Caros Leitores e Caros Colegas Acupunturistas, Fisioterapeutas, Terapeutas Holísticos e todos que trabalham em seus atendimentos com as dores dos seus pacientes . . .
Tenho recebido com frequência perguntas sobre essas duas técnicas: Magnetoterapia e Biomagnetismo Médico. Portanto, resolvi escrever um pouco sobre ambas.
Na Magnetoterapia, o profissional usará magnetos de ferrite ou magnetos de neodímio, das mais variadas potências e tamanhos, para sedar ou estimular pontos de Acupuntura ou em Pontos Ashi (diretamente em cima do local dolorido).
Os magnetos de ferrite são menos potentes e os de neodímio infinitamente mais potentes! Dependendo da área e da espessura do magneto de neodímio, a força que temos que fazer para separar um par é tão grande, que muitas pessoas não conseguem separar! Já os de ferrite possuem menor força de atração, portanto, menor potência.
Para usarmos a Magnetoterapia convencional, precisamos de conhecimentos básicos de Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura. A diversificação do método também é grande, pois podemos associar o uso dos magnetos à eletroestimulação, usando os magnetos como eletrodos. Desta forma, estamos fazendo um eletroestímulo magnético!
Os benefícios da técnica são muitos e incontáveis! A técnica não é invasiva; pode ser usada em crianças ao invés de usarmos agulhas; produz efeito imediato e duradouro; tem fácil manuseio; tem custo operacional relativamente barato; não dói; pode ser usado no lugar das agulhas com ótimos resultados, dentre tantos outros benefícios.
Já o Biomagnetismo Médico consiste em um teste neuromuscular feito no paciente, identificando um par bactéria/vírus já pré estabelecido e identificado pelo Dr. Isaac Goiz Durán (criador da técnica), ao qual ele atribui a incidência das doenças e dos estados patológicos.
Após a identificação do par, coloca-se magnetos de neodímio de grande potência em locais pré determinados para anular o efeito desse par. Para tanto, precisamos fazer um curso específico para entendermos os fundamentos da técnica.
Uma técnica não anula a outra e não interfere na outra. Podemos usar ambas, fazendo a opção por uma ou outra a partir da boa anamnese feita durante uma primeira consulta.
Ambas são muito eficientes, mas devem ser usadas por profissionais habilitados para tanto, pois trabalha-se com grandes quantidades de energia.
Se você é profissional e quer aprender a técnica, procure um curso sério, que tenha boas referências.
Se você é paciente e quer experimentar a técnica, procure por profissionais através da indicação de pessoas conhecidas.
Abraço à todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor: tenho prazer em ler seus comentários e publicá-los, bem como enviar um e-mail pessoal para agradecer seu comentário. Então, peço a gentileza de enviar seu comentário para o meu e-mail e deixar seu nome e e-mail para que eu possa entrar em contato com você. Um abraço e muito obrigado.
acupunturatavares@gmail.com