Caros Leitores . . .
Tenho recebido vários pacientes que tomam medicamentos prescritos pelos seus médicos, mas que tomam também por conta própria (automedicação ou indicação em lojas de produtos naturais) medicamentos fitoterápicos.
Por incrível que possa parecer, TODOS (não tenho visto exceção!!!) acreditam que as plantas que não resolverem seus problemas de saúde, também não farão mal algum. Triste engano!!! Os fitoterápicos quando forem consumidos sem uma orientação adequada, podem causar problemas sérios e que em alguns casos poderá chegar até ao óbito, acreditem.
Coloquei como título da matéria "Ligações Perigosas", pois vou elencar aqui algumas "misturas" entre fitoterápicos e alopatias (medicamentos convencionais), que não fazem nada bem. Vejam cada caso interessante e que invariavelmente já pode ter ocorrido com você:
1. Chá de Camomila + Ácido acetilsalicílico ( AAS, Aspirina, etc...) poderão levar à desagregação das plaquetas e com isso causar sangramentos estomacais, intestinais.
2. Hypericum perforatum (fitoterápico usado como antidepressivo) pode diminuir a eficácia dos anticoncepcionais e ser responsável por uma gravidez indesejada.
3. Ginkgo biloba (fitoterápico usado para melhorar a circulação periférica) usado junto com varfarina ou Ácido acetilsalicílico, pode aumentar o efeito anticoagulante da varfarina, favorecendo a ocorrência de hemorragias.
4. Chás não devem ser ingeridos junto com nenhum tipo de medicamento.
Coloquei apenas 4 exemplos clássicos, mas existem mais de 50 exemplos. A minha intenção não é amedrontar as pessoas que preferem os fitoterápicos, pois existem interações mais problemáticas entre os medicamentos alopáticos. Apenas espero que a partir de agora, se você é adepto à fitoterapia e homeopatia, procure um profissional com boa formação na área e que oriente você corretamente para evitar possíveis acidentes.
Veja a lista de alopatias que combinadas poderão trazer resultados dramáticos:
1. Vitamina K inibe a resposta dos anticoagulantes orais.
2. Atenolol (medicamento para baixar a Pressão Arterial) tomado junto com suco de laranjas, tem perda de 49% da eficácia do medicamento no ato de baixar a Pressão Arterial.
3. Anti-inflamatórios de modo geral junto com diuréticos, o anti-inflamatório inibe a ação do diurético. Se a pessoa toma diurético como medicamento para controle de Pressão Arterial, estará desprotegida.
4. Antiespasmódicos (medicamentos contra gases, ou seja, flatulência) + broncodilatadores + descongestionante nasal + antidepressivos + inibidores de apetite. A combinação de 2 ou mais desses medicamentos causam maior excitabilidade do Sistema Nervoso Central, boca seca, constipação intestinal e aumento da frequência cardíaca.
5. O antibiótico Tetraciclina tem seu efeito terapêutico diminuído quando engolido junto com antiácidos.
Bem, espero que esse alerta tenha servido como orientação. Estou à disposição para dúvidas através do e-mail: acupunturatavares@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor: tenho prazer em ler seus comentários e publicá-los, bem como enviar um e-mail pessoal para agradecer seu comentário. Então, peço a gentileza de enviar seu comentário para o meu e-mail e deixar seu nome e e-mail para que eu possa entrar em contato com você. Um abraço e muito obrigado.
acupunturatavares@gmail.com