Caros Leitores . . .
Escolhi o título propositalmente, mas para gerar suspense, coloquei um ponto de interrogação no final, pois este órgão tão importante não é apenas um "saco"!
Viso neste artigo, mostrar algumas curiosidades anatômicas e também oriundas da Medicina Tradicional Chinesa, sobre este nosso órgão tão judiado.
O Estômago é um órgão oco, contendo em seu interior o suco gástrico que é bastante ácido. Sua anatomia é muito interessante, pois seu "fundo" é para cima e tem uma constrição musculosa na porção terminal, chamada piloro, que regula a passagem do que já foi processado para o duodeno e não permitir o retorno.
As pessoas que comem muito rapidamente ou que ficam muitas horas sem comer e quando comem, o fazem com grandes quantidades de alimento, acabam prejudicando seu estômago criando hérnias e irritações e inflamações, às quais chamamos de gastrite que, não raramente, caminham para úlceras, que muitas vezes sangram.
Hoje, temos um exame chamado Endoscopia Digestiva, onde o médico consegue enxergar completamente todo o esôfago, bem como todo o Estômago em toda a sua extensão, fazendo diagnósticos muito precisos de gastrites, úlceras e até câncer. Vejam abaixo a anatomia do Estômago.
Falando agora da Medicina Tradicional Chinesa, o Estômago (Wei em Chinês), tem natureza Yang (quente) e juntamente com o Baço (Pi em Chinês), forma a raiz do Qi pós-natal (Energia obtida após o nascimento), pois a transformação dos alimentos inicia-se no Wei (Estômago).
Suas principais funções são: controlar a recepção, maceração e decomposição dos alimentos, controlar o transporte da Essência dos Alimentos e a Descendência do Qi e originar os Fluídos Corpóreos (Jin Ye).
Desta forma, é o chamado "Órgão das Preocupações"! Quem é muito preocupado, ansioso, fica o tempo todo com a cabeça ocupada com preocupações (muitas vezes desnecessárias), agride o Estômago.
Conseguimos nos dias atuais fazer uma perfeita analogia entre o que a Medicina Tradicional Chinesa descrevia sobre o Estômago (Wei) e a medicina convencional moderna sabe sobre este órgão.
Na Medicina Chinesa dois pontos do Estômago são muito importantes e puncionados em praticamente todas as sessões com pacientes que sofrem de gastrite, úlceras, ansiedade, preocupação excessiva: E36 (Zusanli) e E40 (Fenglong).
Se você sofre de gastrite crônica e já toma medicamentos alopáticos há muito tempo sem sucesso, procure uma alternativa: faça Acupuntura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor: tenho prazer em ler seus comentários e publicá-los, bem como enviar um e-mail pessoal para agradecer seu comentário. Então, peço a gentileza de enviar seu comentário para o meu e-mail e deixar seu nome e e-mail para que eu possa entrar em contato com você. Um abraço e muito obrigado.
acupunturatavares@gmail.com