Caros Leitores . . .
Escrevo este artigo, pois sempre que recebo novos pacientes no consultório que ainda não fizeram Acupuntura, as perguntas são as mesmas:
1. As agulhas são muito grandes?
2. Elas injetam alguma substância?
3. Elas são muito grossas?
4. A gente sente dor?
5. Elas podem quebrar dentro da gente?
6. Elas enferrujam?
7. O que é feito das agulhas após a sessão?
Enfim, essas são apenas 7 das muitas e muitas perguntas que respondo na primeira consulta. Deixo claro, que acho todas muito pertinentes, pois muitas vezes a mídia faz questão de publicar fotos de pacientes com agulhas de Acupuntura "penduradas" no rosto, na cabeça e no corpo todo. Então, acho justo que o paciente pergunte.
Sempre "treinei" minhas secretárias para responder várias dessas perguntas ao telefone, quando o paciente liga e quer informações antes de marcar a primeira consulta. Agora, vou responder à algumas delas.
Vejam bem: existem agulhas de vários tamanhos e espessuras, cada uma usada para uma determinada situação. Porém, nem a mais grossa das agulhas de Acupuntura, chega ao tamanho de uma agulha normal de injeção, pois as agulhas de Acupuntura não tem orifício para injetar nada.
Todas são feitas em aço inoxidável, portanto, não enferrujam e nem quebram dentro do paciente. Todas são formadas basicamente por duas partes: lâmina e cabo. Desta forma, mesmo que o paciente por descuido bata a mão em uma agulha, ela não irá entrar nele além da lâmina.
Elas são maciças, portanto, não injetam nada! Existe uma prática chamada Homeopuntura, onde colocamos homeopatias líquidas e na forma de géis sobre os pontos de Acupuntura, antes de inserirmos as agulhas, mas isso não indica que estamos colocando medicamentos na corrente sanguínea do paciente.
A dor é algo subjetivo para se falar, pois cada um de nós tem um limiar de dor diferente. Se o profissional tiver a paciência de massagear o ponto onde será inserida a agulha, o máximo que o paciente sentirá será uma pequena, leve e passageira picada.
Há algumas décadas atrás, cada paciente tinha o seu jogo de agulhas e levava e trazia para casa ou deixava no consultório do profissional. Isso já aconteceu há décadas! Hoje em dia, os bons consultórios (até por exigência da ANVISA), só usam agulhas e materiais descartáveis. No meu caso, uso um aparelho chamado Destroyer (Desintegrador de Agulhas), que incinera a agulha após o uso e o cabo (única parte da agulha que sobra) é jogado no DescarpaK para ser levado pela Vigilância Sanitária uma vez por semana.
Bem, espero com isso ter dirimido todas as dúvidas com relação às agulhas de Acupuntura. Porém, se ainda tiverem dúvidas, encontro-me à disposição através do e-mail: acupunturatavares@gmail.com
Abaixo, vejam uma foto comparativa entre o tamanho médio de uma agulha de Acupuntura e outras agulhas e artefatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor: tenho prazer em ler seus comentários e publicá-los, bem como enviar um e-mail pessoal para agradecer seu comentário. Então, peço a gentileza de enviar seu comentário para o meu e-mail e deixar seu nome e e-mail para que eu possa entrar em contato com você. Um abraço e muito obrigado.
acupunturatavares@gmail.com