COMO ME ENCONTRAR

  • "Atendo em meu consultório na especialidade de Acupuntura e LASERterapia (tratamento com LASER, usado para crianças e adultos). As consultas são realizadas com hora marcada e todo o material é de uso único e descartável"
  • Av. dos Bancários, n. 76 conj.32 - Ponta da Praia - Santos - SP
  • O atendimento é sempre diferenciado: as consultas com duração de 1 hora, horários rigorosamente respeitados e a segurança de um profissional experiente, devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Biomedicina em Patologia Clínica e Acupuntura, e também com pós graduação e especialização em Acupuntura.
  • Tel.: (13) 3261 6264 - 32612760 - 9714 0735 - e-mail: acupunturatavares@gmail.com
  • VOCÊ PODE ME ENCONTRAR TAMBÉM EM: http://www.bancodesaude.com.br/ - Não deixe de acessar, pois o blog tem dicas importantes sobre saúde.

GOSTOU??? ENTÃO DIVULGUE!!!

"A você que tem prestigiado meu consultório, se está satisfeito com o tratamento que fez ou vem fazendo e acredita que encontrou um profissional sério, capaz de atender as necessidades que o(a) trouxeram até mim, DIVULGUE aos seus conhecidos o meu blog.

Será um grande prazer atender àqueles que me procuram, seja através de uma indicação ou dos meios de propaganda convencionais. Um grande abraço e Seja Feliz."
Dr. José Roberto

TRATANDO COM RESPEITO

Alguns diferenciais que uso em meu consultório, são importantes para a eficácia do tratamento:

. FORMAÇÃO PROFISSIONAL: a garantia de você estar se tratando com um profissional graduado na área de saúde, com pós-graduação (especialização) em acupuntura, com pós-graduação (especialização) em fitoterapia, atualizando-se com cursos e estudos sistematicamente.

. PONTUALIDADE: não vejo o atraso com bons olhos. O respeito por aquele que está privilegiando o meu consultório, começa pela pontualidade rigorosa no horário marcado.

. AGULHAS E MATERIAS EM GERAL TOTALMENTE DESCARTÁVEIS: todo o material usado é estéril e de uso único. As agulhas são descartadas e incineradas, uma a uma, na frente do paciente após o uso.

. CONFORTO ADEQUADO: Ambiente apropriado para o tratamento proposto: Aconchegante, sem exageros, música suave, limpeza e asseio dentro dos padrões exigidos pela ANVISA.

Desta forma, convido à todos para que venham nos conhecer e ao nosso trabalho. Atuamos na área de Biomedicina há 25 anos sendo mais de 13 anos em Acupuntura. Venha inteirar-se do grande rol de patologias em que podemos atuar, aumentando o conforto dos nossos pacientes.

Um grande abraço à todos.

Dr. José Roberto Tavares Lima







OBRIGADO PELO CONTATO!

Obrigado à todos que visitaram esta página. Ela foi criada especialmente para quem gosta da Acupuntura, da Medicina Tradicional Chinesa, da Fitoterapia e de cuidar da saúde, principalmente através de atitudes, sem o uso indiscriminado de medicamentos. Um grande abraço.
Dr. José Roberto Tavares Lima

Total de visualizações de página

domingo, 25 de janeiro de 2015

PISADA NORMAL, PRONADA OU SUPINADA?

Texto do Dr. José Roberto Tavares Lima, com citações tiradas da matéria feita por Igor Christ e Paula Gabrielle-Rio de Janeiro, bem como a ilustração. Peço licença aos autores para divulgar alguns trechos dessa matéria tão importante e aproveitar para parabenizar pela lisura e modo como abordaram o tema, sem alusão à marcas de tênis e/ou produtos.
A forma como pisamos ao andarmos ou corrermos está relacionada às nossas características anatômicas dos pés, dos joelhos e também da flexibilidade de nossas articulações envolvidas nos movimentos de andar e correr.
Se você sente dores nos joelhos e/ou na coluna quando corre ou caminha mais forte e concomitantemente percebe desgastes irregulares nos calcados (tênis, sapatos, chinelos), você deve procurar um médico ortopedista especialista em pés e que esteja familiarizado ao tratamento de atletas corredores, saltadores, maratonistas, etc..., pois você pode estar pisando errado e, além de não ter a melhor performance, ainda poderá causar lesões sérias nos pés, tornoelos, joelhos e coluna.
Um fisioterapeuta especialista em baropodometria (análise detalhada da marcha), também poderá fazer um bom diagnóstico e, se necessário, encaminhar você à um ortopedista para exames mais específicos (Raio X, Ressonância Magnética).
De acordo com a médica Dra. Ana Paula Simões, ortopedista especialista em patologias do pé e tornozelo e assistente do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo, as lesões podem ser agudas ou crônicas.
Tudo está relacionado ao apoio excessivo num ponto do pé, que deveria ser melhor distribuído. Os problemas agudos vão desde lesões superficiais, como calos e bolhas, até as lesões ósseas, como fratura por estresse. Os crônicos são as tendinites, “canelites” e deformidades ósseas, como “joanete” e “dedos em garra” - explica Dra. Ana Paula.
"As empresas fabricantes de tênis abusam da tecnologia para melhorar a absorção do impacto e evitar entorses. Os tênis neutros não interferem no desempenho ou prejudicam o atleta, mas se for comprado um par de tênis indicado para fazer a correção e a pisada não for aquela que o tênis diz corrigir, pode piorar a lesão."
- Quando nosso pé atinge o solo, durante a corrida, aplica-se uma força de aproximadamente, oito vezes o nosso peso corporal. Nosso corpo absorve o choque de cada passo. A resultante desta força é distribuída de uma forma correta quando estamos com um tênis adequado. A compra de um bom tênis não deve ser encarada como um gasto, mas sim como um investimento, pois todo gasto feito para a nossa saúde é bem-vindo - afirma o ortopedista Dr. Marcelo Portugal. 
- É aconselhável que os praticantes do esporte escolham o calçado mais confortável possível. Se tiverem algum erro de pisada, detectado após a consulta, trato a lesão e corrijo a pisada com palmilhas personalizadas, deixando marcas e modelos a critério de cada um - concluiu Dra. Ana Paula.
Cada pessoa tem uma maneira específica de pisar, mas generalizando, temos basicamente três tipos de pisada:
Pronada – Assim que toca o chão, o pé apoia-se no seu lado mais interno, apoiando os ossos próximos ao Hálux (famoso “dedão”), usando o “dedão” para ganhar impulso.
Supinada - Assim que toca o chão, o pé apoia-se no seu lado mais externo, apoiando os ossos próximos à lateral do pé, junto ao menor dos artelhos (famoso “dedo mindinho do pé”), usando o “mindinho” para ganhar impulso.
Neutra - começa com a parte externa do calcanhar e o pé se rotaciona ligeiramente para dentro. 
COMO DESCOBRIR a sua pisada
Caso não tenha acesso a esses especialistas, um teste caseiro pode ajudar: molhe a sola do pé e caminhe sobre uma folha de jornal. Depois compare o desenho feito na folha com a arte aqui mostrada, para saber se sua pisada é normal, pronada ou supinada.
Agora, é só comprar o tênis certo para os seus pés.
Complicado? Nem tanto se você for bem orientado por um ortopedista ou fisioterapeuta especialistas em pés e tornozelos. É importante que o atleta reconheça o seu tipo de pisada para usar o modelo certo de tênis e, assim, evitar vícios posturais, lesões nos tornozelos, joelhos e na coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor: tenho prazer em ler seus comentários e publicá-los, bem como enviar um e-mail pessoal para agradecer seu comentário. Então, peço a gentileza de enviar seu comentário para o meu e-mail e deixar seu nome e e-mail para que eu possa entrar em contato com você. Um abraço e muito obrigado.
acupunturatavares@gmail.com