Caros Leitores . . .
Assim como o Verão é a Estação do Ano conhecida pelas insolações, queimaduras por excesso de exposição ao sol nas praias, desidratações, etc... o Inverno é conhecido como a Estação do Ano das Doenças Respiratórias!
Não podemos transformar uma estatística em lei física, sem contra argumentar! Vejam bem:
Não é porque as estatísticas mostram que nesta Estação temos um aumento substancial de Doenças Respiratórias (rinites e sinusites alérgicas, atróficas, sazonais, pneumonias, resfriados e gripes), que TODAS AS PESSOAS padecerão de alguma ou algumas dessas doenças.
Temos como passar pelas 4 Estações do Ano evitando padecer das doenças que estatisticamente mais aparecem em cada uma! Acredite! O problema não está na Estação do Ano e sim no nosso comportamento!
Imaginem que quando chega o Inverno, de um modo geral, as pessoas tomam banhos mais quentes (fumegantes!) e muito mais demorados! Respiram todo aquele vapor que está no banheiro e depois saem descalços pela casa, enfrentando uma temperatura menor.
O que vai acontecer com todo aquele vapor respirado? Simples! Irá condensar (passar do estado de vapor para o estado líquido) dentro do seu Sistema Respiratório. A formação de gotículas de água na sua traqueia provocará tosse, acúmulo de secreção, congestionamento nasal, rinites que se não forem tratadas, irão se transformar em sinusites. Se existir bactéria patogênicas no ar, fatalmente caminhará para uma sinusite infecciosa, uma pneumonia e assim por diante.
Então, caros leitores, o problema não é a Estação do Ano e sim a nossa conduta! PRINCIPALMENTE COM CRIANÇAS! Quem atende em Pronto Socorro ou precisa levar seus filhos para o Pronto Atendimento, sabem a quantidade de crianças que se encontram por lá, esperando atendimento! E nessas horas, TODOS querem atendimento imediato, não é mesmo?
Com alguns cuidados simples, evitamos tudo isso:
1. Não tome banhos muito quentes e/ou demorados! Você pode tomar 10 banhos por dia, mas evite banhos quentes e/ou demorados!
2. Procure lavar a cabeça na parte da manhã e enxugar o máximo que puder com a toalha.
3. Quando usar secador de cabelos, não coloque o jato diretamente na cabeça ou próximo ao rosto. Direcione o jato de dentro para fora, para que atinja apenas os cabelos, afinal são os cabelos que você quer secar, correto?
4. Evite choques térmicos! Sair do banho quente e pisar no chão frio não é saudável! Bebidas extremamente quentes para logo em seguida sair na friagem não é adequado!
5. Excesso de agasalhos que te façam suar e depois você tira por estar encalorado, pegando toda a friagem do local, não é uma boa ideia!
6. Bebidas alcoólicas dão a falsa impressão de aquecer o corpo! Você não aquece o corpo e sim o estômago! O prejuízo poderá ser grande, pois você estará ingerindo excesso de álcool contribuindo para uma gastrite ou até uma úlcera!
7. Evite vento frio no rosto! Quando sair ao vento, procure cobrir seu rosto, protegendo-o e procurando respirar pelo nariz. O ar que entra pelas narinas vai ser filtrado e turbilhonado nas conchas nasais, entrando limpo e aquecido nos pulmões. Se você respirar pela boca, colocará ar gelado nos pulmões, além de não filtrar.
Enfim, são essas algumas das medidas que sugiro para evitar as famosas "Doenças de Inverno", que na verdade são nada mais nada menos que situações comportamentais que nos levam à elas!
Em caso de dúvidas, entre em contato: acupunturatavares@gmail.com