Caros Leitores . . .
Dirijo-me principalmente às mães, cujos (as) filhos (as) com bronquite (inflamação dos brônquios) padecem principalmente nesta Estação do ano, o Inverno.
Prestando mais atenção, percebam que a maioria das crises de bronquite acontece à noite e principalmente na madrugada. Horário? Estatisticamente das 3h às 5h da madrugada. Já perceberam?
Bem, isso não é uma regra e sim uma estatística, uma constatação numérica. Mas, que é real, não tenham dúvidas.
Quem já não teve que correr com filhos para Pronto Socorro, de madrugada, desesperadamente, com a criança sofrendo, sem respirar direito?
Na Medicina Tradicional Chinesa, cada um de nossos 12 meridianos tem 2 horas de auge durante o dia todo e (muito interessante . . .), o horário do auge dos pulmões é das 3h às 5h da madrugada!
Não tenham dúvidas que não podemos deixar a criança sofrendo, sem respirar adequadamente. Penso que o mais importante no momento da crise é melhorar a respiração da criança, aplicando os métodos indicados pelo pediatra ou peló médico que a acompanha ou ainda levar ao Pronto Socorro para que as medidas adequadas sejam aplicadas pelo médico que a atender.
Porém, fora da crise, vejo na Acupuntura, na Homeopatia, na Fitoterapia e na LASERterapia, métodos muito eficazes e com comprovação científica, para diminuir a frequência dos episódios, diminuir a intensidade de cada crise e até evitar crises.
Não tenho dúvidas que se tivéssemos nos Prontos Socorros um especialista em Acupuntura com formação adequada, muitos casos se resolveriam sem a necessidade de inalação com broncodilatadores que causam taquicardia e de injeções de aminofilina ou de corticóides, como é o protocolo nos Prontos Socorros.
Portanto, fica aqui a dica para as mães cujos filhos sofrem com suas bronquites: procurem um acupunturista com experiência no assunto. A grande consciência não está em abandonar o tratamento convencional, mas de ter uma outra opção menos agressiva, que se responder bem, trará benefícios sem efeitos colaterais.
Crianças com crises rotineiras (tenho experiência em meu consultório e faço estatística disso), tem seu crescimento inadequado, pois o Hormônio do Crescimento (GH) age durante o sono. Criança que não dorme direito por estar em crise durante a noite ou em subcrise (aquela crise que não se instala completamente, mas que não deixa a criança respirar perfeitamente), tem seu crescimento alterado.
Forte abraço à todos!
Dr. José Roberto Tavares Lima