Fascite plantar caracteriza-se por uma dor na planta do pé (parte debaixo do pé), no ponto de origem da fascia plantar ("curvinha" do calcanhar que sobe em direção ao Tendão de Aquiles), na tuberosidade medial do calcâneo. Caracteriza-se por uma inflamação ocasionada por uma série de microtraumatismos de repetição, logo na origem da tuberosidade medial do calcâneo. As forças de tração durante o apoio do pé no chão, levam ao processo inflamatório, que resulta em fibrose e degeneração das fibras fasciais que se originam no osso. Surge com maior freqüência em indivíduos obesos. Suas manifestações caracterizam-se pela dor local e ao redor da base do calcâneo e no arco plantar, principalmente ao levantar-se da cama, ou após um período de repouso.
Aproveito o espaço para deixar claro que a Medicina Tradicional Chinesa, que procura enxergar o ser humano como um todo e não um ser todo segmentado, propõe antes de tudo a prevenção das doenças. Desta forma, encontrei um vídeo de uma aula de alongamento do professor Renato Dutra em vídeo, exatamente para prevenir a fascite plantar. O link segue abaixo (copie e cole):
http://www.youtube.com/watch?v=GF668jfu-Lg
TRATAMENTO PROPOSTO
Procuro fazer um tratamento usando agulhas de acupuntura, magnetos e moxabustão com artemísia, para aliviar as dores agudas. Buscamos ajuda também em alguns óleos essenciais e plantas com efeito anti-inflamatório (sucupira, unha de gato, garra do diabo, erva-baleeira). Nos casos mais avançados, fazemos LASERterapia, com o uso de aparelho de LASER da MMOptics, próprio para acupunturistas, onde a luz será direcionada em pontos específicos de acupuntura e pontos de dor. A porcentagem de êxito no tratamento aproxima-se muito da totalidade e as pessoas que não resolvem seu problema em 100%, com certeza conseguem pelo menos diminuir muito as dores e ficam aptas ao seu trabalho cotidiano.
Um forte abraço a todos.
Dr. José Roberto Tavares Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor: tenho prazer em ler seus comentários e publicá-los, bem como enviar um e-mail pessoal para agradecer seu comentário. Então, peço a gentileza de enviar seu comentário para o meu e-mail e deixar seu nome e e-mail para que eu possa entrar em contato com você. Um abraço e muito obrigado.
acupunturatavares@gmail.com