COMO ME ENCONTRAR

  • "Atendo em meu consultório na especialidade de Acupuntura e LASERterapia (tratamento com LASER, usado para crianças e adultos). As consultas são realizadas com hora marcada e todo o material é de uso único e descartável"
  • Av. dos Bancários, n. 76 conj.32 - Ponta da Praia - Santos - SP
  • O atendimento é sempre diferenciado: as consultas com duração de 1 hora, horários rigorosamente respeitados e a segurança de um profissional experiente, devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Biomedicina em Patologia Clínica e Acupuntura, e também com pós graduação e especialização em Acupuntura.
  • Tel.: (13) 3261 6264 - 32612760 - 9714 0735 - e-mail: acupunturatavares@gmail.com
  • VOCÊ PODE ME ENCONTRAR TAMBÉM EM: http://www.bancodesaude.com.br/ - Não deixe de acessar, pois o blog tem dicas importantes sobre saúde.

GOSTOU??? ENTÃO DIVULGUE!!!

"A você que tem prestigiado meu consultório, se está satisfeito com o tratamento que fez ou vem fazendo e acredita que encontrou um profissional sério, capaz de atender as necessidades que o(a) trouxeram até mim, DIVULGUE aos seus conhecidos o meu blog.

Será um grande prazer atender àqueles que me procuram, seja através de uma indicação ou dos meios de propaganda convencionais. Um grande abraço e Seja Feliz."
Dr. José Roberto

TRATANDO COM RESPEITO

Alguns diferenciais que uso em meu consultório, são importantes para a eficácia do tratamento:

. FORMAÇÃO PROFISSIONAL: a garantia de você estar se tratando com um profissional graduado na área de saúde, com pós-graduação (especialização) em acupuntura, com pós-graduação (especialização) em fitoterapia, atualizando-se com cursos e estudos sistematicamente.

. PONTUALIDADE: não vejo o atraso com bons olhos. O respeito por aquele que está privilegiando o meu consultório, começa pela pontualidade rigorosa no horário marcado.

. AGULHAS E MATERIAS EM GERAL TOTALMENTE DESCARTÁVEIS: todo o material usado é estéril e de uso único. As agulhas são descartadas e incineradas, uma a uma, na frente do paciente após o uso.

. CONFORTO ADEQUADO: Ambiente apropriado para o tratamento proposto: Aconchegante, sem exageros, música suave, limpeza e asseio dentro dos padrões exigidos pela ANVISA.

Desta forma, convido à todos para que venham nos conhecer e ao nosso trabalho. Atuamos na área de Biomedicina há 25 anos sendo mais de 13 anos em Acupuntura. Venha inteirar-se do grande rol de patologias em que podemos atuar, aumentando o conforto dos nossos pacientes.

Um grande abraço à todos.

Dr. José Roberto Tavares Lima







OBRIGADO PELO CONTATO!

Obrigado à todos que visitaram esta página. Ela foi criada especialmente para quem gosta da Acupuntura, da Medicina Tradicional Chinesa, da Fitoterapia e de cuidar da saúde, principalmente através de atitudes, sem o uso indiscriminado de medicamentos. Um grande abraço.
Dr. José Roberto Tavares Lima

Total de visualizações de página

domingo, 23 de agosto de 2009

Consciência e Reputação

"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam de você, é problema deles."
(Bob Marley)

Os alimentos mais saudáveis do mundo

Depois de uma extensa pesquisa, o nutricionista americano Jonny Bowden selecionou os ingredientes com maior valor nutricional, que realmente deveriam fazer parte de nossa dieta diária. Alguns são itens que jogamos fora, como as folhas da beterraba, outros, alimentos aos quais não prestamos muita atenção, como a canela.
Doutorado em nutrição pela Universidade Clayton pela Saúde Natural, o psicólogo Jonny Bowden dedica-se à pesquisa dos alimentos há duas décadas. Além do livro Os 150 Alimentos mais Saudáveis do Planeta, ele vai lançar a obra As Refeições Mais Saudáveis do Mundo. "Quero dizer às pessoas que é possível comer bem, sofisticadamente, explorando inúmeras nuances de sabor e ainda assim ser saudável".
Confira a lista dos alimentos para os quais damos pouca atenção, mas deveriam freqüentar o nosso prato mais vezes.

1- Sardinha: é rica em proteínas e possui minerais essenciais, como magnésio, ferro e selênio, que têm ação anticancerígena. Esse tipo de peixe também ajuda o organismo a liberar o mercúrio e tem altas concentrações de omega 3, um tipo de gordura "boa", essencial para o funcionamento do cérebro, do coração e para a redução da pressão arterial. As sardinhas são chamadas de "comida saudável em lata" por Bowden, que aconselha que sejam compradas as preservadas no próprio óleo ou em azeite, quando não puderem ser consumidas frescas.

2- Repolho: as folhas do vegetal contêm grandes concentrações de substâncias antioxidantes e anticancerígenas chamadas de indoles e sulforafanos. Uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos EUA, apontou que o sulforafano é a substância química encontrada em plantas que mais eleva o nível de enzimas anticancerígenas no organismo.

3- Folha de beterraba: geralmente jogada fora, é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Contém carotenóides, pigmento natural dos vegetais que ajuda a proteger os olhos contra o envelhecimento. Bowden também afirma que a beterraba em si também é um dos alimentos mais ricos que existem. As folhas podem ser comidas cruas na salada ou refogadas, como espinafre.

4- Açaí: em suco ou misturado à comida, como é feito no norte do país, o açaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes. Também é rica em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim e na prevenção de doenças cardíacas. Para Bowden, os brasileiros que não consomem a fruta freqüentemente desperdiçam a benção que a natureza lhes proporcionou.

5- Goiaba: rica em fibras, minerais e vitaminas. Também possui grandes quantidades de licopeno, o mais antioxidante entre todos os carotenóides. O licopeno auxilia na prevenção do câncer de próstata e reduz os riscos de surgimento de catarata e doenças cardiovasculares.

6- Cereja fresca: tem altas concentrações de antocianina, um antiinflamató rio natural. Deve ser comida ao natural ou misturada com iogurte ou vitaminas.

7- Chocolate meio-amargo: rico em flavanóides, que diminuem a pressão sangüínea e promovem o bom funcionamento do sistema circulatório, tem altas concentrações de magnésio, um mineral importante para mais de 300 processos biológicos do organismo.

8- Frutas oleaginosas: são as castanhas, as nozes e as amêndoas. Bowden afirma que todas trazem inúmeros benefícios, apesar do elevado teor calórico. Possuem muitos minerais, proteínas e altos níveis de Omega 3 e Omega 9.

9- Canela: ajuda a controlar o nível de açúcar e de colesterol no sangue, o que previne o risco de doenças cardíacas. Para usufruir dos benefícios da especiaria, basta polvilhar um pouco de canela em pó no café ou no cereal matinal.

10- Semente de abóbora: é uma grande fonte de magnésio. Esse mineral é tão importante, explica Bowden, que estudiosos franceses concluíram que homens com altas taxas de magnésio no sangue têm 40% menos chances de sofrer uma morte prematura do que aqueles com baixos índices. Para consumi-las, toste-as no forno e coma-as por inteiro, inclusive com a casca, que é rica em fibras.

MIOMAS E ACUPUNTURA

"Com bastante frequência tenho sido procurado em meu consultório, por mulheres com miomas uterinos, que padecem com o aumento do volume menstrual, dores abdominais, anemias causadas pelo excesso de sangramento e sangramento fora do período menstrual e uma quantidade enorme de sintomas regidos pela presença dos miomas. Aproveito este momento para esclarecer e orientar as mulheres, que elejam o médico ginecologista da sua confiança e NUNCA DEIXEM DE FAZER TODOS OS EXAMES ginecológicos protocolares: ultrassom de mamas e pélvico (via abdominal ou transvaginal), mamografia, colposcopia e Papanicolau, bem como os exames auxiliares de sangue para determinação de hormônios. É desta forma que você conseguirá manter uma saúde perfeita e evitar transtornos futuros, agindo sempre de maneira preventiva, pois com diagnósticos precoces o tratamento será sempre eficaz. NÃO DEIXE DE CONSULTAR SEU MÉDICO E FAZER SEUS EXAMES GINECOLÓGICOS DE ROTINA" - Dr. José Roberto Tavares Lima

Para que você entenda mais sobre miomas, farei uma rápida e simples descrição:

DEFINIÇÃO
Miomas são os tumores benignos (não cancerosos) mais comuns do trato genital feminino. Eles também são conhecidos como fibromas, fibromiomas ou leiomiomas. Desenvolvem-se na parede muscular do útero. Embora nem sempre causem sintomas, seu tamanho e localização podem causar problemas em algumas mulheres, como por exemplo, sangramento ginecológico importante e dor em baixo ventre.
As causas exatas do aparecimento dos miomas não são bem estabelecidas, mas os pesquisadores acreditam que haja tanto uma predisposição genética quanto uma maior sensibilidade à estimulação hormonal (principalmente estrogênio) nas mulheres que apresentam miomas. Algumas mulheres que podem ter esta predisposição, desenvolvem fatores que permitem que estes cresçam sob a influência dos hormônios femininos. Isto explicaria porque certos grupos étnicos e familiares são mais propensos a ter miomas.
Os miomas variam muito em tamanho. Em alguns casos eles podem causar um crescimento acentuado do útero, simulando uma gravidez de até 5 ou 6 meses. Na maioria dos casos os miomas são múltiplos.


Os miomas podem se localizar em diversas partes do útero. Existem, basicamente, 4 tipos de mioma:

1- Subserosos: aparecem e se desenvolvem abaixo da camada (serosa) externa do útero e se expandem através desta, dando ao útero uma aparência nodular. Tipicamente não afetam o fluxo menstrual, mas podem causar dores em baixo ventre, na região lombar e sensação de pressão no abdômen. Este mioma pode desenvolver uma haste ou pedículo, tornando-o difícil de distinguir de um tumor ovariano na ultra-sonografia.
2-Intramurais: se desenvolvem na parede do útero e se expandem para dentro, aumentando o tamanho do útero. É o tipo mais comum de mioma. Podem causar sangramento menstrual intenso e dores no baixo ventre e na região lombar e/ou sensação de pressão generalizada em baixo ventre, de que muitas mulheres se queixam.
3-Submucosos: estão justamente abaixo do revestimento interno do útero (endométrio). É o tipo menos comum de mioma mas o que pode causar mais problemas. Mesmo um pequeno mioma submucoso pode causar sangramento ginecológico maciço.
4-Pediculados: são os miomas que inicialmente crescem como subserosos e se destacam parcialmente do útero, ficando a ele ligado apenas por uma pequena porção de tecido chamada pedículo. Podem ser confundidos na ultra-sonografia com tumores ovarianos.


QUAIS SÃO OS SINTOMAS MAIS COMUNS?
A maioria dos miomas não causam sintomas – apenas 10 à 20% das mulheres que têm miomas necessitarão de tratamento. Dependendo de sua localização, tamanho e quantidade, a mulher pode apresentar os seguintes sintomas:
· Períodos menstruais prolongados e com fluxo aumentado, sangramento fora de época, algumas vezes com coágulos, podendo levar à anemia. Este é o sintoma mais freqüentemente associado aos miomas.
· Aumento de intensidade das cólicas menstruais.
· Dor em baixo ventre, ou mais precisamente, sensação de pressão ou desconforto causado pelo tamanho e peso dos miomas que pressionam as estruturas adjacentes.
· Dor na região lombar, flanco ou pernas (os miomas podem pressionar os nervos que inervam o baixo ventre e as pernas).
· Dor durante o ato sexual.
· Pressão no sistema urinário, o que tipicamente resulta no aumento da freqüência da micção, principalmente à noite.
· Pressão no intestino grosso, levando à prisão de ventre e retenção de gases.
· Aumento do volume abdominal que pode ser mal interpretado como ganho progressivo de peso.
Se você tem algum destes sintomas, procure seu médico.
TRATAMENTO
O tratamento dos miomas deve ser feito sempre por médico ginecologista, pois ele acompanhará o surgimento de novos miomas, crescimento dos miomas já existentes, sangramentos fora do período menstrual, etc.
Na especialidade de acupuntura, o efeito das agulhas é comprovadamente eficaz para diminuir sangramentos, evitar sangramentos fora do período, diminuir as cólicas menstruais, diminuir as dores abdominais decorrentes dos miomas, controlar retenção de líquidos próprio do período menstrual, diminuir TPM e como já é sabido e comprovado que a inserção de agulhas em pontos específicos controla a produção e liberação de alguns hormônios, também auxilia na diminuição dos miomas.
Para as mulheres que optam pelo tratamento com acupuntura, oriento para que JAMAIS DEIXEM DE FAZER SEUS EXAMES GINECOLÓGICOS DE ROTINA COM O MÉDICO DE SUA CONFIANÇA e que também não abandonem tratamentos. A acupuntura somará ao tratamento convencional. É importante também salientar que, por falta de legislação adequada, hoje não é necessário que o acupunturista tenha formação na área da saúde. Não acho que este seja o momento oportuno para eu manifestar minha opinião sobre o assunto, pois é longo e polêmico, mas creio que algumas patologias não devem ser tratadas por acupunturistas que não sejam da área da saúde: médicos, biomédicos, fisioterapêutas, etc.
Em meu consultório proponho o tratamento com agulhas, LASER nos acupontos (pontos de acupuntura), esferas magnetizadas, mas sempre acompanhado pelos exames ginecológicos de rotina, pedidos pelo ginecologista da paciente.

GRIPE A H1N1

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou nesta sexta-feira, dia 21 de agosto de 2009, que 40% dos casos de infecções graves causadas em nível mundial pela “gripe suína” (rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) ocorrem em crianças e adultos saudáveis, estes últimos com menos de 50 anos.
Em um documento destinado a servir como guia internacional para o tratamento desta gripe com antivirais, a organização adverte que "alguns desses pacientes têm uma repentina e rápida deterioração de sua condição clínica, normalmente no quinto ou sexto dia do surgimento dos sintomas".
A OMS afirma que esse agravamento se caracteriza por uma pneumonia viral que destrói os tecidos pulmonares e não responde aos antibióticos, enquanto surgem complicações em outros órgãos, como o coração, os rins ou o fígado.
No mesmo documento, a OMS esclarece que o agravamento de um paciente não está associado necessariamente a doenças preexistentes ou a condições delicadas de saúde.
Além disso, sugere ao pessoal de saúde, pacientes e todos aqueles que atenderem doentes em casa que fiquem em alerta diante de sinais que indiquem que a gripe está se transformando em uma doença mais grave.
Nesse caso, acrescentou, é preciso tomar ações imediatas e urgentes, que incluirão a administração do antiviral oseltamivir (nome genérico do Tamiflu) e, quando este não estiver disponível, do zanamivir, o outro remédio que mostrou ser eficaz nos casos da nova gripe.
Sobre as crianças com sintomas graves ou com um risco maior de apresentar um quadro grave, a OMS recomenda que recebam rapidamente um tratamento antiviral.
Isso inclui as crianças com menos de 5 anos, considerando que este grupo de idade tem mais risco de piorar.
A OMS enumera também os sinais de alerta que devem ser levados em conta: falta de ar - seja durante atividade física ou em período de repouso -, dificuldade para respirar, coloração azulada, catarro com sangue ou com coloração, e dor no peito.
Menciona também febre alta persistente durante mais de três dias, baixa pressão arterial e alteração da condição mental.
"Nas crianças, os sinais perigosos incluem respiração rápida ou difícil, falta de vivacidade, dificuldade para acordar e pouca vontade de brincar", alerta a OMS.
Além disso, o organismo indica que, "em áreas onde o vírus está circulando de maneira ampla, os profissionais de saúde que tiverem pacientes com sintomas de gripe devem assumir que a causa é o vírus pandêmico", de modo que "a decisão de tratamento não deve esperar uma confirmação de laboratório".
Esta recomendação se baseia em que os dados disponíveis indicam que o vírus A (H1N1) está se transformando rapidamente em dominante, frente ao vírus da gripe sazonal.
No entanto, também lembra que, no mundo, a maioria das pessoas infectadas mostra sintomas de gripe comum e se recupera totalmente em uma semana sem nenhum tratamento médico.

domingo, 16 de agosto de 2009

Insônia e Acupuntura

Na acupuntura tratamos com frequência pacientes com insônia e distúrbios do sono. Sempre meus pacientes me perguntam sobre a importância do sono, quantas horas devemos dormir e enfim, várias perguntas sobre o tema. Costumo dizer que: "as boas noites de sono são importantes para que haja equilíbrio fisiológico, energético e geral, o que contribuirá em grande parte para a manutenção da saúde".
É de suma importância que aquelas pessoas que não tem uma boa qualidade de sono, seja por não desencadearem o sono assim que deitam ou por acordarem muito durante a noite, procurarem ajuda de um especialista para que seja feita a monitoração do sono, através de aparelhos enquanto a pessoa dorme em uma clínica especializada. Alguns casos - vejo em meu consultório - são apenas passageiros e estimulados por estresse, cansaço mental, má alimentação, consumo exagerado de drinks energéticos, bebida alcoólica e cigarro, preocupações com família e trabalho, etc. Esses casos, com auxílio da acupuntura e orientação adequada para retirarem a causa ou se adequarem à elas, já resolve o problema. Outras situações são mais complicadas, pois envolvem apnéia e outras origens. A acupuntura auxilia, mas temos que ter o acompanhamento de um especialista que indicará até prescrição medicamentosa se for necessário.

HPV - Papilomavírus humano

Nos nossos dias, homens e mulheres se contaminam com esse tipo de vírus e nas mulheres os "estragos" são maiores.
O número de tipos diferentes destes "pestinhas" é de aproximadamente 150. Alguns deles são inofensivos e outros causam verrugas em mãos, pés e outros se instalam nos órgãos genitais. Destes 150 tipos, 40 têm preferência pela mucosa genital e dependendo do grupo a que pertencem, deflagram verrugas e tumores genitais.
Sabemos que com certeza 15 deles provocam tumores malignos e 2 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero.
Vamos mostrar em 4 passos simples como as coisas acontecem:
1. A superfície do colo do útero é revestida por 3 camadas de células que se empilham e formam a mucosa. A camada basal ( a mais profunda) é onde o HPV precisa chegar para proliferar. As chamadas micrifissuras, que são bastante comuns nas mulheres, facilitam a entrada do vírus.
2. Assim, o vírus invade a célula sem dificuldades: atravessa a sua membrana e deposita o seu material genético, diretamente no núcleo.
3. O vírus encontra agora o ambiente perfeito para a sua reprodução. Lotando este espaço com suas réplicas, eles saem para infectar células vizinhas.
4. A multiplicação descontrolada de células cheias destes vírus, é o que causa as lesões: benignas, do tipo verrugas ou alterações cancerosas, dependendo do tipo do micro-organismo.
EXAMES PARA DETECTAR O HPV
Papanicolau: Com uma espátula, o médico colhe material do colo do útero e coloca em uma lâmina. Faz-se uma análise no microscópio. Este exame não detecta a presença do vírus, mas dá uma idéia para sabermos se há alteração das células.
Colposcopia: O colposcópio é um aparelho capaz de ampliar 20 vezes a imagem da vagina, da vulva, do colo do útero e do ânus. Para encontrar lesões, um líquido reagente é pincelado na mucosa, auxiliando na diferenciação do processo inflamatório. Nos homens o exame corresponde à peniscopia.
Biópsia: Quando os métodos anteriores acusam alterações celulares ou com características inflamatórias, retira-se uma pequena amostra do tecido suspeito e analisamos ao microscópio.
Captura Híbrida: O material é retirado do colo do útero com auxílio de uma pequena escova, que, depois, é mergulhado em um líquido desenvolvido para conservar as células. Essa técnica acusa a presença do HPV mesmo se não houver sintomas e determina se o microrganismo é de alto ou baixo risco na produção de câncer.
Existem ainda métodos mais recentes que denunciam os subtipos do HPV por meio da análise do seu DNA. Este método ainda é pouco difundido devido à falta de laboratórios preparados para fazer. A grande novidade do momento é um teste desenvolvido pelo norueguês Frank Karlsen que consegue mostrar entre as mulheres infectadas pelo virus de alto risco, quais estão mais sujeitas ao desenvolvimento do câncer de colo de útero. Nessas, "é quase certo que terão câncer de colo de útero se o exame der positivo" , diz o cientista.
AS VACINAS
A bivalente (que protege contra os tipos 16 e 18 do vírus, que são os que mais causam câncer) e a quadrivalente (que age contra os tipos 16 e 18 e, aidna afasta os tipos 6 e 11, responsáveis por 90% das verrugas genitais, que são de difícil tratamento e altamente contagiosas), estão se difundindo em clínicas ginecológicas e clínicas de vacinas por todo o Brasil.
Alguns pediatras acham importante vacinar as meninas com 10 anos ou mais de idade, pois elas provavelmente ainda não tiveram ainda contato com nenhum dos tipos de HPV, por isso o benefício será maior ainda. Muitas mães estão vacinando suas filhas.
Nos estado de São Paulo existem várias clínicas de vacinas que estão fazendo a vacinação. O interessante é comparar qualidade de atendimento, procedência e armazenamento das vacinas, preço e forma de pagamento. Em Santos temos o Delboni Auriemo e a Mar Saúde atendendo nesta e em outras modalidades de vacina.