Caros Leitores . . .
Os hematomas causados por pancadas, lesões, acidentes e até mesmo os que são oriundos das cirurgias estéticas (prótese mamária, abdominoplastia, redução do estômago, pálpebras, dentre tantas), podem ser tratados pela Acupuntura e pelas técnicas da Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura Moderna. Leiam o texto que elaborei com exclusividade para o site Indike e não deixem de procurar um profissional experiente para tratar seus hematomas. Desta forma, você poderá voltar à sua vida normal em bem menos tempo.
Primeiramente, vamos definir hematoma como um acúmulo de sangue em um determinado órgão ou tecido, geralmente bem localizado e causado a partir de traumatismos das mais variadas formas ou até mesmo alterações hematológicas, como distúrbios nos elementos que desencadeiam a coagulação sanguínea, anemias, ingestão de anticoagulantes e determinados medicamentos.
O objeto do nosso estudo é o hematoma causado por traumatismo acidental ou traumatismo provocado, como no caso das cirurgias. Desta forma, incluem-se aqui as lesões encontrados na superfície da pele e, portanto, visíveis (são aqueles que nos incomodam por questão estética).
Abaixo, mostro hematomas clássicos provocados por traumatismo da cirurgia de lipoaspiração em braço.
São esses os hematomas, juntamente com outros que ocorrem na face após cirurgia para correção de pálpebras caídas, “bigode chinês”, dentre tantas que se faz na face, que iremos abranger com esse texto.
Para a Medicina Tradicional Chinesa, enxergamos o ser humano como um TODO e, desta forma, entendemos que o tempo para reverter um hematoma é muito pessoal, pois inclui vários fatores. Sendo assim, durante a anamnese avaliamos todos esses fatores para podermos reverter com uma brevidade de tempo recorde tais hematomas.
Para meus pacientes que ainda irão fazer a cirurgia, já começamos o trabalho com até um mês de antecedência, fazendo sessões de acupuntura uma vez por semana, usando meridianos importantes para a circulação de sangue (Xue em chinês) e linfa, com a inserção de finíssimas agulhas. Muitas vezes, indicamos fitoterápicos e homeopatias que já preparam o indivíduo para ter uma maior cicatrização dos vasos, evitando assim a formação de hematomas maiores. Tudo é feito de modo que cada um dos procedimentos é informado por escrito para o cirurgião, para que ele tenha ciência de que o paciente está sendo assistido de modo multidisciplinar.
Para o pós-cirúrgico, além da inserção dessas finas agulhas em pontos específicos dos meridianos que melhoram a circulação sanguínea e linfática, ainda dispomos do tratamento por magnetos. Usamos magnetos de vários tamanhos (adaptados à região do hematoma e com potência escolhida de acordo com a intensidade do hematoma) e várias potências, que podem chegar até a 2000 Gaus (medida de potência dos magnetos).
Para os pacientes que chegam ao consultório com esses hematomas, aplicamos as técnicas utilizadas no pós-cirúrgico. Além da inserção das agulhas e da colocação dos magnetos, ainda indicamos cremes fitoterápicos (feitos à base de plantas) e homeopatias para regredir os hematomas em tempo recorde.
Veja abaixo um hematoma no braço de uma senhora, tratado com magneto de 2000 Gaus, após 2 dias da colocação do mesmo, em um hematoma feito a partir de uma aplicação de injeção profunda.
O centro do círculo mostra a região onde coloquei o magneto de 2000 Gaus e as bordas avermelhadas mostram a área do hematoma. Toda a área foi tratada posteriormente e não ficou nenhum sinal do hematoma, em apenas 3 dias. Fiz a colocação deste magneto desta maneira propositadamente, para que possam observar com clareza o efeito do magneto. Se tivesse abrangido a área total do hematoma, não seria possível entender o progresso do tratamento.
Não existe nenhum tipo de contraindicação para os procedimentos e muito menos efeitos colaterais. Pacientes de qualquer idade podem fazer o tratamento. Apenas aconselho a procurarem profissionais idôneos, que usem materiais descartáveis.
Desta forma, se você pensa em fazer uma cirurgia plástica ou até mesmo terá que passar por alguma intervenção cirúrgica, seja ela qual for, procure um acupunturista com boa formação e que conheça as técnicas aqui comentadas, pois você terá uma recuperação em tempo recorde. Para eventuais esclarecimentos e consultas, estou à disposição no e-mail acupunturatavares@gmail.com.