COMO ME ENCONTRAR

  • "Atendo em meu consultório na especialidade de Acupuntura e LASERterapia (tratamento com LASER, usado para crianças e adultos). As consultas são realizadas com hora marcada e todo o material é de uso único e descartável"
  • Av. dos Bancários, n. 76 conj.32 - Ponta da Praia - Santos - SP
  • O atendimento é sempre diferenciado: as consultas com duração de 1 hora, horários rigorosamente respeitados e a segurança de um profissional experiente, devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Biomedicina em Patologia Clínica e Acupuntura, e também com pós graduação e especialização em Acupuntura.
  • Tel.: (13) 3261 6264 - 32612760 - 9714 0735 - e-mail: acupunturatavares@gmail.com
  • VOCÊ PODE ME ENCONTRAR TAMBÉM EM: http://www.bancodesaude.com.br/ - Não deixe de acessar, pois o blog tem dicas importantes sobre saúde.

GOSTOU??? ENTÃO DIVULGUE!!!

"A você que tem prestigiado meu consultório, se está satisfeito com o tratamento que fez ou vem fazendo e acredita que encontrou um profissional sério, capaz de atender as necessidades que o(a) trouxeram até mim, DIVULGUE aos seus conhecidos o meu blog.

Será um grande prazer atender àqueles que me procuram, seja através de uma indicação ou dos meios de propaganda convencionais. Um grande abraço e Seja Feliz."
Dr. José Roberto

TRATANDO COM RESPEITO

Alguns diferenciais que uso em meu consultório, são importantes para a eficácia do tratamento:

. FORMAÇÃO PROFISSIONAL: a garantia de você estar se tratando com um profissional graduado na área de saúde, com pós-graduação (especialização) em acupuntura, com pós-graduação (especialização) em fitoterapia, atualizando-se com cursos e estudos sistematicamente.

. PONTUALIDADE: não vejo o atraso com bons olhos. O respeito por aquele que está privilegiando o meu consultório, começa pela pontualidade rigorosa no horário marcado.

. AGULHAS E MATERIAS EM GERAL TOTALMENTE DESCARTÁVEIS: todo o material usado é estéril e de uso único. As agulhas são descartadas e incineradas, uma a uma, na frente do paciente após o uso.

. CONFORTO ADEQUADO: Ambiente apropriado para o tratamento proposto: Aconchegante, sem exageros, música suave, limpeza e asseio dentro dos padrões exigidos pela ANVISA.

Desta forma, convido à todos para que venham nos conhecer e ao nosso trabalho. Atuamos na área de Biomedicina há 25 anos sendo mais de 13 anos em Acupuntura. Venha inteirar-se do grande rol de patologias em que podemos atuar, aumentando o conforto dos nossos pacientes.

Um grande abraço à todos.

Dr. José Roberto Tavares Lima







OBRIGADO PELO CONTATO!

Obrigado à todos que visitaram esta página. Ela foi criada especialmente para quem gosta da Acupuntura, da Medicina Tradicional Chinesa, da Fitoterapia e de cuidar da saúde, principalmente através de atitudes, sem o uso indiscriminado de medicamentos. Um grande abraço.
Dr. José Roberto Tavares Lima

Total de visualizações de página

domingo, 22 de fevereiro de 2009

CÁLCULOS NA VESÍCULA BILIAR


A vesícula biliar (no desenho está em verde, à esquerda) é um órgão que armazena e libera a bile (um líquido viscoso), produzida pelo fígado (no desenho está acima da vesícula e ligada à ela) para digerir as gorduras. Quando o alimento passa do estômago para o intestino (tubo que no desenho aparece no canto inferior à direita) – o processo digestivo começa na boca, com a saliva e mastigação, e termina nessas duas cavidades - hormônios dão o sinal para a vesícula se contrair e enviar a bile, essencial na quebra das partículas gordurosas.
Tudo se complica quando pequenos resíduos sólidos – sim, elas mesmas, as pedras – se precipitam na bile. Depositados no fundo da vesícula, eles formam cálculos (nome dado pelos médicos aos “rochedos” biliares) capazes de causar problemas de digestão e comprometer órgãos vitais, como o pâncreas (órgão que no desenho aparece no canto superior direito). A bile se altera e seus componentes entram em desequilíbrio. Enquanto a bile ficar armazenada na vesícula sem ser usada na digestão, as pedras vão se formando (Dr. Alberto Goldenberg, professor da UNIFESP).
A bile é composta por diversas substâncias que convivem em perfeita harmonia. As principais são: colesterol, sais biliares e os fosfolipídeos.
Quando essas substâncias estão em desequilíbrio, o perigo é iminente, ou seja, a pedra vai se formar. Normalmente o colesterol elevado é quem desencadeia essa formação.
Diversos cristais microscópicos precipitam-se para o fundo da vesícula e reunidos podem formar pedras de até 4 centímetros.
Quando a bile é enviada para o intestino, corre-se o risco da pedra viajar junto e ficar presa no início do canal condutor, causando uma inflamação na vesícula chamada colecistite (ver figura).
Caso a pedra obstrua um pouco mais adiante, poderá fechar também o ducto do pâncreas (ver figura), promovendo a pancreatite aguda, que leva a falência do pâncreas e se não tratado a tempo, leva à morte.

E COMO DÓI !!!
Os sintomas que anunciam a presença dos cálculos são basicamente dois: sensação de peso no estômago (o famoso empacho) e cólica biliar. O primeiro ocorre porque a bile fica retida na vesícula devido ao cálculo e a digestão não se completa direito. As dores resultam da contração da vesícula, que se retorce para enviar seu líquido, mas está cheia de obstáculos: AS PEDRAS.
O diagnóstico é feito pelo exame de ultra-som e baseado numa série de fatores, o médico orientará o paciente para o tratamento adequado. O mais interessante é que quando a orientação é para a retirada da vesícula, uma das opções (dependendo da situação em que se encontra o paciente) é a vídeo-laparoscopia, onde o paciente toma anestesia geral e o cirurgião retira a vesícula através de quatro furinhos abertos no abdômen. Apesar de termos uma opinião vinda da Medicina Chinesa diferente da opinião dos cirurgiões, cada caso deve ser avaliado individualmente e sempre acompanhado pelo médico gastroenterologista, que acompanhará a evolução do tamanho da pedra ou das pedras, o deslocamento dela(s) e a necessidade da cirurgia. O mais importante é que o paciente seja acompanhado, pois se a cirurgia for indicada, é imprescindível que ele vá para a cirurgia no seu melhor estado físico, de preferência assintomático ou com sintomas controláveis, ao invés de fazer uma cirurgia de emergência, todo descompensado.
Segundo o Dr. Thomas Szegö, do Hospital Israelita Albert Einstein, a cirurgia é minimamente invasiva e dura em média 1 hora. A recuperação é rápida e basta apenas uma noite internado. Após 3 dias, já dá para voltar à rotina normal. É claro que com a retirada da vesícula, as pedras jamais aparecerão.
A visão da maioria dos médicos gastroenterologistas é: “uma vez que a vesícula armazena bile que já sofreu modificação na sua composição, nunca mais voltará a ser a mesma. Desta forma, não adianta tirar a pedra e sim tirar a vesícula toda”.
Existem também outras alternativas para as pessoas que não querem ou não podem sofrer a cirurgia, por problemas diversos, como idade avançada, por exemplo. Uma delas é a ingestão diária de medicamento à base de ácido ursodesoxicólico, que deverá ser usado para sempre, porém, infelizmente só é eficaz em 10% dos casos. Uma outra alternativa é o tratamento por acupuntura, onde os pontos dos meridianos do fígado, vesícula biliar, baço-pâncreas e outros são estimulados ao longo do corpo, bem como pontos auriculares para complementar. Também são indicados fitoterápicos como silimarina (produzida a partir da planta Cardo mariano), para regenerar o fígado. Dieta é imprescindível, pois sabe-se que o colesterol é um dos grandes vilões.
Sabemos que a acupuntura e a fitoterapia são ciências da área de saúde e, portanto, devem ser praticadas por profissionais idôneos. Profissionais que realmente saibam ler um exame de ultra-som, exames de bioquímica do sangue e, principalmente orientar o paciente para trabalhar multidisciplinarmente com o médico gastroenterologista.

Então, sempre que você optar por tratamento alternativo, tenha critério na escolha do profissional e jamais aceite prescrição de quem não está apto a faze-la.

2 comentários:

  1. Gostei muito do texto sobre os cálculos biliares. Parabéns pela forma de abordagem (bem elementar). Voce está no rumo certo, esperamos o progresso gradual de um grande projeto. Abços. do Clovis.
    email: expertclovis@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua explicaçao estava mesmo precisando.Que site maravilhoso. Abraços!!!!!

    ResponderExcluir

Caro leitor: tenho prazer em ler seus comentários e publicá-los, bem como enviar um e-mail pessoal para agradecer seu comentário. Então, peço a gentileza de enviar seu comentário para o meu e-mail e deixar seu nome e e-mail para que eu possa entrar em contato com você. Um abraço e muito obrigado.
acupunturatavares@gmail.com