Caros Colegas e Leitores . . .
No dia 16 de novembro deste ano estive na UnG (Universidade de Guarulhos) à convite do prof. Dr. Desidério, coordenador do curso de biomedicina e da profa. Dra. Marta Bastos, coordenadora do evento, para uma palestra sobre a Acupuntura na Medicina Tradicional Chinesa, a Acupuntura Moderna e a atuação do biomédico na Acupuntura. Palestra que transcorreu em clima muito agradável e uma recepção perfeita por parte dos alunos e dos dois professores anfitriões.
Como sou de Santos, durante a viagem de volta que durou cerca de 2 horas, tive tempo bastante para refletir o que mudou nesses 25 anos de formado biomédico. Surpreendi-me! Quantas coisas! Quantas conquistas tivemos! Quanta coisa boa aconteceu e quanta luta os nossos Conselhos Federal e Regional tiveram que enfrentar para colocar os biomédicos em uma posição de destaque e evitar injustiças cometidas até por órgãos públicos quando da convocação para Concursos Públicos onde os biomédicos não eram incluídos. Vejam que interessante: na maioria das vezes, "não éramos excluídos" e sim "não éramos incluídos"! É muito diferente, pois a não inclusão indica muitas vezes a falta de conhecimento por parte das pessoas, que a biomedicina é uma profissão que conta hoje com 35 Habilitações regulamentadas para atuar na área da saúde, com profissionais renomados no cenário nacional e internacional, fazendo e acontecendo na Saúde Pública deste país.
Muitos biomédicos que trabalham nos Conselhos Federal e Regionais e Associações tiveram seus destaques, pelo trabalho e pela maneira como conduziram alguns assuntos importantes para a Biomedicina. O Dr. Marco Abrahão é um desses nomes. Um verdadeiro "Gladiador" quando se trata de lutar pela classe. A Dra. Eneida Gonçalves, outro nome que os acupunturistas jamais esquecerão, pela dedicação e trabalho frente ao CFBM, ao CRBM-1 e à ABIOMAC (Associação Biomédica de Acupuntura). O Dr. Roberto (Dr. Bactéria) que ocupa lugar de destaque no cenário nacional envolvido com a Saúde Pública. A Dra. Carolina Puga que brilhantemente conquista uma Habilitação nova para o biomédico (Biomedicina Estética) e faz um trabalho de excelência na formação de profissionais habilitados nesta especialização, e tantos outros profissionais que teríamos que dispor de quilômetros de linhas para não sermos injustos. Os Coordenadores de Cursos de Biomedicina de todo o país, os docentes que formam profissionais generalistas, os docentes que formam especialistas para as 35 habilitações, enfim, todos merecem o nosso comentário e o nosso agradecimento.
Desejo à todos os biomédicos que tenham sucesso na profissão frente a Habilitação escolhida, mas que nunca se esqueçam que independente da sua habilitação, você é um (a) biomédico (a) por formação principal e deve sempre estar junto do seu grupo, lutando e apoiando aos demais, para que a classe cresça como um todo, pois antes de sermos biomédicos acupunturistas, somos biomédicos; antes de sermos biomédicos peritos, somos biomédicos; antes de sermos biomédicos esteticistas, somos biomédicos.
Um forte abraço à todos e Feliz Dia do Biomédico.
Dr. José Roberto Tavares Lima