COMO ME ENCONTRAR

  • "Atendo em meu consultório na especialidade de Acupuntura e LASERterapia (tratamento com LASER, usado para crianças e adultos). As consultas são realizadas com hora marcada e todo o material é de uso único e descartável"
  • Av. dos Bancários, n. 76 conj.32 - Ponta da Praia - Santos - SP
  • O atendimento é sempre diferenciado: as consultas com duração de 1 hora, horários rigorosamente respeitados e a segurança de um profissional experiente, devidamente habilitado pelo Conselho Regional de Biomedicina em Patologia Clínica e Acupuntura, e também com pós graduação e especialização em Acupuntura.
  • Tel.: (13) 3261 6264 - 32612760 - 9714 0735 - e-mail: acupunturatavares@gmail.com
  • VOCÊ PODE ME ENCONTRAR TAMBÉM EM: http://www.bancodesaude.com.br/ - Não deixe de acessar, pois o blog tem dicas importantes sobre saúde.

GOSTOU??? ENTÃO DIVULGUE!!!

"A você que tem prestigiado meu consultório, se está satisfeito com o tratamento que fez ou vem fazendo e acredita que encontrou um profissional sério, capaz de atender as necessidades que o(a) trouxeram até mim, DIVULGUE aos seus conhecidos o meu blog.

Será um grande prazer atender àqueles que me procuram, seja através de uma indicação ou dos meios de propaganda convencionais. Um grande abraço e Seja Feliz."
Dr. José Roberto

TRATANDO COM RESPEITO

Alguns diferenciais que uso em meu consultório, são importantes para a eficácia do tratamento:

. FORMAÇÃO PROFISSIONAL: a garantia de você estar se tratando com um profissional graduado na área de saúde, com pós-graduação (especialização) em acupuntura, com pós-graduação (especialização) em fitoterapia, atualizando-se com cursos e estudos sistematicamente.

. PONTUALIDADE: não vejo o atraso com bons olhos. O respeito por aquele que está privilegiando o meu consultório, começa pela pontualidade rigorosa no horário marcado.

. AGULHAS E MATERIAS EM GERAL TOTALMENTE DESCARTÁVEIS: todo o material usado é estéril e de uso único. As agulhas são descartadas e incineradas, uma a uma, na frente do paciente após o uso.

. CONFORTO ADEQUADO: Ambiente apropriado para o tratamento proposto: Aconchegante, sem exageros, música suave, limpeza e asseio dentro dos padrões exigidos pela ANVISA.

Desta forma, convido à todos para que venham nos conhecer e ao nosso trabalho. Atuamos na área de Biomedicina há 25 anos sendo mais de 13 anos em Acupuntura. Venha inteirar-se do grande rol de patologias em que podemos atuar, aumentando o conforto dos nossos pacientes.

Um grande abraço à todos.

Dr. José Roberto Tavares Lima







OBRIGADO PELO CONTATO!

Obrigado à todos que visitaram esta página. Ela foi criada especialmente para quem gosta da Acupuntura, da Medicina Tradicional Chinesa, da Fitoterapia e de cuidar da saúde, principalmente através de atitudes, sem o uso indiscriminado de medicamentos. Um grande abraço.
Dr. José Roberto Tavares Lima

Total de visualizações de página

domingo, 25 de janeiro de 2015

PLANTA CHINESA CONTRA O CRESCIMENTO DE CÉLULAS CANCEROSAS

A boa notícia foi extraída da matéria feita através da leitura do jornal Folha de São Paulo, com os créditos abaixo. Parabenizo a jornalista pela iniciativa da matéria e pelo licença à Folha de São Paulo para colaborar na divulgação da matéria, que é de utilidade pública. Caso haja a impossibilidade da divulgação, peço que entrem em contato pelo e-mail do meu blog para retirarmos a matéria:
FONTE: MONIQUE OLIVEIRA, DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br)
 
O novo Centro de Oncologia do HCor (Hospital do Coração de São Paulo), vai testar a eficácia de uma erva da Medicina Tradicional Chinesa, da mesma família da sálvia, contra o câncer de mama.
Os testes clínicos deverão começar em 2015/2016, em pacientes com tumores dependentes de estrógeno, o que corresponde a 80% dos casos de câncer de mama.
Em laboratório, a erva Danshen (Salvia miltiorrhiza) mostrou eficácia na inibição do crescimento das células cancerosas. O composto isolado da planta, segundo pesquisadores, não só bloqueou os receptores de estrógeno como também se mostrou mais potente que o tamoxifeno, principal droga usada para tumores de mama que dependem desse hormônio para se desenvolverem.
A pesquisa, feita pelo grupo do oncologista brasileiro Gilberto Lopes no Instituto Johns Hopkins em Cingapura, foi publicada no periódico "Cancer Letters". Lopes também dirigirá o centro de oncologia do HCor.
A equipe isolou da Danshen, também chamada de ginseng vermelho, o composto ATA. Depois de comprovadas as propriedades antitumorais da substância, o grupo a enriqueceu para aumentar o seu potencial de se ligar a receptores de estrógeno.
O composto então se tornou capaz de se conectar ao receptor e estimular sua degradação.
Hoje, o tamoxifeno, considerado terapia padrão para esses tipos de câncer, é ineficaz em cerca de 30% dos casos. "O composto ATA tem um mecanismo diferente e poderia ser uma alternativa", diz Gilberto Lopes.
Segundo o pesquisador, enquanto o tamoxifeno compete com o estrógeno, o composto derivado da erva atua diretamente no receptor, o que poderia garantir maior eficácia do tratamento.
Para Marcelo Cruz, oncologista do Hospital São José, é importante que se tente bloquear a via pelo qual os tumores se alimentam. "Mas o câncer é bastante complexo e nem sempre tem uma única via", afirma.
Já o oncologista Sérgio Simon, do hospital Albert Einstein, afirma que o estudo é interessante, mas mais testes serão necessários para provar que o composto é eficaz e poderá ser usado na prática.

PISADA NORMAL, PRONADA OU SUPINADA?

Texto do Dr. José Roberto Tavares Lima, com citações tiradas da matéria feita por Igor Christ e Paula Gabrielle-Rio de Janeiro, bem como a ilustração. Peço licença aos autores para divulgar alguns trechos dessa matéria tão importante e aproveitar para parabenizar pela lisura e modo como abordaram o tema, sem alusão à marcas de tênis e/ou produtos.
A forma como pisamos ao andarmos ou corrermos está relacionada às nossas características anatômicas dos pés, dos joelhos e também da flexibilidade de nossas articulações envolvidas nos movimentos de andar e correr.
Se você sente dores nos joelhos e/ou na coluna quando corre ou caminha mais forte e concomitantemente percebe desgastes irregulares nos calcados (tênis, sapatos, chinelos), você deve procurar um médico ortopedista especialista em pés e que esteja familiarizado ao tratamento de atletas corredores, saltadores, maratonistas, etc..., pois você pode estar pisando errado e, além de não ter a melhor performance, ainda poderá causar lesões sérias nos pés, tornoelos, joelhos e coluna.
Um fisioterapeuta especialista em baropodometria (análise detalhada da marcha), também poderá fazer um bom diagnóstico e, se necessário, encaminhar você à um ortopedista para exames mais específicos (Raio X, Ressonância Magnética).
De acordo com a médica Dra. Ana Paula Simões, ortopedista especialista em patologias do pé e tornozelo e assistente do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo, as lesões podem ser agudas ou crônicas.
Tudo está relacionado ao apoio excessivo num ponto do pé, que deveria ser melhor distribuído. Os problemas agudos vão desde lesões superficiais, como calos e bolhas, até as lesões ósseas, como fratura por estresse. Os crônicos são as tendinites, “canelites” e deformidades ósseas, como “joanete” e “dedos em garra” - explica Dra. Ana Paula.
"As empresas fabricantes de tênis abusam da tecnologia para melhorar a absorção do impacto e evitar entorses. Os tênis neutros não interferem no desempenho ou prejudicam o atleta, mas se for comprado um par de tênis indicado para fazer a correção e a pisada não for aquela que o tênis diz corrigir, pode piorar a lesão."
- Quando nosso pé atinge o solo, durante a corrida, aplica-se uma força de aproximadamente, oito vezes o nosso peso corporal. Nosso corpo absorve o choque de cada passo. A resultante desta força é distribuída de uma forma correta quando estamos com um tênis adequado. A compra de um bom tênis não deve ser encarada como um gasto, mas sim como um investimento, pois todo gasto feito para a nossa saúde é bem-vindo - afirma o ortopedista Dr. Marcelo Portugal. 
- É aconselhável que os praticantes do esporte escolham o calçado mais confortável possível. Se tiverem algum erro de pisada, detectado após a consulta, trato a lesão e corrijo a pisada com palmilhas personalizadas, deixando marcas e modelos a critério de cada um - concluiu Dra. Ana Paula.
Cada pessoa tem uma maneira específica de pisar, mas generalizando, temos basicamente três tipos de pisada:
Pronada – Assim que toca o chão, o pé apoia-se no seu lado mais interno, apoiando os ossos próximos ao Hálux (famoso “dedão”), usando o “dedão” para ganhar impulso.
Supinada - Assim que toca o chão, o pé apoia-se no seu lado mais externo, apoiando os ossos próximos à lateral do pé, junto ao menor dos artelhos (famoso “dedo mindinho do pé”), usando o “mindinho” para ganhar impulso.
Neutra - começa com a parte externa do calcanhar e o pé se rotaciona ligeiramente para dentro. 
COMO DESCOBRIR a sua pisada
Caso não tenha acesso a esses especialistas, um teste caseiro pode ajudar: molhe a sola do pé e caminhe sobre uma folha de jornal. Depois compare o desenho feito na folha com a arte aqui mostrada, para saber se sua pisada é normal, pronada ou supinada.
Agora, é só comprar o tênis certo para os seus pés.
Complicado? Nem tanto se você for bem orientado por um ortopedista ou fisioterapeuta especialistas em pés e tornozelos. É importante que o atleta reconheça o seu tipo de pisada para usar o modelo certo de tênis e, assim, evitar vícios posturais, lesões nos tornozelos, joelhos e na coluna.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

TPM (Tensão Pré Menstrual) - Castigo? Preciso conviver com isso?

Caros Leitores e leitoras . . . (mas vale para maridos, namorados e patrões, pois não é nada fácil conviver com as pessoas que gostamos, mas que no período pré-menstrual ficam insuportáveis e muitas vezes agressivas)
 
TPM (Tensão Pré Menstrual) - Castigo? Preciso conviver com isso? Tem como evitar? Tem como não ter? Sou obrigada a tomar medicamentos alopáticos cheios de efeitos colaterais para não sofrer e não fazer os outros sofrerem???
Bem, vou tentar minimizar algumas dúvidas e mostrar algumas saídas.
A famosa TPM é desenvolvida a partir da produção de substâncias químicas no organismo das mulheres, que levam ao aumento de irritabilidade, diminuição da tolerância, aumento da ansiedade, e tantos outros sintomas. Algumas, a tensão gerada acaba por aumentar a ansiedade e a irritabilidade, o nervosismo e diminuir a tolerância. Em outras, os sintomas são inversos e a mulher tende à depressão, sonolência, prostração. Os dois casos perturbam e são preocupantes, pois deixam a mulher fora do seu cotidiano social e familiar. Trás transtornos e aborrecimentos com marido, filhos, patrão, parentes e todos que com ela convivam.
Dentro da Medicina Tradicional Chinesa e da Homeopatia Clássica de Hahnemann, temos como ajudar! O tratamento é feito com sessões semanais de meia hora no início do tratamento e quinzenais posteriormente e quando houver equilíbrio total, passamos para sessões mensais de manutenção. A indicação de homeopatias é personalizada para cada caso.
Portanto, se você sofre de TPM, entre em contato com a gente através do e-mail: acupunturatavares@gmail.com e deixe seu e-mail para esclarecermos dúvidas. Se quiser marcar sua consulta, ligue para o meu consultório que terei prazer em atender você: (13) 3261 6264 e 3261 2760.
Atendo apenas com hora marcada e não existe atraso na consulta! Você será atendido no horário marcado, com todo material incluso no valor da consulta e todo descartável, segundo as regras da ANVISA.
 

RINITES E SINUSITES - HOMEOPATIA E LASERterapia

Caros Leitores . . .
 
Mesmo a Medicina Tradicional Chinesa sendo milenar e usando até hoje os mesmos procedimentos divulgados ao longo desse período, muitas pesquisas e inovações acontecem e devemos estar atentos à elas.
Há vários anos atrás eu tratava meus pacientes que sofriam de sinusites e rinites de todas as espécies, através dos procedimentos que dispúnhamos para a época. Hoje, dispomos de novas técnicas e de novas "armas" muito mais eficazes.
O primeiro passo é sempre ter um bom diagnóstico, feito por profissional competente e especialista, ou seja, o otorrinolaringologista. Assim, saberemos o tipo de rinite ou rinosinusite da qual o paciente padece. Em segundo lugar, o paciente tem o direito de optar pelo tratamento que melhor que convier. Se optar pelo tratamento alopático, tudo bem, é um direito seu. Se optar pelos tratamentos não alopáticos, também tudo bem, pois é direito seu.
Hoje, temos dentro da Medicina Tradicional Chinesa, da Fitoterapia, da Magnetoterapia (tratamento feito com aplicação de magnetos potentes chamados superimãs de neodímio), da aplicação de LASER de baixa potência e da Homeopatia, tratamentos muito eficientes e sem efeitos colaterais.
Entenda: Não é tiro para todos os lados! É simplesmente um arsenal de técnicas eficazes, onde o profissional aplicará uma ou mais de uma delas combinadas para tirar o paciente do quadro agudo e preventivamente evitar recidivas!
Portanto, se você sofre de rinite ou sinusite, entre em contato com a gente através do e-mail: acupunturatavares@gmail.com e deixe seu e-mail para esclarecermos dúvidas. Se quiser marcar sua consulta, ligue para o meu consultório que terei prazer em atender você: (13) 3261 6264 e 3261 2760.
Atendo apenas com hora marcada e não existe atraso na consulta! Você será atendido no horário marcado, com todo material incluso no valor da consulta e todo descartável, segundo as regras da ANVISA.
Vejo que no cotidiano do consultório, as pessoas que sofrem com suas alergias deixam de fazer muitas coisas, principalmente adolescentes e os pais de crianças alérgicas, que ficam evitando fazer muitas coisas legais, por acharem que seus filhos irão desencadear uma crise ou até adultos que passam pelo mesmo tipo de aborrecimento e não aproveitam a vida.
Lembrem-se: A vida não é colorida! A vida é colorível! Dê cor à sua vida, investindo em saúde!
Forte abraço!