Calma, caro leitor. Não estou xingando ninguém em ingles! Apenas a sonoridade desta sigla em portugues nos dá a idéia (errada) do que realmente quero dizer.
F.A.Q. é a sigla para Frequently Asked Questions, ou seja, Perguntas Frequentes. Desta forma, sempre que eu colocar essa sigla, logo abaixo estarão elencadas algumas perguntas importantes feitas por vários leitores e pacientes e minhas respostas.
Então vamos à elas:
1. CRIANÇAS PODEM FAZER ACUPUNTURA?
R. Sim, claro. Porém, não é usual fazer uma sessão com agulhas em crianças e sim usarmos a caneta de LASER, selecionando a potência e o tipo de luz (vermelha ou infra-vermelha) de acordo com a patologia, nos mesmos pontos eleitos para a sessão de acupuntura. Portanto, chamaremos o tratamento de LASERterapia.
2. AS MULHERES GRÁVIDAS PODEM FAZER ACUPUNTURA?
R. Podem e devem, principalmente para diminuir dores posturais, diminuir a ansiedade, diminuir os enjôos típicos dos 3 primeiros meses, melhorar a qualidade de sono, entre outros benefícios. Alguns pontos não devem ser puncionados, porém os acupunturistas com boa formação sabem exatamente qual o procedimento adequado para tratar mulheres grávidas.
3. DEVO PARAR DE TOMAR MEUS REMÉDIOS ENQUANTO FAÇO ACUPUNTURA?
R. De maneira alguma! A acupuntura não substitui o tratamento medicamentoso. É claro que com o tratamento feito por acupuntura e as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, o paciente vai se beneficiando, se equilibrando e, desta forma, sua saúde geral vai melhorando, o que contribuirá para ele precisar de menores doses dos remédios que faz uso, até mesmo a retirada total deles. Mas, isso só poderá ser feito pelo médico que está tratando o paciente, após avaliar o paciente frente aos sintomas que o fizeram tomar determinado medicamento.
4. PRECISO DE UM ENCAMINHAMENTO MÉDICO PARA FAZER ACUPUNTURA?
R. Não. Se você deseja fazer acupuntura, procure um acupunturista com boa formação na área de saúde, de preferência recomendado por algum conhecido que lhe apresente o profissional com boas recomendações. Desta forma, o próprio profissional após a amamnese (entrevista) na primeira consulta, encaminhará você ao médico solicitando ajuda nos diagnósticos, elaboração de exames e tudo mais. Infelizmente, alguns acupunturistas sem critérios, acham que podem cuidar de todos os casos sozinhos e sem supervisão. O mais importante e que todos nós, os profissionais das 14 sub-áreas diferentes da área da saúde, tenhamos noção das nossas limitações e a premissa de atender o paciente de modo multidisciplinar, dando o nosso melhor e encaminhando para outro colega para que cada um faça a sua parte.
Caro leitor, ficamos com essas dúvidas por enquanto, mas estaremos sempre colocando novidades. Um abraço.
Dr. José Roberto Tavares Lima