Acupuntura e Bailarinas? Sim, esse é o tema de hoje.
Mas o que tem em comum essa tradicional técnica chinesa com a dança clássica? Bem, todos sabem (pelo menos as bailarinas sabem e do modo mais dolorido possível), que muitas vezes os movimentos repetidos executados pelas bailarinas, ensaiando exaustivamente alguma coreografia, pode causar lesões nas articulações dos tornozelos, artelhos (dedos dos pés) e joelhos.
Nessas lesões, as bailarinas acabam tendo que suportar a dor, para não prejudicar uma apresentação, o que normalmente acarretará agravamento da lesão, muitas vezes com consequências desastrosas.
Como especialista em acupuntura e pai de bailarina, tenho visto isso com frequência e atendido várias bailarinas com lesões, desde as mais simples até as mais complicadas.
Quero deixar claro aos leitores que minha intenção com esse artigo é contribuir com minha experiência no assunto, para ajudar no tratamento com minhas técnicas.
Oriento as bailarinas que atendi e atendo, para que ao primeiro sinal de dor causada por lesão, não insista em continuar. Pare e procure ajuda profissional. O mais importante em primeiro lugar é diagnosticar a lesão, e para isso o médico é o profissional indicado, pois pedirá exames desde um simples Rx até exames mais sofisticados como ressonância magnética, entre outros.
Nunca tome medicamentos sem orientação médica, pois você poderá tirar a dor momentaneamente e, achando que está curada, voltar a exercitar aquela articulação, piorando as coisas.
As técnicas da Medicina Tradicional Chinesa e dentre elas a acupuntura, tem-se mostrado muito eficiente para resolver a inflamação, bem como as dores causadas pela lesão e com bastante rapidez em relação à outras técnicas.
O importante é que a bailarina coopere, seguindo as orientações dos profissionais que a atender. O atendimento multidisciplinar é importante nessas situações para que a melhora ocorra num curto espaço de tempo. Desta maneira, médicos, fisioterapeutas e acupunturistas, sejam afinados e focados no objetivo maior: a paciente.
Em meu consultório procuro fazer um trabalho personalizado, onde poderemos fazer desde uma sessão por semana com duração de uma hora cada sessão, até sessões diárias com duração de meia hora cada sessão, com o intuito de resolver o problema e diminuir o tempo de recuperação.
Um abraço para todos e não exitem em me procurar.
Dr. José Roberto Tavares Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor: tenho prazer em ler seus comentários e publicá-los, bem como enviar um e-mail pessoal para agradecer seu comentário. Então, peço a gentileza de enviar seu comentário para o meu e-mail e deixar seu nome e e-mail para que eu possa entrar em contato com você. Um abraço e muito obrigado.
acupunturatavares@gmail.com