Caríssimos Leitores . . .
Como biomédico acupunturista e fitoterapeuta, sou questionado muitas vezes durante as consultas sobre o efeito dos chás "medicinais": "Doutor, se eu tomar chá de boldo três vezes ao dia é bom? É ruim? Eu corro algum risco?" Enfim . . . com grande frequência alguém pergunta sobre os efeitos benéficos ou maléficos de determinado chá. Vou fazer algumas considerações, citando que o Hospital Sírio Libanês em São Paulo tem o Núcleo Avançado do Fígado (com um quadro de médicos renomados, especialistas em doenças hepáticas) e coloca sempre em seu Boletim do Fígado (um periódico do próprio hospital) informações preciosas sobre o assunto.
Chás como Camomila, Cidreira, Hortelã e Mate, são muito consumidos pelos brasileiros e não são considerados danosos ao organismo humano, possuindo também atividade benéfica para casos específicos. Porém o uso de plantas chamadas fitoterápicas para tratamento sintomático de algumas patologias, pode trazer grandes problemas de saúde.
A crença de que tais plantas por serem naturais além de promoverem benefícios à saúde, são isentas de efeitos colaterais, é totalmente enganosa e perigosa, pois pode trazer problemas hepáticos muito sérios. Na prática temos desde simples distúrbios do fígado mostrando as enzimas hepáticas alteradas, até casos mais graves de hepatites fulminantes que terminam em coma e óbito. Lembrem-se que o fígado é o nosso órgão de metabolismo para praticamente tudo que ingerimos!
A famosa Kawa-kawa (Piper methysticum) é usada amplamente em casos de ansiedade, insônia, nervosismo, porém é altamente hepatotóxica. Prescrita por pessoas leigas e sem conhecimento adequado, poderá levar o paciente ao óbito.
A Cáscara Sagrada (Rhamnus purshiona) usada como laxante natural, é largamente usada para combater a obesidade e resolver a constipação principalmente das mulheres com problemas para evacuar. Seu uso contínuo pode levar a vários problemas, desde uma Síndrome do Cólon Irritável até à uma Hepatite Crônica ou até mesmo Câncer do Cólon Intestinal. Além disso, quando usada por muito tempo, pode tingir o intestino de coloração acastanhada e prejudicar um exame de colonoscopia (exame para visualização do intestino grosso através de câmera inserida pelo ânus com preparo adequado).
E o famosíssimo Chá Verde (Camelia sinensis), então? É uma das bebidas mais conhecidas no mundo, usadas em dietas de emagrecimento, consumido em altas doses diariamente. Se consumido preparado em água fervente a toxicidade hepática fica muito baixa. Porém, as pessoas preferem por questão de comodidade e logística mandar fazer cápsulas. Desta maneira, a toxicidade hepática fica muito grande e as doses devem ser muito bem prescritas para evitar os excessos.
Quem não conhece o Confrei (Symphytum officinale) para ajudar àqueles que fraturaram ossos? Esta planta é terminantemente proibida para consumo via oral, pela alta toxicidade hepática. Só pode ser usado topicamente ou na forma de homeopatia para ser consumido via oral, em dinamizações acima de 5 CH (Centesimal Hahnemaniano).
Desta forma, fica claro que se a sua opção é fazer uso de fitoterápicos, procure sempre um profissional especialista, preparado e que seja da área de saúde, pois somente assim ele poderá oferecer um tratamento eficiente e seguro. Muitas plantas tem em seus princípios ativos, substâncias que interagem com os medicamentos alopáticos que você está tomando. Assim sendo, poderá anular o efeito do seu medicamento ou potencializar o mesmo, causando efeitos colaterais indesejáveis e até perigosos.
Procure sempre um profissional habilitado.