Tenho recebido muitos e-mails com dúvidas como as que seguem: "Meu filho tem rinite alérgica. A acupuntura pode ajudá-lo?" "Se meu filho com rinite alérgica fizer acupuntura precisará abandonar o tratamento convencional?" "A medicação que meu filho toma para rinite alérgica interfere no tratamento com acupuntura ou a acupuntura interfere no tratamento medicamentoso?". . .
Enfim, essas são apenas algumas das dúvidas que recebo por e-mail e também no dia a dia no consultório, com as mães que trazem seus filhos para se tratarem comigo.
Vou tentar resumir um pouco o assunto:
Primeiramente, acupuntura significa a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, eleitos pelo profissional que está atendendo aquele paciente. Para crianças, não usamos agulhas e sim o disparo de luz especial do tipo LASER.
O profissional após colher a história (amamnese) junto à mãe ou pai da criança, elege os pontos onde serão aplicados os disparos de luz. A primeira grande vantagem é que em apenas 20 minutos o profissional consegue atingir mais de 30 pontos, sendo que se a opção fosse pela inserção de agulhas, nunca se usa esse número de agulhas.
Os disparos são totalmente inofenssivos, desde que o profissional seja habilitado para o que está fazendo (deve ser um profissional com formação na área de saúde, conforme pede a ANVISA) e com equipamento adequado, certificado pela ANVISA, pois existem muitos aparelhos no comércio que não possuem o Registro na ANVISA e, portanto, a segurança do equipamento é duvidosa.
É importantíssimo que a criança tenha o diagnóstico de "rinite alérgica" dada pelo médico pediatra experiente ou pelo especialista. Não se aceita diagnósticos dados por profissionais sem a habilitação para tal e nesse caso, somente o pediatra ou o especialista (seja alergologista ou otorrinolaringologista ).
Quando o acupunturista começa o trabalho, deve fazê-lo de maneira multidisciplinar. Tem que haver comunicação entre os profissionais que atendem a criança, pois ela é a única interessada. É importante que o acupunturista tenha formação na área de saúde (medicina, biomedicina, fisioterapia, etc), para saber interpretar um Rx, uma tomografia, uma endoscopia nasal, etc. Por que? Porque ele pode estar tratando um paciente com rinite que também esteja acometido por sinusite, por exemplo, e o conhecimento nesta área é que vai balizar os pontos que ele fará os disparos com o LASER.
Nenhuma medicação dada pelo médico irá interferir no tratamento e o tratamento tampouco irá interferir no uso da medicação e JAMAIS deverá ser suspensa. O que posso falar por experiência própria e vasta devidos aos casos que atendo, é que todos os casos sem exceção tem grande alívio dos sintomas o que balizará o médico para diminuir a medicação e grande quantidade de casos chegam à cura total, fazendo com que o médico retire toda a medicação. Mas, o profissional acupunturista não tem a autorização para fazer a retirada de medicamentos. O próprio médico fará a diminuição e até a retirada, de acordo com as mudanças positivas no quadro clínico da criança. Repito: o trabalho é árduo, multidisciplinar e com a "cumplicidade" dos pais, que devem ajudar seguindo a orientação da equipe.
Estou à disposição para as dúvidas e para os atendimentos. Um forte abraço.
Dr. José Roberto Tavares Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor: tenho prazer em ler seus comentários e publicá-los, bem como enviar um e-mail pessoal para agradecer seu comentário. Então, peço a gentileza de enviar seu comentário para o meu e-mail e deixar seu nome e e-mail para que eu possa entrar em contato com você. Um abraço e muito obrigado.
acupunturatavares@gmail.com