COMO ME ENCONTRAR

  • "Atendo em meu consultório na especialidade de Acupuntura e LASERterapia (tratamento com LASER, usado para crianças e adultos). As consultas são realizadas com hora marcada e todo o material é de uso único e descartável"
  • Av. dos Bancários, n. 76 conj.32 - Ponta da Praia - Santos - SP
  • O atendimento é sempre diferenciado: as consultas com duração de 1 hora, horários rigorosamente respeitados e a segurança de um profissional experiente, devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Biomedicina em Patologia Clínica e Acupuntura, e também com pós graduação e especialização em Acupuntura.
  • Tel.: (13) 3261 6264 - 32612760 - 9714 0735 - e-mail: acupunturatavares@gmail.com
  • VOCÊ PODE ME ENCONTRAR TAMBÉM EM: http://www.bancodesaude.com.br/ - Não deixe de acessar, pois o blog tem dicas importantes sobre saúde.

GOSTOU??? ENTÃO DIVULGUE!!!

"A você que tem prestigiado meu consultório, se está satisfeito com o tratamento que fez ou vem fazendo e acredita que encontrou um profissional sério, capaz de atender as necessidades que o(a) trouxeram até mim, DIVULGUE aos seus conhecidos o meu blog.

Será um grande prazer atender àqueles que me procuram, seja através de uma indicação ou dos meios de propaganda convencionais. Um grande abraço e Seja Feliz."
Dr. José Roberto

TRATANDO COM RESPEITO

Alguns diferenciais que uso em meu consultório, são importantes para a eficácia do tratamento:

. FORMAÇÃO PROFISSIONAL: a garantia de você estar se tratando com um profissional graduado na área de saúde, com pós-graduação (especialização) em acupuntura, com pós-graduação (especialização) em fitoterapia, atualizando-se com cursos e estudos sistematicamente.

. PONTUALIDADE: não vejo o atraso com bons olhos. O respeito por aquele que está privilegiando o meu consultório, começa pela pontualidade rigorosa no horário marcado.

. AGULHAS E MATERIAS EM GERAL TOTALMENTE DESCARTÁVEIS: todo o material usado é estéril e de uso único. As agulhas são descartadas e incineradas, uma a uma, na frente do paciente após o uso.

. CONFORTO ADEQUADO: Ambiente apropriado para o tratamento proposto: Aconchegante, sem exageros, música suave, limpeza e asseio dentro dos padrões exigidos pela ANVISA.

Desta forma, convido à todos para que venham nos conhecer e ao nosso trabalho. Atuamos na área de Biomedicina há 25 anos sendo mais de 13 anos em Acupuntura. Venha inteirar-se do grande rol de patologias em que podemos atuar, aumentando o conforto dos nossos pacientes.

Um grande abraço à todos.

Dr. José Roberto Tavares Lima







OBRIGADO PELO CONTATO!

Obrigado à todos que visitaram esta página. Ela foi criada especialmente para quem gosta da Acupuntura, da Medicina Tradicional Chinesa, da Fitoterapia e de cuidar da saúde, principalmente através de atitudes, sem o uso indiscriminado de medicamentos. Um grande abraço.
Dr. José Roberto Tavares Lima

Total de visualizações de página

sábado, 1 de março de 2014

Um "saco" chamado Estômago???

Caros Leitores . . .
 
Escolhi o título propositalmente, mas para gerar suspense, coloquei um ponto de interrogação no final, pois este órgão tão importante não é apenas um "saco"!
Viso neste artigo, mostrar algumas curiosidades anatômicas e também oriundas da Medicina Tradicional Chinesa, sobre este nosso órgão tão judiado.
O Estômago é um órgão oco, contendo em seu interior o suco gástrico que é bastante ácido. Sua anatomia é muito interessante, pois seu "fundo" é para cima e tem uma constrição musculosa na porção terminal, chamada piloro, que regula a passagem do que já foi processado para o duodeno e não permitir o retorno.
As pessoas que comem muito rapidamente ou que ficam muitas horas sem comer e quando comem, o fazem com grandes quantidades de alimento, acabam prejudicando seu estômago criando hérnias e irritações e inflamações, às quais chamamos de gastrite que, não raramente, caminham para úlceras, que muitas vezes sangram.
Hoje, temos um exame chamado Endoscopia Digestiva, onde o médico consegue enxergar completamente todo o esôfago, bem como todo o Estômago em toda a sua extensão, fazendo diagnósticos muito precisos de gastrites, úlceras e até câncer. Vejam abaixo a anatomia do Estômago.
 
Falando agora da Medicina Tradicional Chinesa, o Estômago (Wei em Chinês), tem natureza Yang (quente) e juntamente com o Baço (Pi em Chinês), forma a raiz do Qi pós-natal (Energia obtida após o nascimento), pois a transformação dos alimentos inicia-se no Wei (Estômago).
Suas principais funções são: controlar a recepção, maceração e decomposição dos alimentos, controlar o transporte da Essência dos Alimentos e a Descendência do Qi e originar os Fluídos Corpóreos (Jin Ye).
Desta forma, é o chamado "Órgão das Preocupações"! Quem é muito preocupado, ansioso, fica o tempo todo com a cabeça ocupada com preocupações (muitas vezes desnecessárias), agride o Estômago.
Conseguimos nos dias atuais fazer uma perfeita analogia entre o que a Medicina Tradicional Chinesa descrevia sobre o Estômago (Wei) e a medicina convencional moderna sabe sobre este órgão.
Na Medicina Chinesa dois pontos do Estômago são muito importantes e puncionados em praticamente todas as sessões com pacientes que sofrem de gastrite, úlceras, ansiedade, preocupação excessiva: E36 (Zusanli) e E40 (Fenglong).
Se você sofre de gastrite crônica e já toma medicamentos alopáticos há muito tempo sem sucesso, procure uma alternativa: faça Acupuntura!

Orgulho de Ser Acupunturista

Caros Leitores . . .
 
Tenho visto na Internet tantas polêmicas em relação à Acupuntura, porém uma grande parte delas infundadas! Publicadas por pessoas que não fazem Acupuntura e mal conhecem essa técnica milenar! Pior que isso é quando a publicação acontece por parte de entidades que se acham "donos" da Acupuntura e querem (infelizmente) manipular a opinião pública com falsas notícias. Triste isso, pois a Acupuntura já foi declarada pela ciência como uma técnica eficaz para tratamentos diversos, onde a abordagem do profissional acupunturista é muito diferente da abordagem clínica feita pelo médico, por exemplo.
Quando um acupunturista (com boa formação) escuta uma queixa (por exemplo: "tenho dor no joelho esquerdo, todas as vezes que subo escada, mas é só quando subo. Não acontece quando desço ou quando caminho."), ele não faz uma abordagem igual a do médico ortopedista. A abordagem inclui perguntas que levarão o acupunturista a um diagnóstico energético daquela síndrome. É claro que sua experiência de formação anterior à acupuntura (biomedicina, fisioterapia, etc.) irá leva-lo a complementar o que está vendo. Na maioria das vezes, o tratamento segue de maneira multidisciplinar, pois o profissional encaminhará o paciente para fazer um exame complementar (Raio X, Ressonância Magnética, etc.), para descartar lesões mais graves. Desta forma, é importantíssimo que o paciente saiba bem qual profissional está procurando, pois o mais importante nessas horas é você ter a segurança de que cada um está trabalhando dentro da sua área de atuação, sem invadir a área de outros profissionais.
Procure sempre profissionais por indicação! Infelizmente, hoje em dia muitas pessoas abrem consultórios e se dizem acupunturistas, tendo feito apenas um curso de um final de semana, que não te dá habilitação alguma e seus consultórios estão na clandestinidade, pois não foram vistoriados pela Vigilância Sanitária local e nem possuem Alvará de Funcionamento.
O título da matéria (Orgulho De Ser Acupunturista), é pelo fato de estar completando no dia de hoje 29 anos de formado biomédico, com 17 anos de consultório de Acupuntura, tendo nesses anos todos acumulado experiência e muitas histórias boas para relembrar. Agradeço à todos que passaram por mim nesses anos, pois a confiança é o primeiro ponto a ser levado em consideração quando se trata da nossa saúde! Forte abraço à todos!
 
 

Agulhas de Acupuntura

Caros Leitores . . .
 
Escrevo este artigo, pois sempre que recebo novos pacientes no consultório que ainda não fizeram Acupuntura, as perguntas são as mesmas:
1. As agulhas são muito grandes?
2. Elas injetam alguma substância?
3. Elas são muito grossas?
4. A gente sente dor?
5. Elas podem quebrar dentro da gente?
6. Elas enferrujam?
7. O que é feito das agulhas após a sessão?
Enfim, essas são apenas 7 das muitas e muitas perguntas que respondo na primeira consulta. Deixo claro, que acho todas muito pertinentes, pois muitas vezes a mídia faz questão de publicar fotos de pacientes com agulhas de Acupuntura "penduradas" no rosto, na cabeça e no corpo todo. Então, acho justo que o paciente pergunte.
Sempre "treinei" minhas secretárias para responder várias dessas perguntas ao telefone, quando o paciente liga e quer informações antes de marcar a primeira consulta. Agora, vou responder à algumas delas.
Vejam bem: existem agulhas de vários tamanhos e espessuras, cada uma usada para uma determinada situação. Porém, nem a mais grossa das agulhas de Acupuntura, chega ao tamanho de uma agulha normal de injeção, pois as agulhas de Acupuntura não tem orifício para injetar nada.
Todas são feitas em aço inoxidável, portanto, não enferrujam e nem quebram dentro do paciente. Todas são formadas basicamente por duas partes: lâmina e cabo. Desta forma, mesmo que o paciente por descuido bata a mão em uma agulha, ela não irá entrar nele além da lâmina.
Elas são maciças, portanto, não injetam nada! Existe uma prática chamada Homeopuntura, onde colocamos homeopatias líquidas e na forma de géis sobre os pontos de Acupuntura, antes de inserirmos as agulhas, mas isso não indica que estamos colocando medicamentos na corrente sanguínea do paciente.
A dor é algo subjetivo para se falar, pois cada um de nós tem um limiar de dor diferente. Se o profissional tiver a paciência de massagear o ponto onde será inserida a agulha, o máximo que o paciente sentirá será uma pequena, leve e passageira picada.
Há algumas décadas atrás, cada paciente tinha o seu jogo de agulhas e levava e trazia para casa ou deixava no consultório do profissional. Isso já aconteceu há décadas! Hoje em dia, os bons consultórios (até por exigência da ANVISA), só usam agulhas e materiais descartáveis. No meu caso, uso um aparelho chamado Destroyer (Desintegrador de Agulhas), que incinera a agulha após o uso e o cabo (única parte da agulha que sobra) é jogado no DescarpaK para ser levado pela Vigilância Sanitária uma vez por semana.
Bem, espero com isso ter dirimido todas as dúvidas com relação às agulhas de Acupuntura. Porém, se ainda tiverem dúvidas, encontro-me à disposição através do e-mail: acupunturatavares@gmail.com
Abaixo, vejam uma foto comparativa entre o tamanho médio de uma agulha de Acupuntura e outras agulhas e artefatos.