Bem, hoje é dia 31 de dezembro de 2009, neste calendário inventado por nós seres humanos.Gostaria de transcrever para este espaço (que pelas visitas recebidas, já não é meu e sim de muitas pessoas) meu pensamento à respeito do assunto "Ano Novo".
Um dado que tenho colhido nestes 23 anos de atuação, seja em sala de aula ou no consultório:
- Nós temos a tendência de, após os meses de setembro/outubro, "empurrarmos com a barriga" aquilo que nos maltrata, aquilo que nos incomoda, aquilo que não conseguimos resolver, etc. Por que? Simples! Logo chega dezembro, acaba o ano velho e um "ano novinho" em folha recomeçando, também recomeça a esperança de "um tudo melhor", não é mesmo? Grande ilusão, minha gente!
Se tivéssemos inventado um ano com 700 dias ao invés de 365, simplesmente agiríamos da mesma forma. Não é a "virada" do ano que mudará absolutamente nada em nossas vidas! O que mudará alguma coisa nas nossas vidas é a NOSSA MUDANÇA! Apenas isso! Sinceramente, não acredito em mudanças que não partam do nosso mais profundo interior. Então, se você quer mudar alguma coisa, não espere o novo ano, não espere a tal "virada". Faça você a virada e mude; mude todos os dias. Não acredite no estático. Somos parte de uma engrenagem dinâmica, então não podemos ficar estáticos. Acredite, se você quer entrar em uma faculdade:estude! Se você quer ter saúde: abandone o cigarro, a gordura, durma melhor, faça atividade física adequada! Se você quer ser funcionário público: estude e preste o concurso! Se você quer ganhar na mega-sena: jogue, pelo menos jogue! Parece irônico mas é real!!! Tem gente reclamando que não tem sorte com jogo e que nunca ganhou na mega-sena, mas também...NÃO JOGA!!! Tem gente reclamando de um enfizema pulmonar e que Deus lhe abandonara, mas fumou por 30 anos e ainda não está disposto a largar o vício! Tem gente que critica os funcionários públicos por terem estabilidade e inúmeros benefícios, mas nunca prestou um concurso para ser funcionário público também e desfrutar de todos esses benefícios.
O que eu quero dizer com tudo isso? Quero dizer que não podemos colocar apenas nas mãos divinas e de outras pessoas a nossa felicidade. Que não podemos esperar o tão procurado "lugar ao sol" sem trabalho, sem movimento, sem dinamismo, apostando apenas no estático.
Espero que você que esteja lendo esses "meus pensamentos" entenda que sua vida será melhor se você for melhor. Não entre no direito dos outros e não faça aos outros o que você não quer que façam para você! Basta isso! Não "use" o último dia do ano para planejar os outros 364 dias. Planeje e coloque em prática! Faça assim diariamente. Um grande abraço a todos.
Dr. José Roberto Tavares Lima