Texto: Dr. José Roberto Tavares Lima
A mídia escrita e falada mostra diariamente as desvantagens desse hábito terrível: o tabagismo. A indústria de remédios lança sempre um novo medicamento, visto sempre como "milagroso" na cura desse vício. A grande verdade é que, para que a pessoa consiga parar de fumar, só tem um grande "remédio": ELA TEM QUE QUERER!
Praticamente todos os fumantes conseguem largar o hábito de fumar, a partir da determinação: "NÃO QUERO MAIS FUMAR". Mas a grande dificuldade em conseguir largar o vício, está basicamente fundamentada em duas premissas: o vício e o vínculo que a pessoa tem com o cigarro.
Desta forma, é interessante que o tabagista tenha o auxílio de um profissional da área de saúde, com o intuito de receber o suporte técnico adequado. A acupuntura, a homeopatia e a fitoterapia, são algumas técnicas onde se encontra esse suporte.
Não acreditem em "agulhas milagrosas" que fazem a pessoa abandonar o cigarro. O que temos é a inserção de agulhas em pontos selecionados pelo profissional, que diminuem abruptamente a compulsão pelo cigarro e a ansiedade de acender um cigarro atrás do outro. A partir daí, o tabagista diminui o consumo até parar. Com certeza, o profissional tem que ter habilidade suficiente para fazer a seleção de pontos, bem como para dar o respaldo emocional adequado.
Para você, fumante que se impressiona com imagens, veja imagens de pulmões de não-fumantes e de fumantes, para ver como sua capacidade respiratória está diminuída, além de outras doenças que são típicas de fumantes.
pulmão de não-fumante
pulmão de fumante
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor: tenho prazer em ler seus comentários e publicá-los, bem como enviar um e-mail pessoal para agradecer seu comentário. Então, peço a gentileza de enviar seu comentário para o meu e-mail e deixar seu nome e e-mail para que eu possa entrar em contato com você. Um abraço e muito obrigado.
acupunturatavares@gmail.com