Pois é . . .
Verão indo embora, apesar de ainda termos bastante calor!
Noites não tão quentes como as de Verão! Já não precisamos ligar o ar condicionado!
Temperatura média dos dias e tardes um pouco menores que nos meses anteriores.
O que isso indica?
Chegada do Outono!
E o que vem com o Outono?
Bem, eu costumo chamar de Outonite!
Nossa! Outonite? Existe esse nome? Claro que não! Foi um nome que inventei para dar ênfase à um conjunto de sinais e sintomas, que aparecem em grande parte da população nessa época do ano.
As gripes e resfriados começam a aparecer.
As corizas por motivos alérgicos são mais frequentes.
As noites mal dormidas, pois já estávamos acostumados ao horário de Verão acontecem pelo menos duas vezes na semana.
A vontade de ficar na cama mesmo tendo dormido a mesma quantidade de horas que dormíamos no Verão, é praticamente diária.
Quem sofre de constipação intestinal tem seu problema intensificado nessa época.
Os olhos lacrimejam com maior facilidade.
A sensação de areia nos olhos é uma queixa constante.
As coceiras na pele de todo o corpo e mais acentuadamente em braços e pernas, com a observação da pele mais ressecada, é frequente em crianças e idosos, de ambos os sexos.
Enfim, poderíamos numerar aqui um "sem fim" de sinais e sintomas que aparecem bem nessa época do ano.
Quais os reais motivos?
Com a variação climática, mudamos nossos hábitos alimentares e a ingestão de água. Desta forma, nosso corpo se ressente disso e mostra sinais e mostra sintomas e nos faz padecer!
Quer evitar? É bom, pois assim você não precisará fazer uso de medicamentos que no final das contas apenas trarão efeitos colaterais e resolverão a situação de modo paliativo, sem cuidar das causas.
Como evitar?
Procure ingerir uma quantidade maior de água, sempre em pequenos goles. Grandes quantidades só aumentam a diurese e o número de micções diárias. Não segure urina! (Isso vale para qualquer Estação do Ano!). A bexiga é um órgão que tem uma certa elasticidade, mas se você mantém ela cheia em tempo integral, esse aumento de volume acaba deixando a bexiga flácida e você acaba perdendo o controle do esfíncter. Tudo começa com a "Urgência Urinária" e caminha rapidamente (quando não é tratada) para a "Incontinência Urinária".
Se você beber água da hora que levanta até as 17 ou 18 horas (6h da tarde), estará adequadamente hidratado e não precisará tomar mais água até a hora de dormir, com o propósito da hidratação, a não ser que tenha sede. Assim, evita a diurese noturna, o que contribui para diminuir a qualidade do sono.
Proponha-se a comer duas a três porções de frutas diariamente, com a fruta "in natura", pois suas fibras ajudarão na motilidade intestinal e sua parte líquida na hidratação, além de absorver vitaminas e sais minerais.
Se não gosta de mastigar as frutas, faça suco. Pelo menos você ingere a fruta de alguma forma.
É uma época do ano onde os cuidados com os olhos devem ser dobrados, pois ressecamos aquela gordura produzida normalmente nas pálpebras e ela acaba por esfarelar-se. Esses farelos caem dentro dos olhos e causam blefarite!
É uma época do ano onde os cuidados com os olhos devem ser dobrados, pois ressecamos aquela gordura produzida normalmente nas pálpebras e ela acaba por esfarelar-se. Esses farelos caem dentro dos olhos e causam blefarite!
Evite trocar refeições por lanches. Tenho observado no consultório, que algumas pessoas preferem lanchar a jantar. Está errado! Na maioria das vezes esse lanche é mais calórico e muito menos equilibrado que um jantar! Adeque-se para jantar e de preferência, não coma seguindo diretamente para a cama. Dê um intervalo de duas horas. Seu Sistema Digestório precisa trabalhar e não é deitado, na horizontal, que ele fará seu trabalho adequadamente. Além disso, o risco de refluxo e hérnia de hiato aumenta muito!
Faça atividade física adequada à sua idade! Correr uma vez por semana, apenas, além de não resolver, ainda pode te trazer prejuízos para a saúde!
Aqueça seu corpo, antes de alongar! Alongar uma musculatura fria, onde a temperatura externa está baixa, é causar lesão muscular na certa!
Evite lugares aglomerados! Evite lugares fechados, sem ventilação adequada!
Corrija seus filhos quando eles insistem em colocar a mão na boca, nos olhos e no nariz (isso vale para todas as Estações do Ano).
Portanto, a mudança de hábitos para que você passe pelas 4 Estações do Ano sem grandes problemas, é algo a ser trabalhado individualmente!
Está com dificuldades para executar essas tarefas? Tem outras dúvidas? Procure um profissional competente, que trabalhe com Medicina Tradicional Chinesa e, portanto, tem em sua formação de base a composição de cada Estação do Ano e sua influência sobre o Corpo Humano!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor: tenho prazer em ler seus comentários e publicá-los, bem como enviar um e-mail pessoal para agradecer seu comentário. Então, peço a gentileza de enviar seu comentário para o meu e-mail e deixar seu nome e e-mail para que eu possa entrar em contato com você. Um abraço e muito obrigado.
acupunturatavares@gmail.com