Caros leitores . . .
É com satisfação que relato o fato de receber vários comentários sobre os assuntos em meu blog. Graças à Deus, a maioria deles é sempre pedindo uma orientação sobre esse ou aquele assunto, elogiando o blog, pedindo informações sobre os tratamentos propostos, aspectos legais da acupuntura e etc. Normalmente, tais comentários são acompanhados pelo e-mail e a identificação de quem escreve, para que eu possa responder. Interessante que muitas dessas pessoas transformam-se em leitores fiéis do blog e trocamos sempre e-mails.
Não vou fazer do meu blog um ponto de desabafos pessoais e críticas sem fundamento, mas não posso nesta oportunidade deixar passar sem comentário alguns absurdos.
Como nem tudo na vida "são flores", tenho recebido alguns comentários "sempre anônimos", de pessoas inescrupulosas, desatualizadas, desinformadas e com certeza invejosas que, de maneira alguma me tiram do sério, pois tenho segurança no que faço e na minha competência, mas infelizmente os comentários desmerecem a técnica milenar (acupuntura), o que motiva pessoas que nem conhecem o assunto e poderiam usufruir da técnica e não o farão por envolverem-se com comentários impróprios.
Enfatizo aqui que a Acupuntura assim como todas as técnicas propostas pela Medicina Tradicional Chinesa são excelentes e o que faz a diferença é o profissional que as aplica.
Um dos temas abordados em meu blog é sobre o ABSURDO que está sendo pleiteado pela classe médica com o Projeto Ato Médico, já no Senado. Recebi um comentário (é claro que de um anônimo) fazendo a seguinte colocação: "Gostaria de saber do Dr. como realizaria a drenagem de um pneumotórax causado por perfuração da caixa torácica por agulhas de acupuntura? E também como trata um caso de tamponamento cardíaco causado por agulha de acupuntura? Grato". É exatamente esse tipo de comentário que circulando pela internet traz dúvidas ao leitor e gera insegurança na hora de optar pela Acupuntura.
O comentário do "anônimo" em questão mostra mais uma vez alguém preocupado de modo velado, apenas com o corporativismo da classe, sem a preocupação das consequências que tal comentário poderá gerar. Não sei se o comentário é próprio de um médico acupunturista, ou de um médico não acupunturista, mas enfatizo que para qualquer profissional acupunturista que tenha formação adequada, balizada nos princípios da ética, do conhecimento de anatomia e fisiologia, sabe que: a chance de ocorrer um pneumotórax ou tamponamento cardíaco pela inserção de agulhas de acupuntura é MÍNIMA, apesar de grave pelo próprio prognóstico da situação. Casos foram relatados, é verdade. Porém, além de serem raríssimos, são casos cuja responsabilidade técnica do profissional deveria ser apurada, como em outros casos que não envolvem a acupuntura, mas que a mídia enfatiza, descrevendo por exemplo, omissões de socorro em Pronto Socorros, profissionais que aceitam propina para dar laudos falsos e tantos outros abusos e absurdos que são diariamente colocados pela mídia, onde não é a técnica que falha e sim o profissional.
Volto a afirmar que a técnica é muito segura e eficaz. Quem faz a diferença é o profissional que a aplica. Não tenham dúvidas que (até por falta de legislação adequada) ainda é permitido que leigos apliquem acupuntura, sem a exigência de formação adequada e na maioria das vezes por falta de fiscalização da Secretaria de Vigilância Sanitária local, apliquem agulhas de maneira indiscriminada. Repito que, acidentalmente, ou seja, sem dolo, um bom profissional JAMAIS provocará um pneumotórax ou um tamponamento cardíaco. Para quem tem dúvidas a respeito do assunto, procurem na internet em sites com qualidade de informação e encontrarão estudos que relatam com propriedade sobre o tema.
Existem estudos feitos até com inserção de agulhas em cadáveres (feito por profissionais médicos de renome e respeitadíssimos dentro da Acupuntura) que servirão até para acupunturistas se orientarem e, mesmo aqueles sem formação na área de saúde e com pouca instrução em anatomia, tomarem cuidado quando inserirem agulhas nas regiões delimitadas que causariam um pneumotórax ou um tamponamento cardíaco.
Dentro da área de saúde, temos 14 profissões diferentes e uma não é melhor e nem mais importante que a outra. O que precisamos ter em mente é focar única e exclusivamente a nossa eterna formação, buscando o aperfeiçoamento ininterrupto e sistemático, visando com isso apenas o nosso paciente. Desta forma, o tratamento multidisciplinar é a prática que acredito ser a mais favorável àquele que nos procura confiando que temos a capacidade para resolver e diminuir seus sofrimentos.
Do lado direito no meu blog, existe o título: FAÇA SEUS COMENTÁRIOS E PERGUNTAS. No texto, fica claro que os comentários e as perguntas devem ser feitas com identificação. É o que se espera das pessoas educadas, civilizadas, que quando não compartilham da mesma idéia, enfatizam suas opiniões IDENTIFICADAS não se escondendo atrás de um comentário anônimo.
Desta forma, ficam aqui não só a minha indignação mas também o alerta para que as pessoas de bom senso quando procurarem na internet sobre algum assunto, procurem certificar-se se a fonte é fidedigna.
Um grande abraço a todos. Dr. José Roberto Tavares Lima