operadoras de saúde que oferecem estes serviços incluam os profissionais de nível superior com especialidade em Acupuntura (cirurgiões dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais e demais reconhecidos como especialistas), no quadro de profissionais credenciados junto àquelas operadoras, de acordo com o que prevê a legislação em vigor, ou seja, as Portarias do Ministério da Saúde nº 971, de 03 de maio de 2006 e nº 154, de 18 de março de 2008.

Plenário do Conselho Nacional de Saúde em sua Ducentésima Segunda Reunião Ordinária.

Desta forma, oriento a todos que procurem seus planos de saúde e mostrem que vocês conhecem seus direitos. Exijam seus direitos! Os Planos de Saúde são concorrentes entre si, visto o "corpo-a-corpo" que fazem com propagandas prometendo diferenciais que outros planos não oferecem. Os Planos politicamente corretos e preocupados com saúde pública deverão se organizar para melhor atender seus segurados.
Um forte abraço.
Dr. José Roberto Tavares Lima

domingo, 2 de maio de 2010

ACUPUNTURA PARA CRIANÇAS


Tenho recebido vários telefonemas em meu consultório de mães cujos filhos sofrem de alergias (pó, poeira domiciliar, ácaros, etc) e querem saber o que a acupuntura poderia fazer por seus filhos.

O nível energético das crianças é bem mais fácil de equilibrar que o dos adultos. Desta forma, a acupuntura poderá ajudar muito nesses quadros e são inúmeros os médicos pediatras que encaminham seus "pacientezinhos" para a acupuntura.

É claro que o tratamento será feito sempre usando as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, com adaptações para cada idade e cada paciente. Não vou inserir agulhas em crianças com 3 ou 4 anos de idade, mas farei LASERterapia, com todas as técnicas de segurança recomendadas, magnetoterapia, digitopressão (massagem nos pontos de acupuntura com a ponta dos dedos) e a orientação para a mãe ("lição de casa") que fará um trabalho junto comigo, sempre acompanhado pelo(a) médico(a) pediatra da criança, pois sempre fui adepto ao tratamento multidisciplinar.

Tenho tido bastante sucesso com crianças e adolescentes, inclusive com meninas de 11 a 14 anos que começam a menstruar e o ciclo ainda não está bem definido e a menina tem cólicas menstruais (dismenorréia primária).

Mande-me suas dúvidas. Escreva para mim deixando seu e-mail para que eu responda, ou ligue para o consultório. Terei prazer em atender. Um abraço. Dr. José Roberto.

ACUPUNTURA DÓI ?

Essa é a pergunta que mais respondo para os novos pacientes, que nunca fizeram acupuntura. Os principiais medos são (principais perguntas que respondo):

1. "Vou sentir dor quando o senhor inserir as agulhas?"

2. "Quando tirar as agulhas vai sangrar?"

3. "Posso tomar banho depois da sessão de acupuntura?"

4. "Devo ficar em jejum antes da sessão de acupuntura?"

5. "Posso comer após a sessão de acupuntura?


Olha, minha gente, realmente são perguntas importantes, pois as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa não são conhecidas de um modo geral pelas pessoas, fazendo com que dúvidas, mitos, crendices, apareçam. Com certeza, a mais frequente dúvida é quanto à dor.

Quero enfatizar que todos que fazem acupuntura ou qualquer das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, devem primeiramente procurar profissionais que sejam competentes e, a competência é feita não só pelo preparo técnico do profissional , mas por uma série de outros parâmetros: pontualidade, paciência para escutar as queixas do paciente, humildade para encaminhar o paciente à profissionais de outras especialidades visando apenas a saúde do paciente, não ultrapassar limites impostos pela sua profissão, entre tantos.

Em relação às cinco perguntas feitas acima:

A inserção de agulhas deve ser feita com a cautela para não causar nenhum desconforto para o paciente. Desta forma, o paciente não deve sentir dores após a inserção de agulhas, pois elas são extremamente finas e inseridas apenas alguns milímetros na pele. Jamais você terá agulhas inseridas como a "charge" abaixo, que colhi de um blog de um acupunturista e achei muito engraçada.


Quanto às demais perguntas, afirmo que por onde passam os pontos de acupuntura, não temos nenhum vaso sanguíneo importante, que possa sangrar em abundância. Então, se houver algum tipo de sangramento (coisa raríssima de ocorrer), é uma mínima gota que será contida usando um algodão. É claro que o paciente não precisa fazer jejum antes da sessão de acupuntura e também poderá comer após a sessão. O que se pede, é que suas refeições sejam moderadas para que a energia envolvida na sessão sejam todas afuniladas para o problema trazido ao consultório, seja o tratamento de uma dor, de uma ansiedade, de uma depressão, etc. Quanto ao banho, algumas escolas diziam que após a retirada das agulhas, teríamos uma porta aberta para o "escape" de energia e que o banho e a água corrente aceleraria esse processo. Não existem estudos científicos em relação à esse assunto. Eu, particularmente não vejo nada demais no banho após a sessão, principalmente pela sensação de bem-estar, refrescância e relaxamento conseguidos pelo banho. Porém, sabemos que após a sessão de acupuntura, o corpo está buscando um equilíbrio energético e, desta forma, quanto menos energia gastarmos por um período de aproximadamente 2 horas após a sessão, mais rápido o corpo atinge o equilíbrio procurado. Então, evite ginástica, natação, atividade física e atividades de desgastes, neste período.

Um grande abraço à todos e procurem-nos para tirar dúvidas.