COMO ME ENCONTRAR

  • "Atendo em meu consultório na especialidade de Acupuntura e LASERterapia (tratamento com LASER, usado para crianças e adultos). As consultas são realizadas com hora marcada e todo o material é de uso único e descartável"
  • Av. dos Bancários, n. 76 conj.32 - Ponta da Praia - Santos - SP
  • O atendimento é sempre diferenciado: as consultas com duração de 1 hora, horários rigorosamente respeitados e a segurança de um profissional experiente, devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Biomedicina em Patologia Clínica e Acupuntura, e também com pós graduação e especialização em Acupuntura.
  • Tel.: (13) 3261 6264 - 32612760 - 9714 0735 - e-mail: acupunturatavares@gmail.com
  • VOCÊ PODE ME ENCONTRAR TAMBÉM EM: http://www.bancodesaude.com.br/ - Não deixe de acessar, pois o blog tem dicas importantes sobre saúde.

GOSTOU??? ENTÃO DIVULGUE!!!

"A você que tem prestigiado meu consultório, se está satisfeito com o tratamento que fez ou vem fazendo e acredita que encontrou um profissional sério, capaz de atender as necessidades que o(a) trouxeram até mim, DIVULGUE aos seus conhecidos o meu blog.

Será um grande prazer atender àqueles que me procuram, seja através de uma indicação ou dos meios de propaganda convencionais. Um grande abraço e Seja Feliz."
Dr. José Roberto

TRATANDO COM RESPEITO

Alguns diferenciais que uso em meu consultório, são importantes para a eficácia do tratamento:

. FORMAÇÃO PROFISSIONAL: a garantia de você estar se tratando com um profissional graduado na área de saúde, com pós-graduação (especialização) em acupuntura, com pós-graduação (especialização) em fitoterapia, atualizando-se com cursos e estudos sistematicamente.

. PONTUALIDADE: não vejo o atraso com bons olhos. O respeito por aquele que está privilegiando o meu consultório, começa pela pontualidade rigorosa no horário marcado.

. AGULHAS E MATERIAS EM GERAL TOTALMENTE DESCARTÁVEIS: todo o material usado é estéril e de uso único. As agulhas são descartadas e incineradas, uma a uma, na frente do paciente após o uso.

. CONFORTO ADEQUADO: Ambiente apropriado para o tratamento proposto: Aconchegante, sem exageros, música suave, limpeza e asseio dentro dos padrões exigidos pela ANVISA.

Desta forma, convido à todos para que venham nos conhecer e ao nosso trabalho. Atuamos na área de Biomedicina há 25 anos sendo mais de 13 anos em Acupuntura. Venha inteirar-se do grande rol de patologias em que podemos atuar, aumentando o conforto dos nossos pacientes.

Um grande abraço à todos.

Dr. José Roberto Tavares Lima







OBRIGADO PELO CONTATO!

Obrigado à todos que visitaram esta página. Ela foi criada especialmente para quem gosta da Acupuntura, da Medicina Tradicional Chinesa, da Fitoterapia e de cuidar da saúde, principalmente através de atitudes, sem o uso indiscriminado de medicamentos. Um grande abraço.
Dr. José Roberto Tavares Lima

Total de visualizações de página

domingo, 25 de janeiro de 2009

EFEITO DA ACUPUNTURA NA DOR INTENSA CAUSADA PELA SINUSITE OU PELA RINITE


A dor intensa é o motivo das queixas dos pacientes com sinusite ou rinite e, muitas vezes, a medicação consumida é impotente para deter essa dor. Felizmente a Acupuntura oferece resultados maravilhosos, diminuindo ou mesmo cessando dores muito intensas. Isto ocorre graças ao seu poder de produzir endorfinas logo no início da sessão de Acupuntura, por ocasião da inserção das agulhas. O paciente experimenta alívio já entre os 15 ou 20 minutos após o início da sessão.Este bem estar, sem dor ou com a dor diminuída, permanece por tempo variável, dependendo de cada organismo. Existem pacientes que, após uma sessão de Acupuntura, conseguem ficar alguns dias sem dor. Outros sentem o retorno da dor no dia seguinte ou mesmo após algumas horas. Esta diferença de tempo livre da dor deve-se às diferenças pessoais, ao fato do paciente estar sendo tratado já há algum tempo com Acupuntura (neste caso seu organismo aproveita melhor o efeito e retém por muito mais tempo a sensação agradável sem dor), idade, produção de endorfinas, etc. Com o decorrer do tratamento o tempo sem dor e entre crises aumenta muito. Na maioria dos casos, no final do tratamento, o paciente fica livre definitivamente do problema. O uso de aparelhos eletrônicos modernos, conectados às agulhas e enviando estímulos semelhantes aos que nosso organismo produz, faz com que Acupuntura seja muito mais eficaz.

sábado, 24 de janeiro de 2009

A ACUPUNTURA E O FURO NA ORELHA

Caro leitor:
"Encontrei esse texto muito interessante na internet e como vem de encontro com o meu trabalho, resolvi publicá-lo na íntegra. Sempre procuro dar os créditos aos criadores e este texto vale a pena ser lido, pois está bem escrito e foi feito por profissional que demonstra entender do assunto. Uma pena eu não ter encontrado o nome do autor do texto para dar os parabéns e citar seu nome. Mas, se você autor entrar em contato com o seu texto em meu blog, não fique bravo ou faça comentários agressivos. Apenas fale-me seu nome que terei prazer em publicá-lo e divulgar seu trabalho. Um grande abraço e curtam o texto. - Dr. José Roberto Tavares Lima"

A acupuntura auricular (aurículo-terapia) apóia-se no conceito de que nas orelhas existem pontos reflexos que correspondem a todos os órgãos, partes e funções do corpo. Estimulando-se estes pontos, o cérebro recebe impulsos que desencadeiam fenômenos físicos nas áreas afetadas, promovendo o re-equilíbrio. Daí a possibilidade de, em se fazendo uma perfuração aleatória na orelha, atingir algum destes pontos e conseqüentemente provocar algum problema ao órgão ou parte do corpo. Desta forma, utilizando-se o conhecimento do método por acupuntura, pode-se realizar o procedimento minimizando ao máximo o risco de atingir algum ponto.
DICAS E PROCEDIMENTO

Alguns procedimentos devem ser observados pelos pais ou pessoas que queiram utilizar brincos ou adornos:

  • Sempre utilize brincos ou adornos fabricados em metal nobre, como : aço inox, ouro amarelo, ouro branco ou platina.
  • Em caso de recém nascidos, utilize brincos com fechamento em tarracha, sem que o eixo do brinco a transpasse, para não machucar a nuca do bebê.
  • Para crianças acima de 6 meses, os pais podem optar pelo uso de uma fita adesiva anestésica (encontrada em drogarias), colocada na frente e atrás do lóbulo, 2 horas antes do procedimento.
  • A perfuração pode ser realizada de acordo com a orientação de seu pediatra ou a partir dos 15 dias de vida.
  • Nas crianças com idade entre 3 e 6 anos, utiliza-se o método da "brinquedoterapia", que consiste em realizar o furo na orelha de uma boneca, pela própria criança. O resultado é a permissão da criança para a realização do procedimento sem nenhum receio.

AS EVIDÊNCIAS DA ACUPUNTURA ( 5 )

PROBLEMAS DE CONTROLE DE BEXIGA
Um relatório, na edição de julho de 2005, da Obstetrics Gynecology (Obstetrícia e Ginecologia) descobriu que a acupuntura pode aliviar problemas de bexiga hiperativa. Em um grupo com 74 mulheres, aquelas que foram tratadas com acupuntura para controle de bexiga fizeram 30% menos idas urgentes ao banheiro, em comparação com apenas 3% entre o grupo que recebeu acupuntura simulada.

AS EVIDÊNCIAS DA ACUPUNTURA ( 4 )

FERTILIZAÇÃO "IN VITRO"
Três estudos realizados em 2006 e publicados no "Fertility and Sterility Journal" (Publicação sobre fertilidade e esterilidade) sugeriram que a acupuntura pode auxiliar mulheres que estão passando por procedimento de fertilização in vitro. Quando as mulheres receberam acupuntura antes e depois da transferência de embrião, tinham uma probabilidade de engravidar de 8 a 18% maior do que as mulheres que passaram por acupuntura simulada (mais detalhes abaixo) ou que não passaram por nenhum tipo de tratamento. Único sinal de alerta: um dos estudos descobriu que mulheres que passaram por sessões de acupuntura tinham uma probabilidade um pouco maior de ter abortos espontâneos.

AS EVIDÊNCIAS DA ACUPUNTURA ( 3 )

Foto cedida por Dreamstime
A acupuntura pode ajudar as mulheres com câncer de mama que estão fazendo quimioterapia
NÁUSEA INDUZIDA PELA QUIMIOTERAPIA
Náusea induzida pela quimioterapia. Um estudo de 2000, publicado no "Journal of the American Medical Association" (Publicação da Associação Médica Americana), descobriu que a eletroacupuntura, em conjunto com um medicamento antináusea, reduzia a náusea e vômitos causados pela quimioterapia melhor do que o medicamento usado isoladamente. Esse estudo incluiu 104 mulheres com câncer de mama que receberam quimioterapia em altas doses. As mulheres no grupo de eletroacupuntura representaram somente um terço dos casos de vômitos em relação àquelas do grupo que recebeu somente a medicação. Uma análise prévia de 11 estudos também mostrou que a acupuntura é eficaz para náusea relacionada à quimioterapia, além de cirurgias e gravidez.

AS EVIDÊNCIAS DA ACUPUNTURA ( 2 )

FIBROMIALGIA
Um estudo de 2006 da Mayo Clinic, realizado com 50 pacientes, descobriu que a acupuntura melhorou significativamente os sintomas da fibromialgia, um problema que causa dor muscular, fadiga e rigidez nas articulações.

AS EVIDÊNCIAS DA ACUPUNTURA ( 1 )

OSTEOARTROSE
Um estudo de 2004, presente nos "Anais de Medicina Interna", descobriu que a acupuntura reduzia a dor e melhorava o funcionamento, de forma significativa, em pessoas com osteoartrose do joelho que não encontravam auxílio na medicina convencional. Esse estudo incluiu 294 pacientes com osteoartrose crônica. Após oito semanas, os participantes que receberam acupuntura relataram uma diminuição da dor no joelho afetado, em relação àqueles que não receberam o tratamento.

PEDRA GIGANTE É RETIRADA DO RIM DE UM HOMEM


Notícia divulgada em 20/01/2009
Pedra gigante é retirada do rim de um paciente húngaro.
A médica segura a pedra que foi retirada do rim, detectada na radiografia (veja as fotos).
Uma pedra de 17 centímetros de diâmetro foi retirada do rim do paciente Sandor Sarkadi, em Debrecen, cidade localizada a 245 km da capital da Hungria, Budapeste. Após a cirurgia abdominal para a retirada, a urologista Judit Csorba, do hospital Kenez Gyula, mostrou a pedra de 1,125 Kg para Sarkadi e sua esposa, nesta terça-feira (20/1). A radiografia feita antes da operação mostra o espaço que a pedra gigante ocupava no corpo do paciente.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

TABAGISMO

Texto: Dr. José Roberto Tavares Lima

A mídia escrita e falada mostra diariamente as desvantagens desse hábito terrível: o tabagismo. A indústria de remédios lança sempre um novo medicamento, visto sempre como "milagroso" na cura desse vício. A grande verdade é que, para que a pessoa consiga parar de fumar, só tem um grande "remédio": ELA TEM QUE QUERER!
Praticamente todos os fumantes conseguem largar o hábito de fumar, a partir da determinação: "NÃO QUERO MAIS FUMAR". Mas a grande dificuldade em conseguir largar o vício, está basicamente fundamentada em duas premissas: o vício e o vínculo que a pessoa tem com o cigarro.
Desta forma, é interessante que o tabagista tenha o auxílio de um profissional da área de saúde, com o intuito de receber o suporte técnico adequado. A acupuntura, a homeopatia e a fitoterapia, são algumas técnicas onde se encontra esse suporte.
Não acreditem em "agulhas milagrosas" que fazem a pessoa abandonar o cigarro. O que temos é a inserção de agulhas em pontos selecionados pelo profissional, que diminuem abruptamente a compulsão pelo cigarro e a ansiedade de acender um cigarro atrás do outro. A partir daí, o tabagista diminui o consumo até parar. Com certeza, o profissional tem que ter habilidade suficiente para fazer a seleção de pontos, bem como para dar o respaldo emocional adequado.
Para você, fumante que se impressiona com imagens, veja imagens de pulmões de não-fumantes e de fumantes, para ver como sua capacidade respiratória está diminuída, além de outras doenças que são típicas de fumantes.
pulmão de não-fumante
pulmão de fumante

MANDALA ( 5 )

1. EQUILÍBRIO
2. MUDANÇA DOS TEMPOS
3. EMERGÊNCIA
4. RODA DA MEDICINA

MANDALA ( 4 )

1. INTUIÇÃO
2. CONEXÃO
3. CAPACITAÇÃO
4. GRATIDÃO

TODAS AS MANDALAS AQUI APRESENTADAS FORAM GENTILMENTE CEDIDAS POR CLEIDE MARIA GOMES FERREIRA

MANDALA ( 3 )


COMO ATUA O TRABALHO COM MANDALA
A mandala trabalha os seguintes aspectos pessoais: físico, emocional e energético. No aspecto físico, promove-se o bem-estar, o relaxamento e a prevenção do estresse. Emocionalmente, pode trabalhar conteúdos oriundos de emoções antigas, atuais ou futuras, pois sinaliza aqueles que irão emergir. Neste trabalho (mandalas pessoais), é muito comum surgirem traumas passados, que são colocados no desenho de forma sutil, só percebidos por quem souber fazer a leitura do que está sendo sinalizado. Esta leitura se faz por meio do traço, da forma, das cores, dos símbolos e de vários outros aspectos que aparecem quando se desenha uma mandala pessoal. Qualquer pessoa pode se conhecer e se trabalhar com mandalas, tanto com a ajuda de um terapeuta, quanto sozinho. A pessoa pode fazê-lo confeccionando e colorindo mandalas, ou, ainda, meditando com elas. A mandala irá colocar, de forma sutil, no lugar certo aquilo que se encontra fora de lugar, Jung diz que “A mandala possui uma eficácia dupla: conservar a ordem psíquica se ela já existe; restabelecê-la, se desapareceu. Nesse último caso, exerce uma função estimulante e criadora.” No aspecto energético, a mandala ativa, energiza e irradia, podendo harmonizar ambientes físico ou pessoal carregados negativamente, ou aura de sofrimento e tristeza. Ainda energeticamente, a mandala pode levar a pessoa a contatos com dimensões supraconscientes e ao encontro de um caminho espiritual. Neste sentido, a mandala foi, e ainda é, muito utilizada para a meditação e para o desenvolvimento e a ampliação da consciência. No budismo tibetano os monges fazem-na de areia para depois serem ofertadas às divindades. É importante saber que para qualquer finalidade que se queira alcançar trabalhando com mandalas tem de se desenvolver a perseverança, a persistência e a força de vontade. Trabalhar com mandalas é uma forma carinhosa de abrir o coração para a criatividade, a intuição e o amor.
A MANDALA ACIMA É DA ENERGIA DA SABEDORIA.

MANDALA ( 2 )


PARA QUE SERVE A MANDALA
A mandala pode ser utilizada na decoração de ambientes, na arquitetura, ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual. A mandala pode restabelecer a saúde interior e exterior. Podemos usar uma mandala para a cura emocional, que refletirá positivamente em nosso estado físico, e assim ficaremos com mais saúde e vigor. Também podemos utilizar uma mandala para a cura de ambientes, como o familiar e o de trabalho, ou para preparar um espaço especial, onde você irá meditar ou fazer sessões de cura, como massagem, Reiki, astrológica, psicoterápica, atendimento clínico.
A MANDALA ACIMA É A MANDALA DA ENERGIA DE CURA.

MANDALA ( 1 )


Começaremos aqui uma viagem sobre o mundo das mandalas. Esse assunto é fantástico e tem muita utilidade conhecermos sobre ele. Não pense em crenças, religiões ou qualquer outro assunto que não seja a própria física. Então vamos lá:

O QUE É MANDALA
Mandala é uma palavra sânscrita, que significa círculo. Mandala também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia. Universalmente a mandala é o símbolo da totalidade, da integração e da harmonia.Em várias épocas e culturas, a mandala foi usada como expressão científica, artística e religiosa. Podemos ver mandalas na arte rupestre, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas mandalas e thankas tibetanas, nas rosáceas da Catedral de Chartres, nas danças circulares, nos rituais de cura e arte indígenas, na alquimia, na magia, nos escritos herméticos e na arte sacra dos séculos XVI, VII e XVIII.A forma mandálica pode ser encontrada em todo início, na Terra e no Cosmo: a célula, o embrião, as sementes, o caule das árvores, as flores, os cristais, as conchas, as estrelas, os planetas, o Sol, a Lua, as nebulosas, as galáxias. Se observarmos o cotidiano a nossa volta, perceberemos estruturas mandálicas onde nunca pensaríamos haver, como no gostoso pãozinho ou no macarrão que comemos: começam com a massa que depois de amassada vira uma bola – mandala tridimensional – para crescer. O prato onde comemos tem a forma circular, e quando nos servimos formamos uma mandala colorida, que irá nos alimentar e nos nutrir, dando energia e vitalidade ao nosso corpo. A própria Terra foi formada por uma explosão de forma mandálica.
A MANDALA ACIMA À DIREITA É A MANDALA DO TAO.

O NOSSO COLESTEROL DE CADA DIA

Texto: Dr. José Roberto Tavares Lima

COLESTEROL: MOCINHO E VILÃO
O colesterol é uma substância pertencente à classe dos lipídeos (conhecidos como gorduras), presente, normalmente, no sangue e em todas as células do corpo. Portanto, é normal ter colesterol no organismo. Ele é um elemento fundamental para termos saúde. É um componente de membranas celulares, hormônios e de outros elementos vitais.
São os níveis elevados de colesterol no organismo que despertam a preocupação. Eles podem levar, com o tempo, à obstrução das artérias em todos os órgãos do corpo, especialmente das que irrigam o coração (artérias coronárias), propiciando ataques cardíacos. No cérebro, ocasionam os quadros conhecidos como AVC (Acidente Vascular Encefálico Isquêmico) e a trombose cerebral.
HIPERCOLESTEROLEMIA
É o termo usado para designar a condição na qual ocorrem os altos níveis de colesterol no sangue.
DE ONDE VEM O COLESTEROL?
O colesterol vem de duas fontes. O nosso próprio organismo o produz, com o objetivo de manter o funcionamento celular normal e a produção de hormônios. O restante do nosso colesterol origina-se da ingestão de produtos animais, como carnes, derivados das carnes, leite, queijos e manteigas. Frutas em geral, vegetais e cereais não têm colesterol.
Assim como outras gorduras, o colesterol não se dissolve no sangue. Para ser transportado pela via circulatória, ele deve estar ligado a carregadores conhecidos como lipoproteínas, das quais, três tipos merecem destaque:
1) Lipoproteína de baixa densidade (LDL)
Os colesteróis ligados a estas lipoproteínas estão relacionados a uma maior deposição na parede das artérias. Pessoas que as portam, predominantemente, estão mais sujeitas a AVC nas coronárias e nos membros (tromboses arteriais).
2) Lipoproteína de alta densidade (HDL)
Conhecida como colesterol bom. Altos níveis de HDL estão associados à menor probabilidade de doença nas artérias coronárias.
3) Lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL)
Os colesteróis ligados a estas lipoproteínas estão relacionados de uma forma mais severa que os ligados às LDL, no que se refere aos eventos vasculares.
QUANDO O LDL É RUIM?
Níveis elevados de LDL (maiores que 160 mg/ dl), em indivíduos sem outros fatores de risco ou níveis maiores que 130 mg/dl (caso a pessoa tenha 02 ou mais fatores de risco cardiovascular, como o tabagismo, a hipertensão arterial, o diabetes ou a história de familiares de primeiro grau com doença cardiovascular), estão associados a uma probabilidade maior de doença vascular obstrutiva.
Nem sempre ocorre a obstrução completa da luz das artérias pela placa de colesterol. Na maioria das vezes, essas placas vão se estabelecendo e crescem, até que se rompem, permitindo o sangramento da parede arterial, que o organismo tentará estancar formando um trombo, um coágulo e este sim, será o responsável pelas oclusões arteriais agudas, as mais graves.
QUANDO O HDL É BOM?
Estudos têm demonstrado a associação de níveis elevados de HDL e menor incidência de doenças cardiovasculares. O HDL parece remover o colesterol das artérias, transportando-o até o fígado, onde este será metabolizado, retardando o processo de aterosclerose. Os níveis de HDL devem ser maiores que 35 mg/dl.
TRATAMENTO
Havendo o problema, é possível tratá-lo com dieta pobre em constituintes gordurosos; com exercícios físicos capazes de consumir o excesso acumulado, bem como de melhorar a proporção de HDL, como fator de proteção e a conseqüência será a redução das chances de um evento vascular. Uma boa medida de prevenção pode valer muito mais que as melhores tentativas de tratamento.
Atualmente, além do tratamento convencional feito dentro dos preceitos da alopatia, temos alternativas bastante eficazes, como a Acupuntura e a Fitoterapia. O uso das agulhas (Acupuntura), auxilia equilibrando o indivíduo como um todo, evitando as compulsões pela comida e otimizando o metabolismo. Os fitoterápicos (medicamentos à base de plantas), serão eficazes para queimar gordura, acelerar o metabolismo de carboidratos, gorduras e ácidos-graxos, controlar o apetite sem inibir o sistema nervoso central e diminuir a ansiedade.
Seja Feliz !

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A ACUPUNTURA E AS LESÕES NO ESPORTE

Texto: Dr. José Roberto Tavares Lima
Todos nós que praticamos algum esporte, freqüentamos academias de ginástica, caminhamos na praia, enfim, que submetemos nosso corpo a situações de tensão músculo-ligamentar, sabemos o quanto são freqüentes e o quanto incomodam as lesões que o esporte nos causa. Desde a falta do devido aquecimento antes do exercício até o exagero durante a sua prática, as causas dessas lesões são inúmeras. Com a idade, estas lesões se tornam mais freqüentes e mais difíceis de serem resolvidas. É comum encontrarmos pessoas que desistem da prática esportiva por terem lesões músculo-ligamentares crônicas, que vão de tratamento em tratamento atrás de alguma coisa que, enfim, traga resultados concretos.
Podemos dizer que o produto de todas estas lesões é, quase sempre, dor e limitação de movimentos, originados por um processo inflamatório que é realimentado pela tentativa do uso do segmento afetado. O tratamento inicial se baseia no repouso e na aplicação de meios físicos ( como o gelo ) e de medicamentos, para que haja a diminuição dos efeitos causados pelo processo inflamatório.
Com o tempo, nosso organismo recompõe os tecidos lesados, através da cicatrização, e estamos aptos a voltar ao nosso desempenho máximo. Só que, em alguns casos, a inflamação não cede, a dor não passa, o movimento se torna difícil, a prática do esporte se interrompe. O que fazer? Esta é a hora em que as pessoas ouvem falar de alguém que numa situação parecida se tratou com Acupuntura e teve seu problema resolvido.
O que é Acupuntura? O estímulo de certos pontos da superfície da pele traz efeitos inusitados, sendo usado para tratar várias doenças. Segundo os chineses, haveria um fator que integraria todas as funções do corpo, fator este que chamavam de "chi", e quando houvesse obstáculos à circulação deste "chi" apareceriam a doença e a dor. Através do estímulo dos pontos de Acupuntura seria possível regularizar o "chi", equilibrando o organismo, restabelecendo a saúde. Nós, ocidentais, explicamos de outra forma: haveria a liberação de substâncias que agiriam sobre a inflamação e sobre a dor, causando a recuperação da lesão e a redução da dor.
Seria então a Acupuntura um tratamento usado quando nada tem efeito, o final da linha? Pelas suas características de não ter efeito colateral e acelerar a recuperação mesmo de lesões recentes, a Acupuntura deveria estar entre as primeiras opções de tratamento nos casos de lesões do esporte.
O tratamento é feito em sessões semanais, e quanto mais recente o problema, mais rapidamente ele poderá ser resolvido. A introdução das agulhas deve ser indolor, sendo que só usamos agulhas descartáveis, logo, não há razão para se ter medo da Acupuntura!
Em suma, a Acupuntura está deixando de ser uma terapia exótica para se tornar uma opção eficaz no tratamento de várias doenças e dores.
Venha nos conhecer, pois será um prazer tirar as suas dúvidas e divulgar esta fantástica Ciência milenar: ACUPUNTURA! Seja Feliz!

A LENDA DOS ÍNDIOS CHEROKEES

Colaboração: Engo. Dr. Rubens Tavares Lima
Adaptação: Dr. José Roberto Tavares Lima
Você conhece a lenda do rito de passagem da juventude dos índios Cherokees?
O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho.
O filho se senta sozinho no topo de uma montanha durante toda noite e o menino não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte.
Ele não pode gritar por socorro para ninguém. Se ele passar a noite toda lá, será considerado um homem.
Ele não pode contar a experiência aos outros meninos, porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido.
O menino está naturalmente amedrontado. Ele pode ouvir toda espécie de barulho. Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele.
Talvez alguns humanos possam feri-lo. Os insetos e cobras podem vir picá-lo. Ele pode estar com frio, fome e sede. O vento sopra a grama e a terra sacode os tocos, mas ele se senta estoicamente, nunca removendo a venda.
Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um homem.
Finalmente...Após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida. Ele então descobre que seu pai permaneceu sentado na montanha ao seu lado durante toda a noite, protegendo seu filho do perigo. É como a águia que joga seus filhotes do precipício para ensina-los a voar e atingirem a maturidade, mas está logo atrás para conter algum acidente. Só que os filhotes não sabem disso e só lhes sobram duas alternativas: voar ou . . . voar!
Seja Feliz!

domingo, 4 de janeiro de 2009

TEORIA DA ACUPUNTURA

Texto: Dr. José Roberto Tavares Lima
O universo se baseia na oposição entre duas forças antagônicas, que devem estar com igual intensidade para que haja o equilíbrio. Partindo deste princípio, é que existem as teorias da acupuntura.
Os seres vivos ( humanos, animais ou vegetais ) possuem uma energia primordial, chamada QI ( pronuncia-se TCHI ). Esta energia tem dois aspectos: YIN e YANG. O YIN é o aspecto material e interno; já o YANG é a manifestação da matéria exteriormente. Para o leigo, isto parece confuso e sem sentido, porém o conceito YIN/YANG é de suma importância para o exercício da Acupuntura.
O bom funcionamento ( saúde ) dos seres, depende do bom equilíbrio entre estas duas forças que são antagônicas, porém sua oposição acaba por criar um equilíbrio dinâmico. Tanto o YIN quanto o YANG tem, cada um, suas funções. Quando estão em mesmo nível energético, um controla o outro, porém quando um se sobressai em relação ao outro ocorre o desequilíbrio, ou seja, ocorre o que chamamos de doença.
A desarmonia YIN / YANG pode ser causada por fatores endógenos ou exógenos.
FATORES EXÓGENOS: excesso de frio ou calor, alimentação inadequada, acidentes, poluição e mais uma infindável lista.
FATORES ENDÓGENOS: raiva, preocupação excessiva, pensamento obsessivo (obsessão), pesar, medo, tristeza , etc...
Existe uma inter-relação entre os sentimentos e os órgãos do nosso corpo.
Determinada emoção influencia um órgão, e este também mantém uma influência sobre a emoção relacionada a ele. A saber:
PULMÃO = TRISTEZA
CORAÇÃO = ALEGRIA
FÍGADO = RAIVA
BAÇO = CONCENTRAÇÃO
ESTÔMAGO = PREOCUPAÇÃO
RIM = MEDO.
Por exemplo: quando ocorre o que chamamos de "uma subida do YANG do fígado" há furor súbito ( a pessoa se enfurece rapidamente por pouca coisa), irritação constante, pode ocorrer vertigens, olhos vermelhos e outros sintomas. Neste exemplo podemos observar o meridiano do fígado causando raiva, porém pode ocorrer o inverso, ou seja, uma pessoa que em seu trabalho diário passe por muitos transtornos, fazendo-a ficar com raiva rotineiramente, terá o seu meridiano do fígado afetado, tornando-o com excesso de YANG e uma deficiência de YIN. Neste exemplo, pudemos observar a interdependência do YANG com o YIN, quando um deles não deve estar mais forte que o outro. Evidentemente a teoria da Acupuntura não se restringe somente a isto, é muito mais vasta.
Seja Feliz!
A você leitor (a):
A criação desse blog tem como intuito, divulgar meu trabalho na área de Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa, que tenho desenvolvido ao longo de 11 anos de trabalho em meu consultório, tratando aos que me procuram com respeito e dedicação.
Entendo que o verdadeiro conhecimento se completa, quando compartilhamos com outras pessoas interessadas em conhecê-lo, filtrando o que estão conhecendo e decidindo por praticar ou não aquilo que conheceram. Vou procurar selecionar ítens interessantes sobre o assunto e a medida do possível publicar neste blog.
Um grande abraço a todos os leitores e espero que possa contribuir de alguma forma com o que tenho aprendido ao longo desses anos.
Seja Feliz!